Estão previstos investimentos em obras de duplicação, ampliação da capacidade, segurança e manutenção periódica da rodovia da ordem de R$ 2 bilhões durante o período de concessão, sendo que a maior parte, cerca de R$1,17 bilhão, deve ser aplicada nas intervenções obrigatórias em cinco anos.
No primeiro quinquênio, a concessionária deverá realizar a duplicação do trecho Montes Claros-Bocaiúva, com 42,35 quilômetros; Corinto-entroncamento da BR-040 com 94,30 quilômetros, além de implantação de faixas adicionais e vias marginais, melhorias de acessos, passarelas para pedestres e disponibilizar serviços de aos usuários, tais como guinchamento, apreensão de animais e combate a incêndio, inspeção de tráfego, ambulâncias, entre outros. Os cronogramas de implantação dos serviços e de obras serão disponibilizados no site da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP), link Transparência, para que os usuários da via e a população de maneira geral possam acompanhar o andamento dos trabalhos.
Durante a Audiência Pública em Montes Claros foi questionado a localização de uma das seis praças de pedágio que será implantada na BR-135, entre Bocaiuva e Montes Claros. Esta e outras sugestões de alteração serão analisadas pelos técnicos. O prazo de concessão das rodovias BR-135, MG-231 e LMG-754 é de 30 anos, contados a partir da data de transferência da rodovia.
A Terceira Audiência Pública de concessão da BR-135 será realizada nesta quarta-feira (31/05), às 14h30min, no Centro de Atendimento ao Turista, em Cordisburgo.
Fotos: Mércia Lemos - SETOP/MG