Notícias http://estradas.mg.gov.br Sat, 17 May 2025 01:40:50 -0300 Joomla! - Open Source Content Management - Version 2.5.14 pt-br Contatos da Seinfra durante período de teletrabalho http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/2628-acesse-aqui-os-principais-contatos-da-seinfra-durante-periodo-de-teletrabalho http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/2628-acesse-aqui-os-principais-contatos-da-seinfra-durante-periodo-de-teletrabalho

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), em atenção às recomendações do Ministério da Saúde e Secretaria do Trabalho em relação ao Coronavírus (Covid-19) e, em obediência ao Decreto Estadual nº 47.886, de 15 de março de 2020, está trabalhando em Regime Especial de Teletrabalho. Listamos, abaixo, alguns dos serviços prestados pela Seinfra e respectivos contatos durante este período:

Solicitações de imprensa:
imprensa@infraestrutura.mg.gov.br

Doação de vigas metálicas, bueiros e mata-burros: 
marcos.marcio@infraestrutura.mg.gov.br

Dúvidas sobre Planilha Preço Seinfra: 
rogerio.valle@deer.mg.gov.br

Prestação de contas convênios de saída: 
dpc@infraestrutura.mg.gov.br 

Celebração de convênios de saída: 
rafael.morais@infraestrutura.mg.gov.br 

Dúvidas e solicitações referentes ao Táxi Especial Metropolitano: 
stm.contratos@infraestrutura.mg.gov.br 

Assuntos relacionados à ferrovias e ao Plano Estratégico Ferroviário: 
ferrovias@infraestrutura.mg.gov.br

Solicitações e dúvidas referentes às obras públicas: 
debora.carmo@infraestrutura.mg.gov.br 

Dúvidas e solicitações referente a Parcerias e Concessões: 
parcerias@infraestrutura.mg.gov.br 

Assuntos relacionados à logística de transportes: 
concessoes@infraestrutura.mg.gov.br

Relações intragovernamentais: 
viviane.santos@infraestrutura.mg.gov.br 

Solicitações referentes ao Transporte Coletivo Intermunicipal e Metropolitano
site: www.deer.mg.gov.br/fale-conosco, e-mail: atendimento@der.mg.gov.br ou aplicativo MGApp / SEI-MG para empresas

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Notícias Wed, 23 Dec 2020 05:04:54 -0200
Atenção motorista: restrição de tráfego em ponte na MG-181, no Noroeste de Minas http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3655-atencao-motorista-restricao-de-trafego-em-ponte-na-mg-181-no-noroeste-de-minas http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3655-atencao-motorista-restricao-de-trafego-em-ponte-na-mg-181-no-noroeste-de-minas

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) determinou, nesta quinta-feira (15/5), a restrição de tráfego para veículos pesados, acima de 16 toneladas, na ponte sobre o rio Paracatu, localizada na rodovia estadual MG-181, km 126,3, em Brasília de Minas, região Noroeste do estado.

Após inspeção realizada por equipes do DER-MG no local, constatou-se que há danos e pontos de atenção que exigem reparos, tornando necessária a restrição temporária da ponte para não comprometer mais a estrutura e garantir a segurança de quem transita, até que as obras sejam iniciadas.

O DER-MG já elabora projeto para recuperar a travessia, cuja conclusão depende de sondagem submersa, que poderá ser feita a partir de julho, devido ao nível do lençol freático do rio. O projeto deve ser concluído no segundo semestre deste ano, conforme cronograma de trabalho.

Para os veículos pesados, é recomendada uma rota alternativa por Paracatu, a partir de João Pinheiro, acessando a BR-040, depois a MG-188 até a MG-251 e retoma novamente à MG-181, o que aumenta o trajeto em cerca de 200 quilômetros.

Todo o trecho está sinalizado adequadamente e as equipes do DER-MG fazem ações educativas nos acessos e reforço nas sinalizações, com uso de placas nos entroncamentos das rodovias próximas aos municípios de Riachinho, Bonfinópolis de Minas, Unaí, e acesso a BR-251.

A autarquia reforça a necessidade de os motoristas respeitarem a restrição acima de 16 toneladas. No entanto, os veículos de pequeno porte têm permissão para transitar na área.

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Notícias Fri, 16 May 2025 06:28:09 -0300
Governo de Minas executa obra rodoviária no Triângulo em parceria com iniciativa privada http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3654-governo-de-minas-executa-obra-rodoviaria-no-triangulo-em-parceria-com-iniciativa-privada http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3654-governo-de-minas-executa-obra-rodoviaria-no-triangulo-em-parceria-com-iniciativa-privada

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) está recuperando o pavimento da LMG-724, no trecho entre o entroncamento da BR‐050 até o acesso a uma unidade de açúcar e álcool, próximo a Uberaba, no Triângulo Mineiro, em uma extensão de 17,3 quilômetros.

As melhorias são frutos de parceria com a iniciativa privada, no âmbito do protocolo de intenções 16/2018, firmado entre o Governo de Minas e as usinas do setor sucroalcooleiro. Com investimentos de mais de R$ 6 milhões, as obras deverão ser finalizadas até o final de maio, conforme cronograma da Coordenadoria Regional do DER-MG em Uberaba, responsável pela condução dos trabalhos.

As intervenções começaram no dia 4/4 e envolvem a revitalização do trecho com serviços de remendo profundo, tapa buracos, reperfilamento, microrrevestimento, pintura de faixas horizontais, colocação de taxas refletivas e serviços de drenagem.

"Tenho visto essa rodovia melhorar, o que favorece os empreendimentos e proporciona mais conforto para a comunidade local. Estamos recebendo uma infraestrutura que nos dá mais tranquilidade e segurança. Nós, usuários, estamos muito satisfeitos", avalia o prestador de serviços Ricardo de Souza Pimenta, que usa diariamente a LMG-724 há oito anos.

Para o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, a parceria entre Estado e iniciativa privada visa atrair investimentos para a melhoria da infraestrutura rodoviária em Minas Gerais. Segundo ele, essa medida ajuda a impulsionar os investimentos em obras viárias em todo o estado, facilitando o transporte de pessoas e mercadorias, conectando regiões.

"A união de esforços entre as instituições públicas e privadas é uma ferramenta importante para o aumento da qualidade nas nossas rodovias e, consequentemente, impacta na melhoria qualidade de vida do cidadão e no desenvolvimento econômico", destaca o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.

As melhorias da rodovia vão beneficiar um setor importante para a economia mineira. Com uma área plantada de 950,7 mil hectares de cana-de-açúcar, o estado tem uma produção prevista de 81,9 milhões de toneladas da matéria-prima, um crescimento de 0,6% em relação à safra anterior. O estado também é o segundo maior produtor de cana do país, respondendo por 11% da produção nacional.

A lavoura garante a Minas também nível de destaque na produção de etanol, como quinto maior produtor nacional. Na safra 2024/2025, a produção mineira de álcool é estimada em 3 bilhões de litros.

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Notícias Thu, 15 May 2025 13:34:13 -0300
Governo de Minas firma acordo com famílias para avanço das obras da Linha 2 do Metrô da RMBH http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3653-governo-de-minas-firma-acordo-com-familias-para-avanco-das-obras-da-linha-2-do-metro-da-rmbh http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3653-governo-de-minas-firma-acordo-com-familias-para-avanco-das-obras-da-linha-2-do-metro-da-rmbh


Após meses de diálogo e construção conjunta, o Governo de Minas firmou um acordo com as famílias das moradias a serem desocupadas para viabilizar a continuidade das obras da Linha 2 do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A decisão é resultado de negociações conduzidas desde março na mesa de conciliação do Ministério Público de Minas Gerais, reunindo Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Advocacia-Geral do Estado (AGE), Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais concessionária e representantes das famílias afetadas.

“É com grande satisfação que anunciamos esse acordo com as famílias, que não vão ficar desamparadas, e asseguramos a continuidade do projeto, que vai transformar a realidade da população da capital e da região metropolitana”, afirmou o governador Romeu Zema.

Ao todo, 341 famílias serão indenizadas, além de receberem quatro meses de aluguel social. O valor será creditado diretamente aos beneficiários, que poderão escolher o imóvel em que desejam residir durante o período de transição.

As famílias também terão direito a duas mudanças custeadas pela concessionária: uma para o imóvel alugado e outra para a nova moradia definitiva adquirida com os recursos da indenização.

“Este acordo, celebrado entre a Metrô BH e as famílias pouco mais de um mês do início das negociações, é mais um marco importante para a consolidação da Linha 2 do metrô. Ao mesmo tempo em que as famílias foram ouvidas e conseguimos garantir os direitos de cada uma delas, estamos assegurando o cumprimento do cronograma desta obra, tão aguardada pelos moradores não só de Belo Horizonte, como da região metropolitana”, disse o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões.

A Metrô BH será a responsável por formalizar os acordos individualmente com cada família e efetuar os pagamentos. A desocupação dos imóveis será feita em cronograma alinhado com a concessionária, permitindo o avanço das obras com segurança. Após a liberação das áreas, as estruturas serão demolidas.

“Chegar a esse acordo é um grande passo para a continuidade da Linha 2, uma obra que representa a transformação da mobilidade urbana na RMBH. Fizemos questão de construir esse processo com diálogo, responsabilidade e respeito aos direitos das pessoas envolvidas”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

A construção da Linha 2 do metrô começou em setembro de 2024, com o início da edificação das estações Amazonas e Nova Suíça. A obra é uma demanda histórica da população da RMBH, aguardada há mais de 20 anos.

Com 10,5 quilômetros de extensão e sete novas estações, a nova linha vai beneficiar diretamente mais de 50 mil pessoas por dia, promovendo integração com a Linha 1, redução do tempo de deslocamento e mais qualidade de vida para milhares de trabalhadores e estudantes.

O acordo firmado marca mais uma etapa vencida em um projeto estruturante para a capital e simboliza o compromisso do Governo de Minas com uma infraestrutura moderna, eficiente e socialmente justa.

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Notícias Thu, 15 May 2025 06:28:36 -0300
Governo de Minas participa do Lide Investiment Forum e apresenta carteira de investimentos nos Estados Unidos http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3652-governo-de-minas-participa-do-lide-investiment-forum-e-apresenta-carteira-de-investimentos-nos-estados-unidos http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3652-governo-de-minas-participa-do-lide-investiment-forum-e-apresenta-carteira-de-investimentos-nos-estados-unidos


Em continuidade à missão do Governo de Minas na Brazilian Week, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, participou do Lide Brazil Investment Forum, nessa terça-feira (13/5). Junto a governadores de outros sete estados e mais de 300 participantes, ele falou sobre as relações econômicas entre Brasil e EUA.

O Lide Brazil Investment Forum é formado por um grupo de executivos brasileiros, de diversos setores que, desde 2003, se reúne para discutir a promoção do desenvolvimento econômico e social no Brasil. Os encontros são realizados anualmente em Nova Iorque.

"Esta é uma importante oportunidade para que a relação entre os países resulte em geração e consolidação de negócios entre as nações", afirmou o vice-governador Mateus Simões.

No ano passado, a relação entre Minas Gerais e os Estados Unidos rendeu um fluxo comercial de US$ 6,6 bilhões, um aumento de 17,3% em comparação com 2023. A balança comercial fechou positiva em US$ 2,6 bilhões, um crescimento de mais de 60% em comparação com 2023.

Ainda na terça-feira (13/5), Mateus Simões visitou bancos e investidores para apresentar portfólios de investimentos em Minas Gerais, como concessões de rodovias e projetos na área da educação.

Produção de etanol e açúcar em pauta

A agenda intensa continua nesta quarta-feira (14/5), em Nova Iorque. Pela manhã, o vice-governador participa da abertura de uma conferência sobre produção de açúcar e etanol, a 18ª Citi-Isso-Datagro New York Sugar & Ethanol Conference. Minas Gerais já atraiu cerca de R$ 22 bilhões em investimentos de empresa do setor desde 2019, gerando 6,4 mil empregos.

Realizado por meio de uma parceria entre o banco Citi, a ISO (International Sugar Organization) e a Datagro, a conferência reúne as principais lideranças e autoridades globais do setor sucroenergético para discutir as principais tendências e perspectivas do mercado internacional de açúcar e etanol.

"Neste evento debatemos os assuntos mais relevantes da agenda mundial, criando oportunidades de networking e troca de conhecimento entre participantes de diversos países, além de mostrarmos o protagonismo de Minas na produção sucroalcooleira", afirmou Mateus Simões.

O estado é o segundo maior produtor de cana-do-açúcar do Brasil, com participação de 11% no ranking nacional. Parte desta produção tem participação expressiva na exportação: em 2024, Minas exportou US$ 2,5 bilhões. Esse valor correspondeu a 5,2 milhões de toneladas, aumento de 23% na comparação com o ano anterior.

À tarde, com o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno, o vice-governador participa de reunião com investidores no GRI Minas, com objetivo de apresentar o portfólio de concessões do Estado.

Minas Gerais conta hoje com 20 contratos de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) em execução, nos mais diversos setores – mobilidade, rodoviário, social, cultural e de parques, que totalizam R$ 23,4 bilhões de investimentos, fomentando o desenvolvimento e gerando emprego e oportunidades para os mineiros.

O setor de infraestrutura é um dos que mais recebeu investimentos privados nos últimos seis anos, R$ 87 bilhões, gerando mais de 26 mil empregos diretos.

Entre as PPP em andamento estão o Terminal Rodoviário de Belo Horizonte e Metrô de BH (linhas 1 e 2).

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Notícias Wed, 14 May 2025 08:49:48 -0300
Belo Horizonte inaugura primeira sala VIP rodoviária do Brasil com padrão internacional http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3651-belo-horizonte-inaugura-primeira-sala-vip-rodoviaria-do-brasil-com-padrao-internacional http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3651-belo-horizonte-inaugura-primeira-sala-vip-rodoviaria-do-brasil-com-padrao-internacional

O Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro (Tergip), no centro de Belo Horizonte, inaugura, nesta quinta-feira (15/5), um novo espaço voltado ao atendimento de passageiros.

Localizada no mezanino, a estrutura funcionará 24 horas por dia e oferecerá mais conforto, conveniência e serviços diferenciados aos usuários do terminal, que recebe mais de 20 mil pessoas por dia em períodos de pico.

O Tergip é administrado pela empresa Terminais BH, por meio de contrato firmado com o Governo de Minas, via Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra). Com a novidade, a rodoviária passa a contar com um diferencial competitivo e de hospitalidade no mercado nacional de transporte terrestre.

"Essa entrega é mais um exemplo de como as concessões têm gerado resultados positivos. Estamos modernizando os serviços, qualificando a experiência dos passageiros e colocando Minas, mais uma vez, na vanguarda do país", destaca o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

Sobre a sala

O espaço é operado por uma empresa privada. A proposta atende à demanda crescente de passageiros que migram do modal aéreo para o rodoviário, mas que não abrem mão de conforto, exclusividade e segurança enquanto aguardam o embarque.

“A Sala VIP BH é resultado de uma parceria que valoriza o passageiro e entende a rodoviária como um espaço de acolhimento, conforto e inovação. Ao ceder a área para implantação desse projeto, reforçamos nosso compromisso com a melhoria contínua da experiência de quem passa pelo terminal”, afirma a diretora executiva da Terminais BH, Vanessa Costa.

Climatização, buffet completo, sofás de couro, estações de trabalho com wi-fi e tomadas, TVs com programação própria, duchas, banheiros modernos e até quartos privativos para descanso ou cochilos rápidos fazem parte do novo ambiente, que funcionará 24 horas por dia. A permanência será limitada a três horas, com possibilidade de prorrogação mediante pagamento adicional.

O acesso ao espaço poderá ser feito de diversas formas: diretamente no local, por meio de passes avulsos; ou por parcerias com empresas de ônibus, bancos, bandeiras de cartões de crédito, agências de turismo e plataformas de relacionamento.

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Notícias Tue, 13 May 2025 12:53:16 -0300
Governo de Minas solicita ao Ministério das Cidades ampliação da Linha 1 do metrô até o Viaduto Beatriz, em Contagem http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3650-governo-de-minas-solicita-ao-ministerio-das-cidades-ampliacao-da-linha-1-do-metro-ate-o-viaduto-beatriz-em-contagem http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3650-governo-de-minas-solicita-ao-ministerio-das-cidades-ampliacao-da-linha-1-do-metro-ate-o-viaduto-beatriz-em-contagem

O Governo de Minas protocolou, nesta sexta-feira (9/5), em Brasília, um pedido junto ao Ministério das Cidades para a expansão da Linha 1 do metrô de Belo Horizonte até o Viaduto Beatriz, em Contagem. A proposta representa mais um passo importante na política de mobilidade urbana do Estado para a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

O pleito foi formalizado durante reunião no Ministério das Cidades e prevê a construção de aproximadamente 3,5 quilômetros de trilhos, além de duas novas estações: Parque São João e Beatriz. A ampliação vai integrar ainda mais os municípios de Contagem, Betim e Belo Horizonte.

Durante o encontro, o Estado também oficializou o pedido de uma linha de crédito no valor de R$ 1 bilhão para tornar viável a execução da obra.

"A chegada do metrô até o Viaduto Beatriz, fazendo com que efetivamente a Linha 1 chegue a Contagem, muda completamente a vida da população da cidade e o trânsito da Avenida Amazonas. Estamos certos de que o Governo Federal vai ser sensível a esse pedido que foi apresentado. É R$ 1 bilhão que é capaz de mudar a cara da região metropolitana com mais uma ampliação do nosso metrô", ressaltou o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões.

A iniciativa dá continuidade às articulações já em andamento com a Prefeitura de Contagem, a Casa Civil da Presidência da República e o próprio Ministério das Cidades.

“Estamos unindo esforços e agora buscamos o apoio do Governo Federal para viabilizar esse sonho que é levar o metrô até o Viaduto Beatriz. Essa expansão é estratégica para a mobilidade e integração da nossa Região Metropolitana”, afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno.

Linhas 1 e 2

Atualmente, estão em curso as obras de modernização e ampliação da Linha 1 do Metrô, além da construção da Linha 2.

A revitalização da Linha 1 contempla as 19 estações distribuídas ao longo dos 28,1 quilômetros de trajeto e tem previsão de conclusão em 2026.

Já a Linha 2, começou com intervenções nas estações Amazonas e Nova Suíça. A operação comercial está prevista para 2028, encerrando uma espera de mais de duas décadas pela população mineira.

Com a conclusão das obras, a expectativa é de que o metrô da RMBH passe a transportar uma média diária de 223 mil passageiros, sendo 157 mil na Linha 1 e 56 mil na Linha 2.

Com o novo trecho até o Viaduto Beatriz, a expectativa é ampliar ainda mais o alcance do sistema, beneficiando milhares de usuários todos os dias.

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Notícias Mon, 12 May 2025 06:31:16 -0300
Lei de criação da Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais é sancionada http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3649-lei-de-criacao-da-agencia-reguladora-de-transportes-de-minas-gerais-e-sancionada http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3649-lei-de-criacao-da-agencia-reguladora-de-transportes-de-minas-gerais-e-sancionada

O governador Romeu Zema sancionou, nesta sexta-feira (9/5), a Lei 25.235/2025 que cria a Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais (Artemig). A publicação está no Diário Oficial do Estado. A iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), tem como objetivo criar uma estrutura independente para regular e fiscalizar os contratos de infraestrutura rodoviária, aeroportuária, hidroviária e ferroviária de competência do Estado, que sejam prestados pela iniciativa privada.

Na prática, a agência funcionará para reforçar a qualidade dos serviços geridos pela iniciativa privada, por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs) ou concessões, para os usuários. A sua criação é especialmente importante considerando o volume de novos projetos de concessão atualmente em curso.

Em 23/4, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei para criação da Artemig. Com a sanção da lei, em até 30 dias, será publicado o decreto com a distribuição de cargos e funções. Nesse mesmo prazo, as empresas que possuem contratos de concessões e PPPs serão comunicadas, formalmente, acerca da criação da agência.

Ainda de acordo com a lei, a Artemig deverá publicar seu regimento interno e assumir efetivamente a gestão dos contratos por ela regulados no prazo de 180 dias, contados a partir da posse da primeira diretoria colegiada.

Todo o processo de reorganização administrativa deverá ser concluído em até 180 dias.

Benefícios

A principal vantagem da Artemig é a atuação técnica e autônoma, baseada na transparência, na eficiência e no controle social. Dessa forma, a entidade irá otimizar o trabalho de fiscalização do Estado e a regulação dos preços das tarifas.

O resultado é uma melhor implementação das obrigações, com foco nos usuários, segurança jurídica aos investidores e transparência a toda população.

No caso das rodovias, por exemplo, a agência permite um acompanhamento mais eficaz do cronograma de obras, antecipação de problemas e melhoria da qualidade das estradas concedidas, por meio de equipe de fiscalização própria da agência.

Além disso, as tarifas são estabelecidas conforme critérios técnicos e transparentes, de forma a refletir a situação do cumprimento das obrigações.

Importante ressaltar que a agência amplia os canais de acesso e participação social. Um exemplo é a disponibilização de uma ouvidoria centralizada para recebimento de denúncias, críticas e sugestões dos usuários.

Concessões

O portfólio de projetos estruturado pela Seinfra abrange diversas áreas de infraestrutura e é um dos mais robustos do país.

Atualmente, a pasta possui sob sua gestão cinco contratos de concessões rodoviárias (MG-050, BR-135, Lote Triângulo Mineiro, Lote Sul de Minas e Lote Varginha-Furnas), que somam cerca de 2.250 quilômetros concedidos.

Há ainda o contrato de concessão do Rodoanel da RMBH em fase pré-operacional, que terá aproximadamente 70 quilômetros de extensão.

Atualmente, cinco projetos de concessões rodoviárias estão em estruturação pelas equipes técnicas da Seinfra: Lote Via Liberdade - Ouro Preto e Mariana e Lote Vetor Norte, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com editais já publicados, Lote Noroeste, Lote Zona da Mata e Lote Quadrilátero Ferrífero, com estudos em fase de elaboração no momento.

A secretaria também é responsável pela gestão dos contratos de concessão do aeroporto da Pampulha, do Aeroporto Regional da Zona da Mata, balsas e do Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A partir da criação da Artemig, a gestão de todos esses contratos passará a ser de responsabilidade da agência.

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Notícias Fri, 09 May 2025 08:15:53 -0300
Governo de Minas realiza entrega simbólica de 135 ônibus metropolitanos em Contagem e Brumadinho http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3648-governo-de-minas-realiza-entrega-simbolica-de-135-onibus-metropolitanos-em-contagem-e-brumadinho http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3648-governo-de-minas-realiza-entrega-simbolica-de-135-onibus-metropolitanos-em-contagem-e-brumadinho

O governador Romeu Zema realizou, nesta quinta-feira (8/5), a entrega simbólica de 135 ônibus para as linhas metropolitanas que atendem as cidades de Contagem e Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Os veículos já estavam circulando e beneficiam cerca de 70 mil passageiros que utilizam o transporte diariamente.

Esse é o maior lote de veículos entregues no processo de renovação da frota. Para as linhas de Contagem, foram adquiridos 128 novos ônibus, enquanto para Brumadinho sete novos veículos vão integrar a frota do sistema metropolitano. Em apenas cinco meses, 625 novos ônibus, modernos e confortáveis, passaram a circular na RMBH.

"Esses ônibus são muito importantes para melhorar a mobilidade urbana na capital e na região metropolitana. É uma felicidade imensa ver que nós estamos avançando e enxergamos uma solução inteligente para ajudar a população", disse o governador Romeu Zema.

A renovação da frota faz parte do acordo firmado, em setembro de 2024, entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), com intermediação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG).

Em abril, o Governo de Minas concluiu os repasses do Estado para a aquisição de 600 novos veículos. Até o final de 2025, as concessionárias que operam o transporte público da RMBH vão adquirir, com recursos próprios, mais 250 ônibus, totalizando 850 veículos, o que representa a renovação de cerca de 33% da frota total.

Renovação da frota

A alocação dos novos ônibus foi definida com base em critérios como a idade dos veículos substituídos, número de reclamações e volume de passageiros transportados. Até o fim deste ano, com a entrada dos novos veículos, haverá redução da idade média da frota de 2,4 mil ônibus, passando dos atuais 11 anos para seis anos.

Além de Contagem, os veículos estão circulando em linhas que atendem diversos municípios da Região Metropolitana, como Santa Luzia, Vespasiano, Nova Lima, Sabará, Betim, Lagoa Santa, Ibirité e Ribeirão das Neves.

"Estamos beneficiando toda a população que mora na RMBH para avançar na mobilidade, o que é um pedido do governador Romeu Zema e o do vice-governador Mateus Simões. Esta é a maior renovação da história do transporte metropolitano", destacou o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

Ao todo, já foram investidos R$ 382 milhões para reequilibrar os contratos do transporte coletivo, devido aos impactos da pandemia. Os recursos são provenientes do Acordo de Reparação ao rompimento em Brumadinho, assinado pelo Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal, Defensoria Pública de Minas Gerais com a Vale. O rompimento tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.

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Notícias Fri, 09 May 2025 06:23:35 -0300
Governo de Minas reafirma apoio e potencial do estado com Mineirão confirmado para sediar a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3647-governo-de-minas-reafirma-apoio-e-potencial-do-estado-com-mineirao-confirmado-para-sediar-a-copa-do-mundo-feminina-da-fifa-2027 http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3647-governo-de-minas-reafirma-apoio-e-potencial-do-estado-com-mineirao-confirmado-para-sediar-a-copa-do-mundo-feminina-da-fifa-2027


Minas Gerais está de vez na programação da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027. A federação internacional anunciou, nesta quarta-feira (7/5), que Belo Horizonte e outras sete cidades brasileiras serão os palcos oficiais da maior e mais importante competição na modalidade. Diversos equipamentos públicos celebraram o anúncio com a iluminação nas cores da bandeira do Brasil. Por parte do Governo de Minas, a ação ocorreu no Auditório Juscelino Kubitschek (JK), na Cidade Administrativa, e no Palácio da Liberdade.

"Teremos uma imensa alegria de receber um evento desta magnitude. É uma oportunidade para apresentarmos os atrativos de Minas Gerais aos turistas do mundo todo que virão acompanhar a competição. Queremos que nosso estado esteja cada vez mais na rota dos grandes eventos, porque temos uma estrutura adequada e condições de oferecer segurança, infraestrutura e uma experiência inesquecível", disse o governador Romeu Zema.

Além de Belo Horizonte, as outras sedes do torneio no Brasil serão Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Articulação
O Governo de Minas assumiu um papel fundamental, principalmente na articulação política e institucional, com outros governos e instituições, como a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), a Federação Mineira de Futebol (FMF) e a concessionária Minas Arena, que administra o Mineirão.

A candidatura foi fortalecida, inclusive, em visita técnica da FIFA ao Mineirão, no segundo semestre de 2024. Na oportunidade, o vice-governador Mateus Simões, acompanhado por técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), destacou o complexo de atividades no entorno do estádio e a força de Minas na atividade turística, incluindo áreas protegidas e reconhecidas pela Unesco como patrimônio da humanidade.

Minas em destaque
Receber a competição é uma chance não apenas de impulsionar a modalidade e o seu desenvolvimento, mas também de potencializar a ativação do turismo e movimentar a economia nos mais diversos segmentos.

"Tenho certeza que a Copa do Mundo Feminina da FIFA em 2027 vai ser um verdadeiro sucesso. As mulheres vão ser muito bem acolhidas dentro do cenário de Minas Gerais, dentro de Belo Horizonte. Temos certeza que o impacto econômico disso também será muito significativo. Então, realmente é uma vitória de todos. Estamos muito satisfeitos com essa conquista de Belo Horizonte e do estado de Minas Gerais", disse a secretária de Estado de Comunicação Social, Bárbara Botega.

O governo estadual vem intensificando o posicionamento de Minas como destino certo para a realização de grandes eventos, com atrativos turísticos e culturais, ambiente acolhedor e gastronomia de reconhecimento internacional. Além de promover atividades variadas nas áreas do esporte, cultura, turismo e educação, o Estado reforça o apoio para garantir uma experiência inesquecível, com todas as condições de segurança, ao público, competidores e organizadores.

Com status de estado mais seguro do país, Minas conta com a tecnologia a serviço também dos grandes eventos. O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), por exemplo, é um importante aliado das Forças de Segurança para a tomada de decisões ágeis, estratégicas e inteligentes.

Com telas de vigilância ligadas 24 horas por dia, e trabalho realizado nos 365 dias do ano, o CICC integra servidores de instituições federais, estaduais e municipais. Em tempo real, é feito o monitoramento de milhares de pontos da capital, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e em estradas como a BR-040, MG-010 e Anel Rodoviário.

O "Gigante da Pampulha", como também é conhecido o tradicional estádio Mineirão, já foi sede de duas competições da federação internacional: a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014. Foi palco, ainda, de torneios masculino e feminino de seleções dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, e da Copa América de 2019.

O estádio, atualmente administrado por meio de Parceria Público-Privada (PPP) entre Governo de Minas, via Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parceria (Seinfra), e a concessionária Minas Arena, é um patrimônio dos mineiros e exemplo bem-sucedido da integração entre recursos públicos e privados.

Com a concessão, o Mineirão passa por regulares intervenções para manutenção e modernização, de modo a garantir a preservação do equipamento emblemático para a história de Minas Gerais e manter um padrão de excelência para quem participa dos grandes eventos realizados. Recentemente, o gramado do estádio passou por processo de revitalização, com etapas de limpeza, aeração do solo e aplicação de técnica para nivelamento do campo (topdressing). A medida é mais um diferencial favorável à disputa da Copa do Mundo, que terá jogos justamente entre os meses de junho e julho de 2027.

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Notícias Thu, 08 May 2025 05:40:57 -0300
Codemge e Governo de Minas lançam programa Cidade Parceira http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3646-codemge-e-governo-de-minas-lancam-programa-cidade-parceira http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3646-codemge-e-governo-de-minas-lancam-programa-cidade-parceira


Com o objetivo de ajudar a tirar do papel sonhos antigos de municípios para transformar a realidade da população, a Codemge e o Governo de Minas lançaram, nesta quarta-feira (7/5), o Cidade Parceira. O programa possibilita que municípios mineiros tenham apoio na estruturação de concessões e parcerias público-privadas (PPPs). A iniciativa foi apresentada pela diretora-presidente da Companhia, Luísa Barreto, e pelo diretor de Concessões e Parcerias, Gabriel Fajardo, durante o 40º Congresso Mineiro de Municípios, realizado no Expominas BH. O edital está com inscrições abertas até 5/7, pelo formulário disponível neste site.

“A missão da Codemge é fazer Minas crescer. Queremos ajudar os municípios mineiros, com o direcionamento do Governo do Estado de sermos sempre parceiros das cidades, em todos os cantos de Minas Gerais”, afirmou a diretora-presidente da Codemge. “O programa Cidade Parceira foi preparado para que os municípios consigam realizar projetos importantes para a população. Vamos juntos desenvolver Minas Gerais”, reforçou Luisa.

O diretor Gabriel Fajardo destacou os múltiplos benefícios para os municípios que participarem do programa: infraestrutura moderna, com entrega de serviços de qualidade; maior eficiência; e inclusão social, priorizando a população destinatária do serviço público.

“Estamos à disposição na Codemge para fazer reuniões com os municípios e explicar melhor o programa, até antes de fazerem as inscrições, para que possamos ajudar no passo a passo deste percurso inicial e, assim, começar a parceria, que trará serviços de maior qualidade para o povo mineiro”, afirmou o gestor.

Sinergia
O Cidade Parceira é resultado da sinergia entre a Codemge e outros órgãos do Governo de Minas, como a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra). Também presente no lançamento do programa, o secretário Pedro Bruno realçou a importância das PPPs para melhorar a qualidade da infraestrutura e do serviço público.

“Minas Gerais é berço de inovação na área das parcerias público-privadas e vem se destacando no cenário nacional pela atração de investimentos. É um estado que tem credibilidade e segurança jurídica”, salientou.

Áreas prioritárias
O programa definiu como prioritárias as áreas com impacto direto na qualidade de vida da população e com alto potencial de replicabilidade:

- Educação;
- Saúde;
- Resíduos sólidos urbanos;
- Iluminação pública;
- Mobilidade urbana municipal;
- Parques urbanos e equipamentos de turismo.

Outras informações sobre o programa, que potencializa o desenvolvimento econômico e social de Minas, estão disponíveis no site: cidadeparceira.com.br.

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Notícias Thu, 08 May 2025 05:09:52 -0300
Mineirinho volta a sediar partidas de futsal http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3645-mineirinho-volta-a-sediar-partidas-de-futsal http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3645-mineirinho-volta-a-sediar-partidas-de-futsal

mineirinho

O Estádio Jornalista Felippe Drummond, o Mineirinho, um dos palcos esportivos mais tradicionais de Minas Gerais, volta a receber partidas de futsal em grande estilo. Neste sábado (10/5), às 17h, o ginásio sedia o confronto entre Cruzeiro e Magnus, pela 4ª rodada da Liga Nacional de Futsal (LNF), marcando o retorno da modalidade ao local após anos.

A retomada é resultado da concessão do espaço realizada pelo Governo de Minas, que viabilizou uma série de melhorias estruturais e operacionais. Em 2022, a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) realizou o leilão para a concessão do estádio, que passou a ser administrado pela Concessionária Mineirinho SPE.

Desde então, o ginásio tem sido revitalizado com diversas intervenções que garantem mais segurança, conforto e acessibilidade ao público e aos atletas.

Entre as melhorias realizadas estão a instalação de novo piso flutuante na quadra, modernização da iluminação esportiva, recuperação da cobertura e das estruturas históricas, além da modernização das áreas externas e de acesso. Também foram executadas obras nos sanitários e vestiários, e instaladas cadeiras em todas as arquibancadas.

"A concessão vai além de facilitar a gestão do equipamento. Queremos que o estádio continue sendo um espaço onde as pessoas se reúnem para torcer, se emocionar e celebrar juntas", destaca o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

Sobre o evento

Com 13.559 assentos, o Mineirinho é um dos maiores ginásios da América Latina.

A partida deste sábado tem um significado especial para o Cruzeiro Futsal, que fará sua estreia no ginásio diante da torcida. O jogo atende a um antigo pedido da comunidade esportiva por partidas em Belo Horizonte e também representa uma oportunidade de lazer esportivo acessível para toda a família, com ingressos a preços populares e expectativa de grande presença do público.

"O retorno do futsal ao Mineirinho reforça o compromisso da concessionária em reativar o ginásio como espaço poliesportivo de referência nacional, pronto para receber eventos de alta performance com estrutura moderna e acessível", afirma Eduardo Barella, CEO da Concessionária Mineirinho SPE.

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Notícias Wed, 07 May 2025 14:07:28 -0300
Governo de Minas inaugura primeira Transitolândia do Centro Norte do estado http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3644-governo-de-minas-inaugura-primeira-transitolandia-do-centro-norte-do-estado http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3644-governo-de-minas-inaugura-primeira-transitolandia-do-centro-norte-do-estado

Curvelo e região acabam de ganhar um novo aliado na promoção da segurança viária e da cidadania: a Transitolândia, espaço vivencial de trânsito pensado especialmente para o público infantil.

O projeto é fruto de uma parceria entre o Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e a interveniência da Secretaria de Estado de Infraestrurtura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e a Ecovias Norte de Minas, e tem como objetivo principal levar o conhecimento sobre as leis de trânsito às crianças, de forma lúdica, prática e educativa.

Abrindo as ações do Maio Amarelo, a solenidade de inauguração foi realizada na manhã desta quarta-feira (7/5), na unidade do DER-MG no município da região Central do estado, com a presença de autoridades ligadas ao trânsito, educadores e alunos da rede pública.

Marco educacional

Instalada em uma área especialmente adaptada para simular uma mini cidade, no estacionamento do DER-MG de Curvelo, a Transitolândia conta com faixas de pedestre, placas de sinalização, semáforo funcional e vias sinalizadas, proporcionando uma verdadeira imersão no universo do trânsito.

A coordenação pedagógica será conduzida por educadores do DER-MG, com atividades planejadas para alunos da educação infantil e do ensino fundamental, que terão a oportunidade de vivenciar situações do cotidiano como pedestres, ciclistas e condutores de veículos não motorizados.

“É uma alegria enorme entregar à população da região uma estrutura que une educação, cidadania e segurança viária. Estamos investindo no presente para garantir um futuro com menos acidentes e mais respeito nas vias. Com essa iniciativa em parceria com a Ecovias, o Governo de Minas está fortalecendo e ampliando a educação para o trânsito no interior do estado de forma lúdica e atrativa para as crianças”, afirma o vice-diretor geral do DER-MG, Matheus Novais.

"Nosso objetivo é plantar uma semente de conscientização desde cedo. Crianças bem orientadas hoje serão adultos mais responsáveis amanhã", afirma a diretora superintendente da Ecovias Norte Minas, Amanda Marçal.

Visitas

O espaço será aberto para visitas de escolas públicas e privadas de Curvelo e região, mediante agendamento pelo telefone (38) 3729-1550. As atividades envolvem dinâmicas em grupo, simulações de travessia segura e noções de cidadania no trânsito, sempre com linguagem acessível e adaptada à faixa etária dos participantes.

“A Transitolândia estará aberta para agendamentos a partir de quinta-feira (8/7). Os agendamentos serão para práticas às terças e quintas-feiras. Todas as escolas, públicas ou privadas, podem fazer o agendamento por meio do telefone do DER”, detalha o coordenador regional do departamento em Curvelo, Ricardo Paulino Gomes.

A inauguração da Transitolândia representa um marco para a cidade de Curvelo e para o Norte de Minas, região que concentra importantes rodovias e registra alto fluxo de veículos. Ao apostar na formação cidadã desde os primeiros anos de vida, o projeto atua diretamente na redução de comportamentos de risco no trânsito.

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Notícias Wed, 07 May 2025 12:52:21 -0300
Governo de Minas publica novo edital do Vetor Norte neste sábado (26/4), com inclusão de mais investimentos e ampliação de isenções http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3643-governo-de-minas-publica-novo-edital-do-vetor-norte-neste-sabado-26-4-com-inclusao-de-mais-investimentos-e-ampliacao-de-isencoes http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3643-governo-de-minas-publica-novo-edital-do-vetor-norte-neste-sabado-26-4-com-inclusao-de-mais-investimentos-e-ampliacao-de-isencoes


A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) publica, neste sábado (26/4), o novo edital do projeto de concessão do Lote Vetor Norte.

As alterações ocorrem após determinação do governador Romeu Zema para que os estudos fossem aprofundados. A revisão mostra a sensibilidade do Governo de Minas à comunidade e ao pedido do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e tem como base as demandas apresentadas por prefeitos, vereadores, deputados e pela população.

Para ampliar o diálogo, a Seinfra participou de três audiências na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizou reuniões diretas com 12 municípios e esteve presente em cinco audiências em câmaras municipais. Houve, ainda, o encaminhamento de esclarecimentos a respeito do edital, em alinhamento a solicitações do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG).

Também foi realizada uma pesquisa de opinião por telefone para escutar a população. Essa pesquisa apontou que 53% dos usuários reclamam que gastam tempo excessivo no trânsito e apontam a necessidade urgente de melhorias na infraestrutura viária.

O novo documento prevê a inclusão de intervenções que antes não estavam previstas, além de descontos ainda maiores para usuários frequentes. O cronograma também está sendo ampliado em mais de 30 dias, transferindo a sessão pública do leilão - originalmente prevista para 13/6/2025 - para o dia 17/7/2025.

Mudanças

Ao longo do período de contrato de concessão, serão investidos cerca de R$ 5 bilhões para garantir que essas rodovias tenham infraestrutura segura e no mais alto padrão de qualidade.

No novo edital, foram incluídos diversos investimentos, como a iluminação pública na MG-424 e aprimoramento dos locais de implantação de várias passarelas, inclusive a próxima ao aeroporto.

Outra mudança está na autorização prévia para novos investimentos a partir das diversas demandas recebidas por meio desse processo de diálogo.

Dentre o conjunto de alterações está a implantação do desconto metropolitano, que isentará o usuário (carros e motos) que passar mais de uma vez pelos pórticos de cobrança, no mesmo dia e mesmo sentido. Ou seja, um taxista que vai ao aeroporto várias vezes ao dia só pagará a tarifa da primeira vez que passar no mesmo pórtico.

Além disso, o Desconto de Usuário Frequente (DUF) foi ampliado, tornando o pedágio mais justo para quem usa todos os dias. Agora o desconto máximo poderá chegar a 61% na 30ª passagem, frente aos 50% previstos na edição anterior.

A cobrança da tarifa de pedágio somente poderá ter início após o cumprimento de obrigações por parte da concessionária, como a conclusão de diversas melhorias nos trechos rodoviários, previstas para serem realizadas nos 12 primeiros meses do contrato.

Projeto

Entre as principais melhorias estão as obras de ampliação de capacidade ao longo de todo o trecho. O destaque está para a construção de três novos contornos viários, já em pista dupla, nas cidades de Lagoa Santa, Prudente de Morais e Matozinhos. As alças viárias são componentes importantes para tirar o tráfego pesado de dentro das cidades e melhorar o trânsito, com foco em segurança e fluidez para o deslocamento dos motoristas e moradores das cidades.

Ainda serão executados 44 quilômetros de novas pistas, entre duplicações, terceiras faixas e vias marginais, além de inclusão de acostamento em todo o trecho, transformando o corredor em uma moderna via expressa, que vai elevar o patamar de desenvolvimento de toda a região.

A iniciativa prevê, também, a construção de 31 novos viadutos e pontes, 23 novas passarelas nas travessias urbanas com foco nos pedestres, 26 pontos de ônibus, aumentando a segurança para motoristas e usuários do transporte público.

O projeto é uma solução definitiva para a região, pois assegura em um único pacote a realização de obras de ampliação de capacidade há muito tempo esperadas pelos moradores e investimentos constantes em recapeamento e manutenção dos trechos. As exigências contratuais não admitem buracos e trincas no asfalto e determinam padrões de qualidade, garantindo pistas em boas condições do pavimento todos os dias pelos próximos 30 anos.

Artemig

Dentro desse esforço de diálogo com a ALMG, vale destacar a aprovação, por unanimidade, do projeto de lei para criação da Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais (Artemig), na última quarta-feira (23/4). Essa aprovação representa um importante avanço institucional para a regulação das concessões rodoviárias e fortalece a responsividade frente às demandas apresentadas pela sociedade e autoridades.

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Notícias Fri, 25 Apr 2025 12:17:30 -0300
Criação da Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais é aprovada na Assembleia http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3642-criacao-da-agencia-reguladora-de-transportes-de-minas-gerais-e-aprovada-na-assembleia http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3642-criacao-da-agencia-reguladora-de-transportes-de-minas-gerais-e-aprovada-na-assembleia


O projeto de lei para criação da Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais (Artemig) foi aprovado em plenário na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira (23/4). A iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), tem como objetivo regular e fiscalizar os contratos de infraestrutura rodoviária, aeroportuária, hidroviária e ferroviária de competência do Estado, que sejam prestados pela iniciativa privada.

“A aprovação do projeto de lei de criação da Artemig reforça a sensibilidade da nossa Assembleia Legislativa e dos nossos parlamentares. Agora vamos trabalhar para que a Agência contribua ainda mais com a transformação da infraestrutura mineira e com o avanço dos nossos projetos de concessões”, comemora o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

Na prática, a agência funcionará para reforçar a qualidade dos serviços geridos pela iniciativa privada, por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs) ou concessões, para os usuários. A sua criação é especialmente importante considerando o volume de novos projetos de concessão atualmente em curso.

A principal vantagem da Artemig é a atuação técnica e autônoma, baseada na transparência, na eficiência e no controle social. Dessa forma, a entidade irá otimizar o trabalho de fiscalização do Estado e a regulação dos preços das tarifas.

O resultado é uma melhor implementação das obrigações, com foco nos usuários, segurança jurídica aos investidores e transparência a toda população.

Próximas etapas
Após sanção do governador, a criação da Artemig segue os seguintes prazos:

até 30 dias: publicação do decreto com cargos e funções
até 90 dias: comunicação oficial às empresas
até 180 dias: ajustes nos contratos e atos normativos
até 180 dias, após a posse da Diretoria Colegiada: publicação do regimento interno da agência.

Benefícios
Na vida do cidadão, o trabalho de uma agência reguladora tem benefícios claros.

No caso das rodovias, por exemplo, a agência permite um acompanhamento mais eficaz do cronograma de obras, antecipação de problemas e melhoria da qualidade das estradas concedidas, por meio de equipe de fiscalização própria da agência.

Além disso, as tarifas são estabelecidas conforme critérios técnicos e transparentes, de forma a refletir a situação do cumprimento das obrigações.

Importante ressaltar que a agência garante mais acesso e participação social. Um exemplo é a disponibilização de uma ouvidoria centralizada, para recebimento de denúncias, críticas e sugestões dos usuários.

Concessões
O portfólio de projetos estruturado pela Seinfra abrange diversas áreas de infraestrutura e é um dos mais robustos do país.

Atualmente, a pasta possui sob sua gestão cinco contratos de concessões rodoviárias (MG-050, BR-135, Lote Triângulo Mineiro, Lote Sul de Minas e Lote Varginha-Furnas), que somam cerca de 2.250 quilômetros concedidos.

Há ainda o contrato de concessão do Rodoanel da RMBH em fase pré-operacional, que terá aproximadamente 70 quilômetros de extensão.

Atualmente, cinco projetos de concessões rodoviárias estão em estruturação pelas equipes técnicas da Seinfra: Lote Via Liberdade - Ouro Preto e Mariana e Lote Vetor Norte, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com editais já publicados, Lote Noroeste; Lote Zona da Mata e Lote Quadrilátero Ferrífero, com estudos em fase de elaboração no momento.

A secretaria também é responsável pela gestão dos contratos de concessão do aeroporto da Pampulha, do Aeroporto Regional da Zona da Mata, balsas e do Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

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Notícias Wed, 23 Apr 2025 10:39:26 -0300
Governo de Minas conclui a recuperação de mais três rodovias próximas a Abaeté, na região Central http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3640-governo-de-minas-conclui-a-recuperacao-de-mais-tres-rodovias-proximas-a-abaete-na-regiao-central http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3640-governo-de-minas-conclui-a-recuperacao-de-mais-tres-rodovias-proximas-a-abaete-na-regiao-central

O Governo de Minas concluiu, no final de fevereiro, a recuperação de mais três trechos de rodovias na região Central de Minas. Desta vez os serviços foram finalizados na MGC-352, entre o entroncamento da LMG- 793 e Cedro do Abaeté; na LMG-793, entre a MG-352 e a MG-176 e na MG-176, entre Quartel Geral e Dores do Indaiá.

Ao todo, mais de 60 quilômetros passaram por melhorias, por meio dos serviços de manutenção e conservação rodoviária do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).

Aguardadas há mais de 15 anos pelos mineiros, a recuperação de todo pavimento vai permitir o deslocamento mais seguro e confortável para milhares de pessoas que vivem na região.

Os serviços focaram na recuperação do pavimento com aplicação da técnica de microrevestimento, colocação de nova capa asfáltica e nova sinalização. Além disso, foram recapeados todos os trevos e as alças laterais.

As obras finalizadas integram um conjunto de melhorias executadas pelo Governo de Minas na região que contemplaram, ainda, a recuperação funcional das rodovias MG-420, MG-060 e MGC-352, trecho de 52,4 quilômetros. Restauração da MG-164, trecho Bom Despacho - Martinho Campos e   AMG-900, entre o entroncamento da BR-352 e o distrito Albert Isaacson, totalizando 49 km. Todas as obras finalizadas por meio do Programa Caminhos pra Avançar.

Além disso, estão em execução as obras de pavimentação da MG-060 (Papagaios – Pompéu); MG-415 (Morada Nova - Três Marias) e da LMG-762 (Abaeté - Porto São Vicente)

Para o diretor-geral do DER-MG, as obras impulsionam o desenvolvimento da região e gera emprego e renda para a população. “A infraestrutura é fundamental para atrair novos negócios e é isso que Governo prioriza ao destinar recursos robustos para a área”, avalia.

A economia na região onde estão localizadas as rodovias é bastante diversificada, baseada principalmente na produção leiteira, de gado de corte, álcool combustível e açúcar, móveis, extração e beneficiamento de ardósia e plantio de eucalipto.

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Notícias Tue, 22 Apr 2025 08:14:40 -0300
Mineirão está entre os estádios mais sustentáveis do mundo http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3641-mineirao-esta-entre-os-estadios-mais-sustentaveis-do-mundo http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3641-mineirao-esta-entre-os-estadios-mais-sustentaveis-do-mundo

Reconhecido mundialmente por sediar grandes jogos de futebol, o Mineirão se consolida também como um exemplo de gestão sustentável e respeito ao meio ambiente. O estádio é o primeiro e único do Brasil a conquistar o selo Platinum do Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), o nível mais alto da certificação, reconhecida em 143 países, e que atesta o compromisso com práticas sustentáveis em construções e operações.

O feito foi alcançado há 11 anos, em 2014, reforçando o pioneirismo do estádio no país. Segundo levantamento do portal ge.globo, que consultou especialistas da área, o Mineirão está entre os cinco estádios mais sustentáveis do mundo.

Desde 2010, o espaço multiuso é administrado por uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), e a concessionária Minas Arena.

Para o secretário da Seinfra, Pedro Bruno, o Mineirão é a prova de que é possível unir inovação e cuidado com o meio ambiente. “O Mineirão mostra que é possível conciliar tradição, modernidade e responsabilidade ambiental. Cada ação de sustentabilidade adotada inspira outros equipamentos públicos e privados a seguirem o mesmo caminho”, afirma.

Entre as principais iniciativas, destaca-se a usina solar fotovoltaica instalada no local, com capacidade para gerar 1.800 MWh por ano, volume suficiente para abastecer, em média, 1.400 residências. Toda a iluminação de áreas abertas e equipamentos é regulável e, desde março de 2023, as luzes esportivas no campo de jogo contam com tecnologia de LED, que garante ainda mais economia.

"O Mineirão é um prédio tombado pelo patrimônio público. Essa era nossa primeira premissa. E tudo o que fizemos de eficiência energética e hidráulica foi novidade. Desde a obra, tudo o que derrubamos de alvenaria, de ferro retirado, nós reaproveitamos na própria obra. Até os caminhões que tinham os pneus lavados para não sujarem a rua usavam água reaproveitada", lembra Otávio Goes, gerente técnico do Mineirão.

A preocupação com os resíduos sólidos também é prioridade. Em dias de jogos e eventos, o estádio atua em parceria com a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis de Belo Horizonte (Asmare), promovendo a coleta seletiva e o reaproveitamento de materiais.

Enquanto o Brasil recicla 2% do lixo que produz, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, o Mineirão reaproveita 25% dos materiais. Só na temporada 2024, o Mineirão reciclou 121 toneladas de lixo, em 27 jogos, 23 eventos e no dia a dia do estádio.

Já no campo, os resíduos da poda do gramado são encaminhados para compostagem.

O Mineirão também realiza o descarte correto de eletroeletrônicos, pilhas, baterias, óleo de cozinha e resíduos perigosos, em parceria com empresas licenciadas.

Na gestão hídrica, o estádio conta com um sistema capaz de armazenar até cinco milhões de litros de água da chuva. Captado pela cobertura, o volume é direcionado a reservatórios sob as arquibancadas e passa por tratamento antes de ser utilizado na irrigação do gramado, em bacias sanitárias e mictórios.

A medida atende cerca de 70% da demanda hídrica do estádio e garante autonomia por até três meses durante os períodos de estiagem.

Foto 1 1

Histórico

Inaugurado em 1965, o Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, completa 60 anos em setembro de 2025. Desde o início da PPP, em 2010, o estádio passou por diversas reformas e sediou grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo. Além disso, as intervenções ampliaram e diversificaram seus espaços de uso público, como a esplanada, os estacionamentos e as áreas comerciais.

Fotos: Mineirão/Agência i7

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Notícias Wed, 16 Apr 2025 07:40:00 -0300
Veículos de grande porte terão tráfego restrito nas rodovias estaduais durante feriado de Semana Santa http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3639-veiculos-de-grande-porte-terao-trafego-restrito-nas-rodovias-estaduais-durante-feriado-de-semana-santa http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3639-veiculos-de-grande-porte-terao-trafego-restrito-nas-rodovias-estaduais-durante-feriado-de-semana-santa

Os veículos de carga de grande porte não poderão circular nas rodovias de pista simples e alguns trechos de pista dupla (conforme listagem abaixo), sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), nos dias 17, 18 e 21 de abril, em razão do feriado da Semana Santa e do dia 21 de abril.

As restrições acontecerão nos seguintes dias e horários: quinta-feira (17/04) das 16 às 22h, na sexta-feira (18/4) entre 6h e 12h, e na segunda-feira (21/4) das 16h às 22h.

O objetivo é proporcionar mais segurança para quem vai se deslocar pelas rodovias mineiras e dar maior fluidez ao tráfego.

Veículos da categoria grande porte, que englobam as Combinações de Veículos de Carga – CVC, as Combinações de Transporte de Veículos - CTV e de cargas indivisíveis, entre os quais o tipo bitrens, treminhões e rodotrens, não poderão circular nas rodovias, ainda que autorizadas a circular por meio de Autorização Especial de Trânsito (AET) ou Autorização Específica (AE).

Rodovias de pista dupla com restrição de tráfego durante o feriado

- MG-010, entre o km 12,4 (Venda Nova/ Viaduto da Vilarinho) e o km 31,3 (entroncamento para o Aeroporto de Confins);

-MGC-135, entre o km 370 (Montes Claros-MG) e o km 398 (Bocaiuva-MG), e entre o km 573 (Corinto-MG) e o km 668 (entroncamento com a BR-040); e

-MG-050, entre o km 57 (entroncamento com a BR 262, no início da duplicação) e km 164 (entroncamento com MG-164).

Conforme Portaria, estão suspensos, também, os serviços de escolta oficial para os veículos superdimensionados nos períodos dos feriados, em razão do efetivo da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e do DER-MG estarem atuando em outras ações de segurança viária.

Caso algum motorista seja abordado realizando deslocamentos com os veículos impedidos de circular, o infrator fica sujeito às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (art. 187-I, da Lei Federal nº 9.503, de 1997), como a perda de quatro pontos na carteira, multa e retenção do veículo até o término do horário de restrição.

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Notícias Tue, 15 Apr 2025 10:32:33 -0300
Governo de Minas publica edital para construção da ponte sobre o rio São Francisco, entre Manga e Matias Cardoso http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3638-governo-de-minas-publica-edital-para-construcao-da-ponte-sobre-o-rio-sao-francisco-entre-manga-e-matias-cardoso http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3638-governo-de-minas-publica-edital-para-construcao-da-ponte-sobre-o-rio-sao-francisco-entre-manga-e-matias-cardoso

O Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), publicou o edital de licitação para a construção de uma ponte sobre o rio São Francisco, entre as cidades de Manga e Matias Cardoso, no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (10/4).

A obra está orçada em mais de R$ 250 milhões e faz parte do programa Caminhos pra Avançar, maior conjunto de obras de infraestrutura rodoviária das últimas décadas. A abertura das propostas está agendada para o dia 23/5. Esta é a primeira obra em Minas – e uma das primeiras no Brasil – a contar com a cláusula de retomada no seguro garantia.

A ponte representa um marco na integração regional no Norte de Minas ao impulsionar o escoamento da produção agropecuária, gerando emprego e renda aos moradores, além de melhorar a qualidade de vida da população. Um dos diferenciais da ponte será a facilitação do deslocamento de estudantes e trabalhadores, como aqueles do Projeto Jaíba, considerado o maior projeto público de irrigação em área contínua da América Latina, com a captação das águas do rio São Francisco.

"Matias Cardoso e Manga, de lados opostos do rio São Francisco, continuam desligadas até hoje. Milhares de pessoas têm que fazer essa travessia de barco todos os dias, como faziam há 300 anos, como por exemplo os trabalhadores que saem de Manga para trabalhar no Projeto Jaíba", avalia o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões.

"Com a licitação dessa obra, estamos encerrando essa fase da vida no Norte mineiro, criando conexões entre pessoas e gerando desenvolvimento para a região", celebra o vice-governador de Minas Gerais.

A nova ligação facilitará o deslocamento de bens e pessoas entre Jaíba, Manga, Montalvânia, Juvenília, Miravânia, São José das Missões, Itacarambi, Januária, Janaúba, Montes Claros, que é um polo de educação e saúde na região Norte de Minas. A nova infraestrutura vai melhorar a interligação entre o extremo Norte com o Noroeste do estado, o oeste da Bahia e a rodovia BR-135, beneficiando especialmente as populações ribeirinhas.

"A construção da ponte vai acabar com o transtorno da travessia por meio de balsas e barcos, o que representa a esperança de progresso e mais qualidade de vida, em especial para Manga e Matias Cardoso. Mais do que isso, significa criar pontes para impulsionar a economia e o desenvolvimento da região", destaca o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.

Cláusula de retomada

A cláusula de retomada no seguro garantia, que será usada pela primeira vez em Minas Gerais, de acordo com a Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei 14.133/2021), é prevista para obras com custo acima de R$ 200 milhões, com o objetivo de garantir que sejam concluídas dentro do prazo e com qualidade.

As empresas participantes dessas licitações precisam apresentar uma apólice de seguro garantia e caso a empresa vencedora da licitação não cumpra o contrato, a seguradora possui o dever de indenizar o estado em 30% do valor total da obra, ou de assumir o contrato, se comprometendo a executar a obra.

Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno, a novidade representa um marco de inovação e esforço do Governo de Minas na linha de adotar as melhores práticas para garantir a entrega de obras de grande complexidade.

"Esse mecanismo permitirá uma melhor seleção dos futuros executores da obra, dando concretude à diretriz do governador Romeu Zema de deixar o maior legado de infraestrutura da história do nosso estado", define o secretário Pedro Bruno.

A estrutura de ponte terá 1.160 metros de extensão e largura de 13,8 metros, incluindo os passeios laterais para pedestres. Além da ponte, o edital contempla a construção de variante de 2.940 metros, que fará a conexão da travessia com as rodovias MG-401 e MGC-135, e três interseções, que darão acesso a Manga e a Matias Cardoso, bem como às comunidades situadas na área de influência, com pontos de embarque e desembarque para ônibus.

A obra é realizada com recursos do Acordo de Reparação ao rompimento em Brumadinho, assinado pelos compromitentes – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal, Defensoria Pública de Minas Gerais – com a Vale. O rompimento tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.

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Notícias Thu, 10 Apr 2025 07:52:35 -0300
DER-MG conclui obras de revitalização em trechos de rodovias na região de Oliveira http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3637-der-mg-conclui-obras-de-revitalizacao-em-trechos-de-rodovias-na-regiao-de-oliveira http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/stories/3637-der-mg-conclui-obras-de-revitalizacao-em-trechos-de-rodovias-na-regiao-de-oliveira


O Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), concluiu as obras de revitalização de trechos das rodovias MGC-369, AMG-1605, LMG-843, AMG-1640 e MG-164, localizadas na região do Oeste Mineiro.

As melhorias aconteceram em uma extensão total de 42,4 quilômetros, beneficiando cerca de 80 mil pessoas diretamente. As ações são executadas por meio do contrato de conservação e manutenção permanentes do DER-MG. Um tipo de trabalho realizado, continuamente, pelas 40 unidades do DER-MG no estado.

Para garantir mais segurança e conforto aos usuários que trafegam pelas rodovias, as intervenções envolveram serviços de remendo profundo, fresagem e recapeamento do pavimento, implantação de nova sinalização, com pintura de faixas e instalação de tachas refletivas, poda e limpeza geral da faixa de domínio. Além disso, novas placas indicativas e de regulamentação foram instaladas nas vias.

No caso da MGC-369, entre Oliveira - São Francisco de Paula, foram recuperados 15 km. O mesmo serviço foi executado em 12,56 km da rodovia AMG-1605 - acesso a Piracema; na LMG-843, acesso a Santana do Jacaré, em 6,81 km; na rodovia AMG-1640, acesso a Itumirim, em 4,96 km e em 3,07 km da MG-164, acesso a Candeias.

De acordo com o diretor-geral do Der-MG, Rodrigo Tavares, “a revitalização das rodovias visam fortalecer a infraestrutura e a logística de transporte no estado. O Governo do Estado planeja continuar com o desenvolvimento da rede viária nos próximos anos com investimentos robustos que vão continuar a chegar em todas as regiões de Minas”.

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Notícias Wed, 09 Apr 2025 07:45:35 -0300