Notícias http://www.infraestrutura.mg.gov.br Tue, 01 Apr 2025 15:42:40 -0300 Joomla! - Open Source Content Management - Version 2.5.14 pt-br Contatos da Seinfra durante período de teletrabalho http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/2628-acesse-aqui-os-principais-contatos-da-seinfra-durante-periodo-de-teletrabalho http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/2628-acesse-aqui-os-principais-contatos-da-seinfra-durante-periodo-de-teletrabalho

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), em atenção às recomendações do Ministério da Saúde e Secretaria do Trabalho em relação ao Coronavírus (Covid-19) e, em obediência ao Decreto Estadual nº 47.886, de 15 de março de 2020, está trabalhando em Regime Especial de Teletrabalho. Listamos, abaixo, alguns dos serviços prestados pela Seinfra e respectivos contatos durante este período:

Solicitações de imprensa:
imprensa@infraestrutura.mg.gov.br

Doação de vigas metálicas, bueiros e mata-burros: 
marcos.marcio@infraestrutura.mg.gov.br

Dúvidas sobre Planilha Preço Seinfra: 
rogerio.valle@deer.mg.gov.br

Prestação de contas convênios de saída: 
dpc@infraestrutura.mg.gov.br 

Celebração de convênios de saída: 
rafael.morais@infraestrutura.mg.gov.br 

Dúvidas e solicitações referentes ao Táxi Especial Metropolitano: 
stm.contratos@infraestrutura.mg.gov.br 

Assuntos relacionados à ferrovias e ao Plano Estratégico Ferroviário: 
ferrovias@infraestrutura.mg.gov.br

Solicitações e dúvidas referentes às obras públicas: 
debora.carmo@infraestrutura.mg.gov.br 

Dúvidas e solicitações referente a Parcerias e Concessões: 
parcerias@infraestrutura.mg.gov.br 

Assuntos relacionados à logística de transportes: 
concessoes@infraestrutura.mg.gov.br

Relações intragovernamentais: 
viviane.santos@infraestrutura.mg.gov.br 

Solicitações referentes ao Transporte Coletivo Intermunicipal e Metropolitano
site: www.deer.mg.gov.br/fale-conosco, e-mail: atendimento@der.mg.gov.br ou aplicativo MGApp / SEI-MG para empresas

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Notícias Wed, 23 Dec 2020 05:04:54 -0200
Atenção redobrada para quem trafega na MG-424 nos próximos meses http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3629-atencao-redobrada-para-quem-trafega-na-mg-424-nos-proximos-meses http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3629-atencao-redobrada-para-quem-trafega-na-mg-424-nos-proximos-meses



Motoristas que trafegam pela MG-424, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), devem redobrar a atenção nos próximos meses. O alerta é em função das obras de recuperação funcional da via, iniciadas na última segunda-feira (24/3), por meio do programa Caminhos pra Avançar, o maior conjunto de intervenções rodoviárias das últimas décadas em Minas.

Em razão dos trabalhos na pista, há a necessidade de interdição de uma das faixas de tráfego para execução das melhorias. Diante disso, os motoristas que circulam pela rodovia devem ficar atentos para a possibilidade de retenção no tráfego.

As equipes do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), autarquia que conduz as intervenções, se concentram, atualmente, no km 16,8, sentido Pedro Leopoldo.

O DER-MG orienta, ainda, que os usuários devem ficar atentos à sinalização, reduzir a velocidade ao se aproximar das obras, manter a distância segura dos veículos da frente, do maquinário e dos trabalhadores, explica o Diretor de Manutenção do DER-MG, Davidsson Canesso.

“Diversos trechos estão em obras com a presença constante de colaboradores nas vias, o que exige redução de velocidade e atenção redobrada dos motoristas”, alerta.

Os 50 quilômetros de extensão que passarão por melhorias vão do entroncamento com a rodovia MG-010, em Vespasiano, até a entrada de Sete Lagoas. O trecho passa, também, pelos municípios de São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Confins, Matozinhos e Prudente de Morais. O investimento é de R$ 88.577.728,23 e beneficia mais de meio milhão de habitantes dos municípios diretamente envolvidos. O prazo contratual para execução dos serviços é de 18 meses.

A recuperação funcional do pavimento envolve a reciclagem de base e sub-base da pista, nova capa asfáltica, implantação de nova sinalização e obras de drenagem. Além disso, 19 pontos de erosão serão recuperados ao longo do trecho, o primeiro deles já está em andamento no km 2, sentido Belo Horizonte e no km 42, sentido Sete Lagoas.

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Notícias Mon, 31 Mar 2025 07:59:15 -0300
Ouro Preto a Mariana: Governo de Minas publica edital de concessão do lote Via Liberdade com investimentos de R$ 6 bilhões http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3628-ouro-preto-a-mariana-governo-de-minas-publica-edital-de-concessao-do-lote-via-liberdade-com-investimentos-de-r-6-bilhoes http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3628-ouro-preto-a-mariana-governo-de-minas-publica-edital-de-concessao-do-lote-via-liberdade-com-investimentos-de-r-6-bilhoes


O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), publicou, nesta sexta-feira (28/3), o edital de concessão rodoviária do lote Via Liberdade.

A intervenção vai viabilizar a duplicação total da BR-356 e trazer outras melhorias no trecho que liga a MG-329, em Rio Casca, passando pela MG-262 e BR-356, até a BR-040, em Nova Lima, formando um importante corredor logístico, turístico e econômico da região.

Os investimentos são de aproximadamente R$ 6 bilhões, sendo R$ 2 bilhões do aporte oriundos do Novo Acordo de Mariana. A sessão de licitação do projeto está prevista para 10/7/2025, na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno destaca que, apenas cinco meses após firmado o acordo, a publicação do edital de concessão é a entrega concreta de uma das diversas melhorias que vão beneficiar toda a região atingida.

"Serão R$ 6 bilhões em investimentos para uma total reconfiguração do trajeto que vai de Nova Lima até Rio Casca - abrangendo três corredores principais, a BR-356, a MG-262 e a MG-329 – em um total de 187 quilômetros. O projeto inclui mais de 120 quilômetros de duplicações de rodovias, mais de 30 quilômetros de terceiras faixas e 100% de acostamento em todo o trecho", ressalta Pedro Bruno.

Os recursos serão direcionados para obras estruturantes, que incluem duplicações em trechos das rodovias, construção do contorno viário de Cachoeira do Campo, com 7,3 quilômetros, já em pistas duplas, implantação de terceiras faixas e acostamentos, além de correções de vias marginais, construção de acessos e outras correções em toda a extensão concedida.

Os trechos rodoviários são cortados por 11 municípios: Nova Lima, Rio Acima, Itabirito, Ouro Preto, Mariana, Acaiaca, Barra Longa, Ponte Nova, Urucânia, Piedade de Ponte Nova e Rio Casca.

Desenvolvimento econômico e cultural

O projeto de concessão fortalece outras iniciativas do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), em articular investimentos em infraestrutura e turismo para estimular economicamente regiões estratégicas, valorizar patrimônios históricos e melhorar a mobilidade e segurança.

A escolha do nome Via Liberdade reforça o caráter simbólico da estrada Ouro Preto - Mariana no contexto histórico e cultural de Minas Gerais. Além disso, o termo está alinhado à rota turística lançada em 2022, que conecta o Rio de Janeiro a Brasília passando pelo estado.

"A Via Liberdade tem esse nome porque é o ponto efervescente da Inconfidência Mineira, que anos depois leva à própria independência do Brasil. Essa é a mais simbólica das nossas rodovias. É um sítio barroco reconhecido pela Unesco, um monumento do Brasil", ressaltou o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

De acordo com dados da Secult, 36% dos turistas que visitam Minas têm como principal motivação conhecer locais e festas de riqueza histórico-cultural, incluindo bens e eventos religiosos, gerando uma movimentação econômica de cerca de R$ 5 bilhões por ano.

O projeto também tem potencial de atração de novas empresas, com a garantia de uma solução permanente para o corredor logístico Rio Casca -  Belo Horizonte, e rota alternativa para acesso à BR-381 e ao estado do Espírito Santo.

Mobilidade e benefícios

Quando as intervenções estiverem concluídas, expectativa é que o trajeto entre Belo Horizonte e Rio Casca seja reduzido em pelo menos 40 minutos, enquanto o deslocamento entre a capital e Ouro Preto seja feito com 20 minutos a menos do tempo gasto atualmente.

Os motoristas também contarão com serviços de assistência 24 horas. Em casos de emergência médica, o atendimento chegará ao local em até 30 minutos. Já para problemas mecânicos, como pane elétrica ou pneu furado, o socorro será prestado em no máximo uma hora.

Um centro de controle operacional e três bases de serviços operacionais serão implantados para coordenar todos estes serviços, garantindo apoio e segurança aos usuários das rodovias.

O trecho também contará com um Ponto de Parada e Descanso (PPD), que será construído próximo ao distrito de Amarantina, para proporcionar descanso seguro aos motoristas profissionais de transporte rodoviário de cargas e passageiros.

Também será construída uma área de escape próximo da descida da Serra da Santa, em Itabirito, permitindo que veículos com problemas de frenagem parem de forma segura, evitando acidentes e aumentando a segurança viária.

Vale destacar que o pedágio será aplicado somente após a entrega das intervenções previstas para o primeiro ano de contrato, que incluem, entre outros serviços, toda a recuperação do pavimento e revitalização da sinalização das pistas.

Participação social

Para garantir um debate amplo e transparente, foram realizadas, no fim do ano passado e início deste ano, duas audiências públicas, além da abertura de uma consulta pública para que qualquer cidadão pudesse contribuir com sugestões. Com as contribuições, foram implementadas adaptações no projeto para atender às necessidades da população.

Entre as melhorias, pós-consulta pública, estão a duplicação de 6,2 quilômetros na MG-262, entre Mariana e o acesso a Padre Viegas, e 23 quilômetros de duplicação na MG-329, entre Ponte Nova e Rio Casca.

As duplicações da BR-356, antes previstas para 18 anos, agora serão concluídas até o sexto ano de contrato.

Novo Acordo de Mariana

O acordo foi assinado em outubro de 2024 pela União, Estados de Minas Gerais, do Espírito Santo, Defensorias Públicas e Ministérios Públicos dos dois estados, Defensoria Pública e Ministério Público da União, e pelas empresas responsáveis pela tragédia, Samarco Mineração S.A., Vale S.A. e BHP Billiton Brasil Ltda. O desastre causou a morte de 19 pessoas, além de danos econômicos e ambientais de grandes proporções.

O Comitê Pró-Rio Doce, vinculado à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), é responsável por centralizar a coordenação e a execução das ações no nível estadual e agilizar o processo de reparação e recuperação da região atingida.

"Esse é um marco importante da reparação do Rio Doce. Assinamos o acordo em outubro do ano passado e a primeira grande entrega dele foi o lançamento da Consulta Pública desse projeto. Temos nos empenhado e nos organizado para o desafio que é executar esse volume de recursos para garantir o atendimento da população, a reparação e a mitigação dos danos causados pelo rompimento da barragem", afirmou a subsecretária de Inovação e Gestão Seplag-MG, Gabriela Durães.

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Notícias Fri, 28 Mar 2025 14:16:25 -0300
Governo de Minas entrega 32 novos ônibus metropolitanos em Nova Lima http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3627-governo-de-minas-entrega-32-novos-onibus-metropolitanos-em-nova-lima http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3627-governo-de-minas-entrega-32-novos-onibus-metropolitanos-em-nova-lima

O Governo de Minas Gerais avança na renovação da frota de transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) com a entrega de 32 novos ônibus para atender às linhas que operam em Nova Lima, Raposos e Rio Acima. Até o momento, mais de 500 veículos novos já estão circulando por toda a RMBH.

Essa entrega faz parte do acordo firmado em setembro de 2024 entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), com intermediação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG).

Os novos veículos representam um grande passo para a modernização do transporte público da Grande BH.

"Estamos promovendo a maior renovação da frota da história do transporte metropolitano, trazendo mais modernidade, agilidade e conforto para os passageiros. Com os novos veículos, vamos reduzir a idade média da frota e oferecer uma experiência melhor para quem utiliza o transporte público. Essa é uma conquista importante para toda a população da Região Metropolitana", destacou o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

Renovação da frota

Com a entrada dos novos veículos, a idade média da frota da RMBH, composta por 2,4 mil ônibus, será reduzida de 11 para 6 anos até o final de 2025.

Os novos veículos estão circulando em linhas que atendem diversos municípios da Região Metropolitana, como Contagem, Santa Luzia, Vespasiano, Nova Lima, Sabará, Betim, Ibirité e Ribeirão das Neves.

A alocação dos novos ônibus foi definida com base em critérios como a idade dos veículos substituídos, número de reclamações e volume de passageiros transportados.

Até o final de 2025, 850 novos veículos estarão em atividade. Ao todo, o projeto prevê investimentos de R$ 382 milhões, destinados a reequilibrar os contratos do transporte coletivo devido aos impactos da pandemia.

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Notícias Fri, 28 Mar 2025 12:41:43 -0300
Governo de Minas avança na recuperação funcional da pista da MG-424, no Vetor Norte da Região Metropolitana de BH http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3625-governo-de-minas-avanca-na-recuperacao-funcional-da-pista-da-mg-424-no-vetor-norte-da-regiao-metropolitana-de-bh http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3625-governo-de-minas-avanca-na-recuperacao-funcional-da-pista-da-mg-424-no-vetor-norte-da-regiao-metropolitana-de-bh

MG-424 Foto Patricia M Rabelo DER-MG 7-2

As obras de recuperação da MG-424, no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), entram em nova fase, nesta segunda-feira (24/3), com início das obras no pavimento da rodovia, entre o entroncamento com a MG-010 e Sete Lagoas.

As melhorias, que integram o programa Caminhos pra Avançar, maior conjunto de obras rodoviárias das últimas décadas em Minas, são executadas pelo Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).

As intervenções imediatas na MG-424 vão contemplar melhorias em pontos críticos da estrutura já existente. Além disso, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) publicou o edital de concessão do Vetor Norte, que prevê obras mais robustas ao longo de todo o trecho, que também abrange as rodovias MG-010 e a LMG-800, totalizando mais de 124 quilômetros.

De acordo com o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, o início dessa etapa coincide com o fim do período chuvoso, época adequada para o tipo de intervenção que será iniciado, que depende da estabilidade do clima e da ausência de chuvas.

“No dia 20 de dezembro demos ordem de início nas obras, mas como estávamos no período de chuva, as equipes do DER-MG se concentraram nas intervenções de segurança viária, com a troca de 1,5 mil metros de defensas metálicas e outras ações na via, que incluem a parte da drenagem. A realização de todas essas obras e mais a recuperação do pavimento garantirá mais conforto e segurança aos usuários”, explica Rodrigo Tavares.

"Os 50 quilômetros de extensão que passarão por melhorias vão da rodovia MG-010, em Vespasiano, até a entrada de Sete Lagoas. O trecho passa, também, pelos municípios de São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Confins, Matozinhos e Prudente de Morais. O investimento é de R$ 88.577.728,23 e beneficia mais de meio milhão de habitantes dos municípios diretamente envolvidos. O prazo contratual para execução dos serviços é de 18 meses", acrescenta o diretor de Manutenção do DER-MG, Davidsson Canesso.

A recuperação funcional do pavimento envolve a reciclagem de base e sub-base da pista, nova capa asfáltica, implantação de nova sinalização e obras de drenagem. Além disso, 19 pontos de erosão serão recuperados ao longo do trecho, o primeiro deles já está em andamento no km 2, sentido Belo Horizonte e no km 42, sentido Sete Lagoas.

A empresa contratada pelo DER-MG já iniciou a montagem de usina que irá fornecer material betuminoso a ser utilizado no pavimento da rodovia.

População satisfeita

A chegada das equipes de trabalhadores e máquinas no trecho é comemorada por quem transita e trabalha diariamente na rodovia. É o caso mecânico Ronan da Silva, sócio de uma oficina de automóveis às margens da MG-424, em Matozinhos. Segundo ele, as obras são muito aguardadas pela população da região.

“Fico feliz de saber que esse processo vai começar e espero que seja de qualidade, principalmente na questão da sinalização que vai dar mais segurança na entrada e saída de veículos no comércio que está instalado na beira da rodovia, além de melhorar para o motorista e o pedestre”, completa.

Rafael Passos Ferreira, comerciante e morador de Pedro Leopoldo, acredita que a obra vai impulsionar a economia da região e dar mais tranquilidade para quem transita diariamente pela MG-424.

"Eu uso com muita frequência a rodovia tanto sentido Belo Horizonte quanto Sete Lagoas e, de fato, a recuperação desse trecho é muito necessária para o impulsionar a economia, atrair mais negócios e, consequentemente, gerar mais de emprego e renda para a região", enfatiza Rafael Ferreira.

Concessão

Outra etapa importante para melhoria definitiva da MG-424 é a concessão do Vetor Norte. O projeto prevê uma série de melhorias que vão impactar na produtividade, na economia da região e, principalmente, na qualidade de vida de quem usa essas rodovias diariamente.

Entre as principais melhorias estão as obras de ampliação de capacidade ao longo de todo o trecho. O destaque está para a construção de três novos contornos viários, já em pista dupla, nas cidades de Lagoa Santa, Prudente de Morais e Matozinhos.

As alças viárias são componentes importantes para tirar o tráfego pesado de dentro das cidades e melhorar o trânsito, com foco em segurança e fluidez para o deslocamento dos motoristas e moradores das cidades.

No campo econômico, de acordo com a Invest Minas, os municípios do Vetor Norte atraem três vezes menos investimentos do que a média dos municípios da RMBH, somando R$ 4,63 bilhões em investimentos, enquanto a RMBH atraiu R$ 50,44 bilhões, nos últimos dez anos.

"Os dados reafirmam a necessidade da concessão do Vetor Norte como solução para melhorar a mobilidade, garantindo deslocamentos mais rápidos e seguros, além de impulsionar o desenvolvimento econômico da Região Metropolitana de Belo Horizonte", conclui o secretário de Infraestrutura Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

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Notícias Mon, 24 Mar 2025 13:53:00 -0300
Em menos de quatro meses, Governo de Minas supera a marca de 500 novos ônibus entregues à Região Metropolitana de Belo Horizonte http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3624-em-menos-de-quatro-meses-governo-de-minas-supera-a-marca-de-500-novos-onibus-entregues-a-regiao-metropolitana-de-belo-horizonte http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3624-em-menos-de-quatro-meses-governo-de-minas-supera-a-marca-de-500-novos-onibus-entregues-a-regiao-metropolitana-de-belo-horizonte

A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) já conta com mais de 500 novos ônibus entregues pelo Governo de Minas. O anúncio é feito pelo vice-governador Mateus Simões em Sabará, onde o Estado entregou mais 24 veículos nesta segunda-feira (24/3). A entrega dos ônibus para as linhas metropolitanas começou em dezembro do ano passado.

Além de Sabará, esses novos ônibus atenderão Santa Luzia, Taquaraçu de Minas, Nova União e Caeté, garantindo mais conforto e segurança para os usuários. Com essa entrega, o Estado se aproxima do total de 850 previstos no processo de modernização da frota.

A aquisição faz parte do acordo firmado em setembro de 2024 junto ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), com a intermediação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e da Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG). A entrega dos ônibus para as linhas metropolitanas começou em dezembro do ano passado.

​"Estamos entregando mais 24 ônibus da renovação da frota do transporte metropolitano e, com isso, ultrapassamos 500 ônibus que já foram trocados. Sabará é simbólica para isso, porque a linha mais movimentada do nosso metropolitano é a linha Sabará-Belo Horizonte, que transporta 10 mil pessoas por dia", destacou Mateus Simões.

Para a compra dos 600 novos veículos, o Governo do Estado destinou R$ 382 milhões, a título de indenização, para reequilibrar os contratos de transporte coletivo devido aos impactos da pandemia.

Além disso, as concessionárias que operam na RMBH assumiram o compromisso de adquirir, com recursos próprios, mais 250 ônibus em 2025, totalizando 850.

"Esse esforço de renovação da frota metropolitana se soma a várias outras agendas que o governo tem conduzido, como por exemplo, a expansão do metrô de Belo Horizonte, que hoje é uma realidade. As obras nas estações, da expansão da Linha 1 e da construção da Linha 2 estão a todo vapor", explicou o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

Renovação da frota

Com a chegada dos novos veículos, a idade média da frota metropolitana, composta por 2,4 mil ônibus, será reduzida de 11 para seis anos até o final de 2025.

Os ônibus já entregues estão em operação em diversos municípios da região metropolitana, como Contagem, Santa Luzia, Vespasiano, Nova Lima, Sabará, Betim, Ibirité e Ribeirão das Neves.

A alocação dos veículos entre as 640 linhas metropolitanas foi definida em conjunto com os consórcios e a Seinfra, levando em conta a idade dos ônibus substituídos, o volume de passageiros e o número de reclamações registradas.

 

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Notícias Mon, 24 Mar 2025 09:41:21 -0300
Governo de Minas entrega 49 novos ônibus metropolitanos em Vespasiano http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3623-governo-de-minas-entrega-49-novos-onibus-metropolitanos-em-vespasiano http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3623-governo-de-minas-entrega-49-novos-onibus-metropolitanos-em-vespasiano

O Governo de Minas Gerais avança na renovação da frota de transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) com a entrega de 49 novos ônibus para atender às linhas que operam em Vespasiano e região.

A entrega faz parte do acordo firmado em setembro de 2024 entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), com intermediação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG).

Até o fim do ano, estão sendo adquiridos pelo governo estadual 600 novos veículos ao valor de R$ 382 milhões, destinados a reequilibrar os contratos do transporte coletivo devido aos impactos da pandemia. As concessionárias que atuam em toda a RMBH devem adquirir, com recursos próprios, mais 250 veículos.

Os novos veículos representam um grande passo para a modernização do transporte público na RMBH, reforçando o compromisso do Governo de Minas em oferecer serviços de qualidade à população, como explica o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

“Estamos promovendo a maior renovação de frota da história do transporte metropolitano. Serão mais de 850 novos ônibus. Hoje, essa entrega relevante de 49 ônibus vai atender aos mais de 14 mil usuários diários do Morro Alto, em Vespasiano”, destacou.

Renovação da frota

Com a entrada dos novos veículos, a idade média da frota da RMBH, composta por 2,4 mil ônibus, será reduzida de 11 anos para seis anos até o final de 2025. A alocação dos novos ônibus foi definida com base em critérios como a idade dos veículos substituídos, número de reclamações e volume de passageiros transportados.

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Notícias Fri, 21 Mar 2025 07:38:23 -0300
Governo de Minas vistoria obras adiantadas do Metrô da RMBH e reforça cronograma de inaugurações para 2026 http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3622-governo-de-minas-vistoria-obras-adiantadas-do-metro-da-rmbh-e-reforca-cronograma-de-inauguracoes-para-2026 http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3622-governo-de-minas-vistoria-obras-adiantadas-do-metro-da-rmbh-e-reforca-cronograma-de-inauguracoes-para-2026

Com estruturas inteiramente reformadas e outras ganhando forma, uma das obras mais aguardadas da história de Minas Gerais tem avançado na capital mineira.

Para acompanhar de perto o andamento da modernização e ampliação do Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o vice-governador Mateus Simões vistoriou, nesta quinta-feira (20/3), o avanço das obras de construção na futura estação Amazonas, que integra a nova Linha 2.

Desde a concessão realizada pelo Governo de Minas à Metrô BH, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), em março de 2023, o sistema vem passando por uma série de melhorias, como a modernização das estações e a ampliação da capacidade operacional. Em dois anos, as obras avançaram e, em breve, o público poderá usufruir de novas estruturas a serem inauguradas.

Em visita à estação Amazonas, o vice-governador ressaltou que o cronograma das obras está adiantado. E que as intervenções podem ser acompanhadas pela população, como as que estão acontecendo em um canteiro aberto, na região da Gameleira, para criação da Linha 2.

“É uma alegria vistoriar esta obra depois de seis meses que eu e o governador Romeu Zema viemos no lançamento, vendo que ela já está com a parte de alvenaria da base toda pronta, dentro do cronograma, um pouquinho adiante do que a gente esperava. Estamos com nove das 19 estações da Linha 1 com obras iniciadas e demais com início programado para as próximas semanas. As obras estão acontecendo a pleno vapor aqui e no Nova Suíça. Vamos começar a estação Novo Eldorado na sequência, que é a integração da Linha 1”, explicou.

"A imagem desta obra é a tranquilidade para a população do Barreiro de que aquilo que foi prometido durante mais de 30 anos está se transformando em realidade efetiva que pode ser acompanhada por quem passa na rua. Não é mais uma questão de sonhar com o metrô. É resolver a vida de 300 mil pessoas que moram na região do Barreiro", disse Professor Mateus.

O avanço nas obras da Linha 2, que vai construir um novo traçado para interligar a Linha 1 à região do Barreiro, já é visualmente perceptível. Na estação Amazonas, a terraplanagem foi concluída, a fundação está finalizada e a instalação dos pré-moldados já começou.

Além disso, as obras de ampliação e revitalização da Linha 1 estão em fase de término, incluindo as intervenções realizadas em um novo trecho de 1,7 quilômetro de extensão, que vai ligar a estação Eldorado à futura estação Novo Eldorado.

A expectativa é que a nova estação entre em funcionamento em 2026, melhorando a conexão entre Contagem e Belo Horizonte. Com investimento de R$ 179 milhões, a estação Novo Eldorado, aguardada há anos pela população, aumentará em 35 mil o número de passageiros diários na Linha 1.

O secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, reforçou o empenho da atual gestão para adiantar as obras.

"É uma satisfação ver essa obra, que há seis meses demos a ordem de início, se tornando realidade. Temos trabalhado arduamente para antecipar o cronograma, para que as mais de 200 mil pessoas que vão usar diariamente a Linha 2 possam usufruir deste benefício o mais rápido possível", destacou Pedro Bruno.

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Avanços

A concessão do Metrô da RMBH, com investimento total de R$ 3,7 bilhões, viabilizado pelo Governo de Minas em parceria com o Governo Federal, somado aos recursos da iniciativa privada, tem possibilitado melhorias nos serviços prestados aos mais de 90 mil passageiros transportados todos os dias atualmente.

No segundo ano do contrato, entre os avanços, destacam-se a aquisição de 24 novos trens, com as primeiras unidades previstas para entrar em operação no primeiro semestre de 2026, oferecendo mais conforto e mais estabilidade nas viagens, além de economia no consumo de energia.

Também estão programadas a conclusão da reforma no Pátio São Gabriel, com ampliação da oficina de manutenção que atenderá as Linhas 1 e 2, e a recuperação da via permanente, da rede aérea e dos sistemas de energia, sinalização e telecomunicação.

Além disso, desde 2023, os usuários podem utilizar, gratuitamente, o sistema de internet wi-fi nos trens e estações, além de terem acesso ao sistema de bilhetagem digital. É possível acompanhar ainda a previsão de chegada dos trens nos 96 painéis de LED espalhados por todas as estações do sistema.

Linhas 1 e 2

A revitalização completa da Linha 1, incluindo as 19 estações ao longo do percurso de 28,1 quilômetros, tem previsão de conclusão para 2026.

Na primeira etapa, foram contempladas as estações Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho. No segundo lote, ainda passarão por reformas as unidades Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar.

A construção da Linha 2, iniciada com intervenções nas estações Amazonas e Nova Suíça, terá um traçado de 10,5 quilômetros e sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. A previsão é que a nova linha entre em operação comercial em 2028, encerrando uma espera de mais de 20 anos dos mineiros.

Com a conclusão das obras, a expectativa é de que o Metrô da RMBH passe a transportar uma média diária de 223 mil passageiros, sendo 157 mil na Linha 1 e 56 mil na Linha 2.

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Notícias Thu, 20 Mar 2025 09:17:04 -0300
Escória siderúrgica é utilizada na melhoria da malha rodoviária não pavimentada na região de Curvelo http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3621-escoria-siderurgica-e-utilizada-na-melhoria-da-malha-rodoviaria-nao-pavimentada-na-regiao-de-curvelo http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3621-escoria-siderurgica-e-utilizada-na-melhoria-da-malha-rodoviaria-nao-pavimentada-na-regiao-de-curvelo

Produto denominado escória de aciaria foi aplicado no trecho não pavimentado da MG-164, entre Felixlândia (Córrego do Bagre) até a barragem Três Marias, região Central de Minas.

Mais de 2,2 mil toneladas, doadas por uma empresa de ferro gusa de Sete Lagoas, foram aplicadas em um trecho de 10,5 quilômetros de forma descontinuada, eliminando os pontos críticos da rodovia.

A medida além de evitar a criação de um passivo ambiental gera economia aos cofres públicos, uma vez que o material substitui o cascalho extraído de jazidas para melhorar as estradas de terra.

Agregado siderúrgico surge do processo de produção de aciaria, composto de óxidos e silicatos e possui alta resistência ao desgaste.

“A escória é aplicada na via e misturada ao leito da estrada com o auxílio de uma motoniveladora, o que melhora significativamente as condições da pista. A principal vantagem desse material é sua durabilidade, que contribui para a prevenção do surgimento de buracos e aumenta a capacidade de suporte da estrada”, explica Ricardo Paulino, coordenador regional do DER-MG em Curvelo.

Além da aplicação de escória, o trecho da MG-164 passou por uma série de melhorias, incluindo a manutenção das saídas d'água e das bacias de escoamento, poda e corte de árvores, roçada e a instalação de sinalização vertical.

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Notícias Tue, 18 Mar 2025 11:32:52 -0300
Governo de Minas acompanha entrega de 64 novos ônibus metropolitanos em Ibirité http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3620-governo-de-minas-acompanha-entrega-de-64-novos-onibus-metropolitanos-em-ibirite http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3620-governo-de-minas-acompanha-entrega-de-64-novos-onibus-metropolitanos-em-ibirite


O Governo de Minas Gerais avança na renovação da frota de transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) com a entrega de 64 novos ônibus para atender às linhas que operam em Ibirité e região. Até o momento, 426 veículos novos já estão circulando em toda RMBH.

Essa entrega faz parte do acordo firmado em setembro de 2024 entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), com intermediação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG).

Os novos veículos representam um grande passo para a modernização do transporte público na RMBH, reforçando o compromisso do Governo de Minas em oferecer serviços de qualidade à população, como explica o secretário de Infraestrutura, Pedro Bruno.

"Estamos promovendo a maior renovação da frota do transporte metropolitano da história, por meio de um acordo que vai garantir mais dignidade e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Vivemos na RMBH, o terceiro maior aglomerado urbano do Brasil, e o que mais perdemos é tempo no trânsito. Por isso, seguimos avançando com a entrega de novos veículos, a expansão do metrô e a criação de corredores exclusivos para ônibus, com o objetivo de transformar a mobilidade da RMBH e oferecer um transporte mais eficiente à população”, destacou.

Renovação da frota
Com a entrada dos novos veículos, a idade média da frota da RMBH, composta por 2,4 mil ônibus, será reduzida de 11 anos para 6 anos até o final de 2025.

Os 426 novos veículos estão circulando em linhas que atendem diversos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, como Contagem, Santa Luzia, Vespasiano, Nova Lima, Sabará, Betim, Ibirité e Ribeirão das Neves.

A alocação dos novos ônibus foi definida com base em critérios como a idade dos veículos substituídos, número de reclamações e volume de passageiros transportados.

Até o final de 2025, 850 novos veículos estarão em atividade em toda a Região Metropolitana. Ao todo, o projeto prevê investimentos de R$ 382 milhões, destinados a reequilibrar os contratos do transporte coletivo devido aos impactos da pandemia.

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Notícias Fri, 14 Mar 2025 11:58:59 -0300
Governo de Minas acompanha início das operações da concessão da Rota dos Cristais, na BR-040 http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3619-governo-de-minas-acompanha-inicio-das-operacoes-da-concessao-da-rota-dos-cristais-na-br-040 http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3619-governo-de-minas-acompanha-inicio-das-operacoes-da-concessao-da-rota-dos-cristais-na-br-040

Confirmando o compromisso de estar presente em anúncios de melhoria das estradas, o governador Romeu Zema, acompanhou, nesta segunda-feira (10/3), em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o início das operações da Via Cristais, concessionária responsável pela gestão da BR-040, no trecho de quase 600 quilômetros entre Belo Horizonte e Cristalina (GO).

“É uma satisfação presenciar este momento em que o trecho da BR-040 que liga o Vetor Norte até o estado de Goiás passará a ter uma gestão que vai trazer melhorias, vai passar a ter uma recuperação asfáltica, salvando vidas e trazendo mais conforto e agilidade para os mineiros”, pontuou o governador de Minas Gerais.

A Via Cristais também apresentou um plano de cem dias, que traça melhorias de infraestrutura e de serviços aos usuários no início da administração. Esse planejamento da concessionária inclui a implementação de sinalização horizontal, sinalização vertical, troca de 257 painéis, aplicação de 26 mil novas tachas ao longo da rodovia e serviço de tapa-buracos, com a recuperação de mais de mil pontos.

Além disso, o governador destacou a importância das concessões para as estradas e deu um panorama das rodovias de âmbito estadual. “Sou totalmente favorável às concessões, que permitem dar condições de atender de maneira adequada os usuários das rodovias”, disse.

"A BR-040 passa exatamente onde a produção agrícola do estado mais cresce, que é no Noroeste de Minas Gerais. E nós sabemos que é nas rodovias que a produção é escoada, atraindo mais renda para os produtores", salientou Romeu Zema.

“Lembro também que as nossas rodovias estão sendo bem cuidadas. Já são 38 obras em andamento e mais de 50 que vão ser licitadas esse ano ainda. Estamos sempre em busca de deixar a vida dos mineiros mais confortável”, completou o governador.

Na proposta, também se destaca a implementação do Centro de Controle para a assistência integral aos usuários, a instalação de bases de apoio, serviços de socorro médico, utilização de viaturas de inspeção, ambulâncias, guinchos pesados e leves, entre outros.

A concessão contará ainda com um sistema de monitoramento com 228 câmeras de segurança e 28 painéis de mensagens, assim como tecnologia de detecção automática de incidentes, para mais segurança e eficiência na gestão do tráfego.

Obras

Além das melhorias imediatas, a concessionária está desenvolvendo um plano de investimentos para o futuro da rodovia, com foco em modernização e expansão. O projeto contempla a duplicação de 10 quilômetros da estrada, 168 quilômetros de faixas adicionais em vias duplas, 174 quilômetros de faixas adicionais em vias simples e 61 quilômetros de estradas marginais.

Essas melhorias deverão gerar mais de 91 mil empregos diretos e indiretos, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico da região.

Investimentos

Ao todo, a concessão da BR-040 prevê investimentos totais de R$ 12 bilhões, sendo R$ 6,4 bilhões destinados à infraestrutura e R$ 5,6 bilhões a custos operacionais pelos próximos 30 anos.

Com previsão de beneficiar diretamente mais de 4,2 milhões de pessoas, a concessão busca melhorar a segurança, reduzi os cursos para os motoristas e contribuir para a interligação entre a região Centro-Oeste do Brasil e Minas Gerais, estimulando a economia e a mobilidade no país.

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Notícias Mon, 10 Mar 2025 11:57:15 -0300
Governador se reúne com representantes da concessionária responsável pela gestão da Rota dos Cristais, na BR-040 http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3617-governador-se-reune-com-representantes-da-concessionaria-responsavel-pela-gestao-da-rota-dos-cristais-na-br-040 http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3617-governador-se-reune-com-representantes-da-concessionaria-responsavel-pela-gestao-da-rota-dos-cristais-na-br-040

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, se reuniu, nesta segunda-feira (10/3), com representantes da Via Cristais, concessionária da Rota dos Cristais, trecho de 594 quilômetros da rodovia BR-040, entre Belo Horizonte e Cristalina (GO).

A concessão será administrada pela empresa francesa Vinci Highways e Romeu Zema frisou o apoio do Governo de Minas ao trabalho da concessionária, que fará a gestão pelos próximos 30 anos. Ao lado do secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno, o governador deu boas-vindas à empresa no estado.

"No que depender de nós, em termos de licenças ambientais e contato com os prefeitos, estamos à disposição. Acreditamos nesse modelo de concessões e queremos que esse seja apenas o primeiro negócio da Vinci aqui em Minas. Temos um grande portfólio de projetos de concessão de rodovias estaduais e queremos que vocês participem", registrou Romeu Zema.

No encontro, foram destacadas a dimensão e o desafio das intervenções necessárias para o trecho da concessão da rodovia federal, assim como a importância da criação de uma agência reguladora de transportes em Minas Gerais, para aprimorar a previsibilidade dos trabalhos e mais segurança para a administração das rodovias concessionadas.

O governador de Minas participa, ainda nesta segunda-feira, da cerimônia de início das operações da concessionária, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).​


 

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Notícias Mon, 10 Mar 2025 10:58:34 -0300
Minas Gerais recupera rodovias das regiões do Vale do Jequitinhonha e do Mucuri http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3618-minas-gerais-recupera-rodovias-das-regioes-do-vale-do-jequitinhonha-e-do-mucuri http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3618-minas-gerais-recupera-rodovias-das-regioes-do-vale-do-jequitinhonha-e-do-mucuri

O Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), está revitalizando o pavimento em diversas rodovias nas regiões do Vale do Jequitinhonha e do Mucuri. As melhorias já foram finalizadas nos 45,3 quilômetros da MG-308, entre Capelinha e Turmalina, e na MG-406, entre Almenara e Rubim, em um trecho de 36 quilômetros.

Atualmente, as equipes do DER-MG executam obras na MG-211, entre Satubinha e Novo Cruzeiro, trecho de 43 quilômetros, dos quais sete já estão concluídos.

Ainda na região, são executadas melhorias na MG-405, entre Jacinto e Santo Antônio do Jacinto, em um segmento de 59 quilômetros. Deste total, conforme cronograma de obras, 35,6 quilômetros serão revitalizados de imediato e os outros 23,4 quilômetros serão executados em segunda fase.

Além desses trechos, para este ano, estão previstas obras em 30 quilômetros da MGC-451, entre Carbonita e o entroncamento com a MGC-367.

As intervenções envolvem a revitalização do trecho com serviços de remendo profundo, tapa buracos, reperfilamento, micro revestimento, pintura de faixas horizontais e colocação de taxas refletivas.

As obras são executadas por meio do contrato de conservação e manutenção permanentes do DER-MG. Um tipo de trabalho realizado, continuamente, pelas 40 unidades do DER-MG no estado, que busca garantir que pequenos problemas nas rodovias não evoluam para situações mais complexas, coloquem em risco os usuários e gerem custos excessivos para os cofres públicos.

Para o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, os novos contratos de manutenção e conservação permanentes são fundamentais para garantir a vida útil das rodovias, além das condições de segurança e conforto para a população e para a competitividade na produção de bens e serviços.

“Nos últimos dois anos adotamos um novo modelo de contrato que tem o objetivo de dar uma resposta mais rápida às demandas que surgem nas rodovias estaduais, com foco no aumento da qualidade dos serviços de manutenção rotineira”, explica Tavares.

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Notícias Mon, 10 Mar 2025 09:06:12 -0300
Governo de Minas lança o Carnaval da Mobilidade para facilitar deslocamento de foliões e turistas no estado http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3616-governo-de-minas-lanca-o-carnaval-da-mobilidade-para-facilitar-deslocamento-de-folioes-e-turistas-no-estado http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3616-governo-de-minas-lanca-o-carnaval-da-mobilidade-para-facilitar-deslocamento-de-folioes-e-turistas-no-estado

O Carnaval de Minas Gerais promete movimentar mais de 12 milhões de pessoas pelo estado. Para garantir que foliões e turistas cheguem aos seus destinos com mais segurança e praticidade, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), lança a campanha Carnaval da Mobilidade.

A iniciativa reúne uma série de ações e disponibiliza ferramentas on-line para otimizar a circulação tanto para quem quer curtir a folia em Belo Horizonte quanto para quem busca descanso no interior do estado.

Uma delas é uma plataforma intuitiva que permite a consulta das linhas de ônibus metropolitanos e municipais que levam até os blocos carnavalescos da capital, além das estações de metrô mais próximas de cada um.

Mas se o objetivo é fugir da folia e buscar um destino mais tranquilo, os mineiros contam com um portal que reúne informações sobre as rotas recém recuperadas pelo Governo de Minas, que levam a roteiros turísticos na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e interior.

"Com todas essas iniciativas, o Governo de Minas quer facilitar a vida dos foliões e tornar o Carnaval do estado cada vez melhor", afirma o subsecretário de Transportes e Mobilidade, Aaron Duarte.

Rota da folia

O Carnaval de BH tem previsão de atrair 6 milhões de foliões, nos cerca de 550 blocos cadastrados.

Quem vai curtir o agito na capital mineira, transitando por meio do transporte coletivo, precisa ficar atento às interdições em diversas ruas do hipercentro de Belo Horizonte, que refletirão nas rotas dos ônibus municipais e metropolitanos.

Das 640 linhas que operam no Sistema de Transporte Metropolitano, 180 terão alterações nos itinerários.

Com poucos cliques, o usuário poderá consultar na plataforma da Rota da Folia quais ônibus levam até os blocos, itinerários e desvios e estações de metrô mais próximas dos blocos. A plataforma está disponível na versão desktop e mobile.

Carnaval da Tranquilidade

As estradas que levam até alguns destinos tranquilos de Minas estão mais seguras e acessíveis no Carnaval 2025. Com o programa Caminhos pra Avançar, cerca de 5,5 mil quilômetros foram revitalizados, garantindo um trajeto mais confortável e seguro.

Para quem pretende aproveitar as estâncias hidrominerais, cachoeiras e cidades históricas do estado, a novidade é um portal que reúne informações sobre as melhorias nas rodovias que levam até esses destinos, contatos para acionar serviços em estradas concedidas, além de roteiros com dicas de passeios e experiências nos municípios mineiros. Clique aqui para acessar. 

 

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Notícias Fri, 28 Feb 2025 10:51:00 -0300
Carnaval da Mobilidade: estações e bilheterias do Metrô e dos ônibus Metropolitanos com horários especiais para você curtir a folia http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3615-carnaval-da-mobilidade-estacoes-e-bilheterias-do-metro-e-dos-onibus-metropolitanos-com-horarios-especiais-para-voce-curtir-a-folia http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3615-carnaval-da-mobilidade-estacoes-e-bilheterias-do-metro-e-dos-onibus-metropolitanos-com-horarios-especiais-para-voce-curtir-a-folia

O Carnaval começa oficialmente neste final de semana e os foliões que vão curtir os bloquinhos na Capital precisam ficar atentos aos horários de funcionamento das estações e das bilheterias do Metrô e dos ônibus Metropolitanos. Confira:

Ônibus Metropolitano

As linhas de ônibus do sistema de transporte público metropolitano vão operar com quadro de horários especiais, conforme cronograma a seguir:

Data

Dia da semana

Quadro de Horários

01/03

Sábado

Sábado atípico

02/03

Domingo

Domingo/feriado

03/03

Segunda-feira

Domingo/feriado

04/03

Terça-feira

Domingo/feriado

05/03

Quarta-feira

Quarta-feira de Cinzas

06/03

Quinta-feira

Dia útil atípico

07/03

Sexta-feira

Dia útil atípico

08/03

Sábado

Sábado atípico

Os horários de todas as linhas metropolitanas podem ser consultados no site do DER-MG:

http://www.consultas.der.mg.gov.br/grgx/sgtm/consulta_linha.xhtml

A consulta também está disponível pelo aplicativo MGApp.

Funcionamento das estações e bilheterias centrais das linhas metropolitanas

• Estação e Bilheteria Oiapoque: fecha dia 28/02/2025 às 23h59 e reabre dia 05/03/2025 às 03h59.

• Estação Tupinambás (Paraná): bilheterias abertas das 7h às 24h (de 1/03/2025 a 04/03/2025).

• Estação e Bilheteria Santos Dumont: fecham dia 28/02/2025 às 23:59 e reabrem dia 02/03/2025 às 03:59.

• Estação Aarão Reis: fecha dia 28/02/2025 às 16:00 e reabre dia 05/02/2025 às 03:59.

Obs: a bilheteria da Aarão Reis não abrirá no dia 28/02 (sexta-feira) e permanecerá fechada durante todo o carnaval, só voltando a funcionar na quarta-feira de cinzas (05/03) às 14h.

• Estação e Bilheteria Bernardo Monteiro: funcionamento normal.

Obs: durante o período de interdição, a operação da Aarão Reis será transferida para a Bernardo Monteiro; a operação da Oiapoque será transferida para a Tupinambás (Paraná); e a operação da Espirito Santo (Santos Dumont) também será transferida para Tupinambás (Paraná).

Metrô BH

Intervalo entre os trens:

De sábado a terça de Carnaval (1º a 4/03) o Metrô BH vai operar com 10 minutos de intervalo entre os trens durante todo o dia.

No sábado de Carnaval (1º/03), as Estações Eldorado, Vilarinho e São Gabriel abrirão às 5h, com bilheterias em funcionamento.

Na quarta-feira de cinzas (05/03), o intervalo entre trens será de 10 minutos das 11h às 13h e de nove minutos das 16h30 às 19h. Nos demais horários, o intervalo entre trens será de 15 minutos.

De sábado a terça de Carnaval (1º a 4/03):

A entrada dos passageiros na Estação Central será, exclusivamente, pela Rua Aarão Reis.

A saída da Estação Central será, exclusivamente, pela escadaria da Praça da Estação.

O túnel que liga a Estação Central à Rua Sapucaí estará fechado, a pedido dos organizadores do evento.

Ah, e lembre-se para mais essas dicas:

Transporte de volumes: a maior dimensão do objeto não deve ultrapassar dois metros e as demais medidas não podem ser maiores que 50 centímetros.

Carrinhos de bebidas e gelados devem respeitar as dimensões máximas de transporte de volume.

Não é permitida a entrada no metrô com garrafas e outros recipientes de vidro.

Na entrada das estações Central, Eldorado e Vilarinho haverá recipiente específico para o recolhimento de latas.

É proibido todo tipo de comércio irregular nos trens e estações.

É proibido fumar nas estações e trens.

Nas bilheterias do metrô, estações e trens, serão respeitadas as prioridades no atendimento e na ocupação de assentos para os grupos que têm esse direito, conforme Lei 10.048/00, a saber: pessoas com deficiência, lactantes, autistas, grávidas, idosos com mais de 60 anos e pessoas com crianças de colo.

 

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Banco de Notícias Wed, 26 Feb 2025 07:45:45 -0300
DER-MG publica Portaria que restringe tráfego de veículos pesados durante os feriados de 2025 http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3614-der-mg-publica-portaria-que-restringe-trafego-de-veiculos-pesados-durante-os-feriados-de-2025 http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3614-der-mg-publica-portaria-que-restringe-trafego-de-veiculos-pesados-durante-os-feriados-de-2025


Para oferecer mais segurança aos motoristas que viajam pelas rodovias estaduais mineiras, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) vai restringir o tráfego de veículos de grande porte durante os feriados em 2025, em função do aumento significativo do fluxo de veículos nessas datas.

A medida, definida pela portaria nº 4162, de 24 de fevereiro de 2025, e publicada nesta terça-feira (25), no Diário Oficial, começa a valer para o feriado de Carnaval, conforme o quadro abaixo).

Veículos da categoria grande porte, que englobam as Combinações de Veículos de Carga – CVC, as Combinações de Transporte de Veículos - CTV e de cargas indivisíveis, entre os quais o tipo bitrens, treminhões e rodotrens, não poderão circular nas rodovias, ainda que autorizadas a circular por meio de Autorização Especial de Trânsito (AET) ou Autorização Específica (AE), em todos os trechos rodoviários estaduais de pista simples, e nos trechos de pista dupla das seguintes rodovias:
- MG-010, entre o km 12,4 (Venda Nova/ Viaduto da Vilarinho) e o km 31,3 (entroncamento para o Aeroporto de Confins);
-MGC-135, entre o km 370 (Montes Claros-MG) e o km 398 (Bocaiuva-MG), e entre o km 573 (Corinto-MG) e o km 668 (entroncamento com a BR-040); e
-MG-050, entre o km 57 (entroncamento com a BR 262, no início da duplicação) e km 164 (entroncamento com MG-164).

Conforme Portaria, estão suspensos, também, os serviços de escolta oficial para os veículos superdimensionados nos períodos dos feriados, em razão do efetivo da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e do DER-MG estarem atuando em outras ações de segurança viária.

Caso algum motorista seja abordado realizando deslocamentos com os veículos impedidos de circular, o infrator fica sujeito às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (art. 187-I, da Lei Federal nº 9.503, de 1997), como a perda de quatro pontos na carteira, multa e retenção do veículo até o término do horário de restrição.
O Decreto contempla, também, o feriado de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria, no Triângulo Mineiro, quando a cidade recebe milhares de pessoas que transitam pelas rodovias da região, durante os 15 primeiros dias de agosto.


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Notícias Wed, 26 Feb 2025 06:29:49 -0300
Autorização para uso de faixa de domínio das rodovias estaduais mineiras pode ser solicitada via internet http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3613-autorizacao-para-uso-de-faixa-de-dominio-das-rodovias-estaduais-mineiras-pode-ser-solicitada-via-internet http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3613-autorizacao-para-uso-de-faixa-de-dominio-das-rodovias-estaduais-mineiras-pode-ser-solicitada-via-internet

Já é possível solicitar, via internet, a Autorização Para Uso de Faixa de Domínio nas rodovias estaduais de Minas, sob administração do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). A novidade, que passa a vigorar a partir desta quinta-feira (20/2), vai proporcionar mais transparência, agilidade e conforto para o usuário do serviço.

Antes, o pedido era protocolado, pessoalmente, em uma das 40 coordenadorias regionais do DER-MG em todo o estado, e depois encaminhado à sede em Belo Horizonte.

Agora, a solicitação de uso da faixa de domínio, conforme usos permitidos pelo Decreto Estadual 43.932/2004, pode ser feita por pessoa física ou jurídica, por meio do Portal de Serviços do DER-MG.

Com a nova ferramenta, o usuário poderá acompanhar o andamento de solicitações em todas as etapas do processo, conferir os documentos de arrecadação estadual (DAE) emitidos, além de obter outras informações. A novidade se consolida como um canal de comunicação direta e de fácil acesso entre o usuário e o DER-MG.

De acordo com a gerente de Faixa de Domínio da autarquia, Carolina Machado, com a inclusão da ferramenta no portal de serviços, as solicitações só poderão ocorrer via web. Para os casos excepcionais, as 40 unidades regionais do órgão estão orientadas a relatar a situação à gerência, que auxiliará na condução de cada caso.

“Quem viaja pelas rodovias mineiras já deve ter se deparado com placas alertando: 'antes de construir, consulte o DER-MG'. Isto acontece porque toda rodovia possui uma área denominada 'faixa de domínio', que por questões de segurança de quem transita pelas vias, só pode receber intervenções e obras com autorização do Departamento”, explica a gerente Carolina Machado.

Ela esclarece que a faixa de domínio abrange a pista, o acostamento, se houver, e uma área de conservação, até as cercas de divisa com as propriedades ao lado.

Uso ou ocupação

A instalação de gasoduto, adutora ou rede elétrica que passa às margens ou cruza uma rodovia, a construção de alças de acesso às rodovias e a instalação de outdoor publicitário são alguns exemplos de intervenções que podem ocupar a faixa de domínio da rodovia. Assim, quando alguma intervenção é pensada, o DER-MG, obrigatoriamente, deve ser contatado para análise e aprovação.

O uso ou ocupação da faixa de domínio pode ser taxado ou não. Instalações de rede elétrica, por exemplo, são isentas de pagamento de taxas em todo território mineiro. Quando as intervenções são solicitadas pelo consumidor final, para uso próprio, também há isenção de taxas.

No entanto, existem modalidades de uso e ocupação da faixa de domínio para as quais são cobradas taxas, como no caso da instalação de placas publicitárias não institucionais, ou de cabos de fibra óptica, assim como para a construção de acesso, que requer o pagamento de taxa de vistoria.

O uso ou ocupação irregular, que não passou pela aprovação do DER-MG, pode sofrer sanções, incluindo multas, que variam de leve a gravíssima, dependendo da irregularidade.

Em 2024, o DER-MG recebeu 924 solicitações de uso ou ocupação de faixa de domínio, tendo sido aprovadas cerca de 800. Este número tem crescido ano a ano, numa taxa de 12,5%, e a expectativa, com a disponibilização do novo serviço, é de que a demanda cresça ainda mais.

Cuidados na construção

Para aqueles que desejam construir ou implantar estabelecimentos comerciais ou industriais às margens de rodovias é importante, antes de qualquer decisão, procurar o DER-MG para entender quais são as restrições e necessidades da área em questão.

Foi o que fez a empresária Amanda da Mata Spitale Spranger, ao começar a construção de uma casa de eventos na MGC-356, no bairro Santa Lúcia, em Belo Horizonte. Segundo ela, a regularização do acesso junto ao DER-MG foi a primeira providência ao iniciar o projeto para evitar transtornos, multas e até problemas jurídicos.

"Minha experiência com o DER-MG foi muito boa. A equipe nos deu suporte e o processo foi muito rápido. Agora, com toda a tramitação eletrônica, tenho certeza que será muito mais ágil e eficiente”, avalia a empresária Amanda da Mata.

A mesma percepção tem o engenheiro civil Frederico Zerlotini, que utiliza com muita frequência os serviços de autorização de uso de faixa de domínio para acessos a supermercados, mineradoras, centros de distribuição e indústrias.

“Os processos, atualmente, geram muitos documentos físicos que chegam das regionais do DER-MG, do interior para a sede em Belo Horizonte, o que pode demandar tempo. Com o novo sistema tudo vai se tornar mais célere”, define.

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Notícias Thu, 20 Feb 2025 13:10:09 -0300
Governo de Minas reforma escolas indígenas Maxakali no Vale do Mucuri http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3612-governo-de-minas-reforma-escolas-indigenas-maxakali-no-vale-do-mucuri http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3612-governo-de-minas-reforma-escolas-indigenas-maxakali-no-vale-do-mucuri

O Governo de Minas está reformando 13 Escolas Estaduais Indígenas Maxakali no Vale do Mucuri, com o objetivo de proporcionar segurança, conforto e uma infraestrutura mais moderna para os estudantes da região.

A primeira unidade reformada e entregue é o prédio Guigui, da Escola Estadual Indígena Capitãozinho Maxakali, em Bertópolis, no Vale do Mucuri. Com a conclusão das melhorias, os estudantes iniciaram o ano letivo de 2025 em um espaço totalmente renovado.

As obras, realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), reforçam o compromisso do estado com a valorização da educação e da cultura indígena.

As unidades beneficiadas estão localizadas nos municípios de Ladainha (duas escolas), Teófilo Otoni (uma escola no distrito de Topázio), Santa Helena de Minas (seis escolas) e Bertópolis (quatro escolas).

O investimento total nas obras é de aproximadamente R$ 10 milhões, com início das intervenções em maio de 2024 e previsão de conclusão em até dois anos.

"Nosso compromisso é transformar a realidade dos mineiros, oferecendo ambientes mais seguros e modernos, seja nas escolas, unidades de saúde ou outros serviços essenciais. Cada obra efetiva o compromisso de melhorar a qualidade de vida da população e contribuir para o desenvolvimento em todo o estado", afirmou o secretário da Seinfra, Pedro Bruno.

Para o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, as reformas nas escolas indígenas são um passo importante na valorização da educação e na promoção da inclusão social.

"Estamos empenhados em transformar não apenas os prédios, mas também a realidade educacional dos nossos jovens indígenas. Um espaço adequado para aprendizagem é essencial para preservar a identidade cultural das comunidades e garantir que os saberes tradicionais sejam mantidos e respeitados", afirma Igor de Alvarenga.

Entrega

A Escola Estadual Indígena Capitãozinho Maxakali passou por diversas melhorias estruturais como reforma do telhado, banheiros, pintura, troca da rede hidráulica, novas lousas, cozinha com novos revestimentos, construção de fossa séptica, piso em concreto e um muro ao redor do prédio.

“A nova estrutura, além de oferecer um ambiente agradável para aprender, traz mais segurança e bem-estar aos estudantes, um incentivo a mais para estar na sala de aula. É um novo ânimo para toda a comunidade escolar: pais, alunos e educadores”, destacou o diretor Nilson Ferreira dos Santos.

Marilton Maxakali, professor e ex-aluno da escola, comemorou as melhorias. “Antes, o chão do pátio era de terra e agora está calçado. A escola está mais segura com a construção do muro, os banheiros estão novos, assim como as salas e a secretaria. ‘Yã Mai’, que significa muito bom”, avaliou.

Mais reformas em andamento

As obras seguem avançando. Em Bertópolis, estão em reforma os prédios Manoel Damásio e Reginaldo. Já em Santa Helena de Minas, as melhorias nas escolas Joviel e Badé também já estão em andamento.

As intervenções têm o objetivo de preservar as edificações escolares e proporcionar ambientes que garantam a continuidade dos saberes tradicionais das comunidades Maxakali, contribuindo para a manutenção de sua história e cultura.

Educação Escolar Indígena

A Secretaria de Estado de Educação assegura as especificidades no atendimento ao estudante da Educação Escolar Indígena, garantindo uma matriz curricular específica, que respeita a língua, cultura e tradições da etnia que a comunidade pertence.

A rede estadual conta atualmente com 25 escolas indígenas, que se desdobram em diversos anexos e turmas vinculadas.

Além delas, há seis anexos de escolas não indígenas que atendem esses povos originários, localizados em 17 municípios, onde estão matriculados cerca de 4,5 mil estudantes.

Ao todo, são atendidos estudantes de 12 etnias, são elas: Kamakã, Kaxixó, Kiriri, Krenak, Maxakali, Mokuriñ, Pankararu, Pataxó, Pataxó Hã-Hã-Hãe, Tuxá, Xakriabá e Xucuru-Kariri.

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Notícias Tue, 18 Feb 2025 06:52:50 -0300
Governo de Minas publica edital de concessão das rodovias do Vetor Norte com foco em melhorias da mobilidade http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3611-governo-de-minas-publica-edital-de-concessao-das-rodovias-do-vetor-norte-com-foco-em-melhorias-da-mobilidade http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3611-governo-de-minas-publica-edital-de-concessao-das-rodovias-do-vetor-norte-com-foco-em-melhorias-da-mobilidade

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), publicou, nesse sábado (15/2), o edital de concessão do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O objetivo é trazer mais segurança e fluidez para os mais de 124 quilômetros das rodovias MG-010, MG-424 e LMG-800, além de implantação de serviços aos usuários.

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, as melhorias vão impactar na produtividade, na economia da região e, principalmente, na qualidade de vida de quem usa essas rodovias diariamente.

“O projeto da concessão é mais um esforço do Governo do Estado para melhorar a mobilidade na Região Metropolitana. Vivemos no terceiro maior aglomerado urbano do país e lidamos diariamente com perda de tempo no trânsito, afetando a produtividade no trabalho e tempo de qualidade com as famílias. Com a concessão, estimamos, por exemplo, uma redução de 30 minutos do tempo gasto no deslocamento BH-Sete Lagoas, pela MG-424, e igualmente no trecho entre a capital e a Serra do Cipó, pela MG-010”, afirmou Pedro Bruno.

Ao longo do período de contrato de concessão, serão investidos cerca de R$ 5 bilhões para garantir que essas rodovias tenham infraestrutura segura e no mais alto padrão de qualidade.

Entre as principais melhorias estão as obras de ampliação de capacidade ao longo de todo o trecho. O destaque está para a construção de três novos contornos viários, já em pista dupla, nas cidades de Lagoa Santa, Prudente de Morais e Matozinhos. As alças viárias são componentes importantes para tirar o tráfego pesado de dentro das cidades e melhorar o trânsito, com foco em segurança e fluidez para o deslocamento dos motoristas e moradores das cidades.

Ainda serão executados 44 quilômetros de novas pistas, entre duplicações, terceiras faixas e vias marginais, além de inclusão de acostamento em todo o trecho, transformando o corredor em uma moderna via expressa, que vai elevar o patamar de desenvolvimento de toda a região.

A iniciativa prevê, também, a construção de 31 novos viadutos e pontes, 23 novas passarelas nas travessias urbanas com foco nos pedestres, 26 pontos de ônibus, aumentando a segurança para motoristas e usuários do transporte público.

O projeto é uma solução definitiva para a região, pois assegura em um único pacote a realização de obras de ampliação de capacidade há muito tempo esperadas pelos moradores e investimentos constantes em recapeamento e manutenção dos trechos. As exigências contratuais não admitem buracos e trincas no asfalto e determinam padrões de qualidade, garantindo pistas em boas condições do pavimento todos os dias pelos próximos 30 anos.

Com investimentos em infraestrutura, o projeto deve gerar mais de 24 mil empregos diretos e indiretos, fortalecendo também os setores de serviços e comércio.

Vale ressaltar que a cobrança de pedágio será feita somente após a entrega das intervenções previstas para o primeiro ano de contrato.

Outros benefícios
Os motoristas também contarão com serviços de assistência 24 horas por dia. Em casos de emergência médica, o atendimento chegará ao local em até 30 minutos. Já para problemas mecânicos, como pane elétrica ou pneu furado, o socorro será prestado em no máximo uma hora.

Um centro de controle operacional e duas bases de serviços operacionais serão implantados para coordenar todos estes serviços, garantindo apoio e segurança aos usuários das rodovias.

Participação social: consulta e audiências
Para garantir um debate amplo e transparente, foram realizadas no fim do ano passado duas audiências públicas, além da abertura de uma consulta pública para que qualquer cidadão pudesse contribuir com sugestões. Com as contribuições, foram implementadas adaptações no projeto para atender às necessidades da população.

As informações completas sobre a concessão do Vetor Norte podem ser consultadas nestes dois links: Lote 8 - Vetor Norte e Lote Rodoviário 8 - Vetor Norte.

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Notícias Mon, 17 Feb 2025 08:42:52 -0300
Convite para o Road Show Seinfra: Apresentação do edital de obras de segurança hídrica da RMBH http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3610-convite-para-o-road-show-seinfra-apresentacao-do-edital-de-obras-de-seguranca-hidrica-da-rmbh http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3610-convite-para-o-road-show-seinfra-apresentacao-do-edital-de-obras-de-seguranca-hidrica-da-rmbh

A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) convida suas associadas para o Road Show, onde o secretário Pedro Bruno Barros de Souza e sua equipe irão apresentar os detalhes do Edital de Concorrência Eletrônica 001/2025.

O projeto contempla as obras do Lote 3, voltadas para a segurança hídrica da Região Metropolitana de BH, incluindo a ampliação do Sistema Rio Manso, além de outros editais que serão lançados.

Data: 18 de fevereiro de 2025
Horário: 9h
Local: SICEPOT-MG - Av. Raja Gabaglia, 1143 - 17º andar – Luxemburgo

Confirme sua presença aqui

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Notícias Fri, 14 Feb 2025 12:45:23 -0200