Notícias http://www.infraestrutura.mg.gov.br Fri, 29 Sep 2023 17:58:55 -0300 Joomla! - Open Source Content Management - Version 2.5.14 pt-br Contatos da Seinfra durante período de teletrabalho http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/2628-acesse-aqui-os-principais-contatos-da-seinfra-durante-periodo-de-teletrabalho http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/2628-acesse-aqui-os-principais-contatos-da-seinfra-durante-periodo-de-teletrabalho

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), em atenção às recomendações do Ministério da Saúde e Secretaria do Trabalho em relação ao Coronavírus (Covid-19) e, em obediência ao Decreto Estadual nº 47.886, de 15 de março de 2020, está trabalhando em Regime Especial de Teletrabalho. Listamos, abaixo, alguns dos serviços prestados pela Seinfra e respectivos contatos durante este período:

Solicitações de imprensa:
imprensa@infraestrutura.mg.gov.br

Doação de vigas metálicas, bueiros e mata-burros: 
marcos.marcio@infraestrutura.mg.gov.br

Dúvidas sobre Planilha Preço Seinfra: 
rogerio.valle@deer.mg.gov.br

Prestação de contas convênios de saída: 
dpc@infraestrutura.mg.gov.br 

Celebração de convênios de saída: 
rafael.morais@infraestrutura.mg.gov.br 

Dúvidas e solicitações referentes ao Táxi Especial Metropolitano: 
stm.contratos@infraestrutura.mg.gov.br 

Assuntos relacionados à ferrovias e ao Plano Estratégico Ferroviário: 
ferrovias@infraestrutura.mg.gov.br

Solicitações e dúvidas referentes às obras públicas: 
debora.carmo@infraestrutura.mg.gov.br 

Dúvidas e solicitações referente a Parcerias e Concessões: 
parcerias@infraestrutura.mg.gov.br 

Assuntos relacionados à logística de transportes: 
concessoes@infraestrutura.mg.gov.br

Relações intragovernamentais: 
viviane.santos@infraestrutura.mg.gov.br 

Solicitações referentes ao Transporte Coletivo Intermunicipal e Metropolitano
site: www.deer.mg.gov.br/fale-conosco, e-mail: atendimento@der.mg.gov.br ou aplicativo MGApp / SEI-MG para empresas

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Notícias Wed, 23 Dec 2020 05:04:54 -0200
Obras do Provias chegam ao trecho Mutum-Lajinha, na Zona da Mata http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3339-obras-do-provias-chegam-ao-trecho-mutum-lajinha-na-zona-da-mata http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3339-obras-do-provias-chegam-ao-trecho-mutum-lajinha-na-zona-da-mata


O Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), deu início ao atendimento a uma antiga demanda dos municípios de Mutum e Lajinha, na Zona da Mata. Após anos de uma situação precária no tráfego de veículos na MG-108, devido às condições da malha asfáltica, as obras de recuperação funcional da via saíram do papel.

O usuário que transita pela rodovia já percebe a movimentação de máquinas e operários que executam, desde maio deste ano, as primeiras etapas da obra que incluem remendo profundo, roçadas e outras intervenções, em um trecho de 40,9 quilômetros.  

Após esta fase, é feito o reperfilamento da pista, que visa nivelar o pavimento, seguido de uma nova cobertura de asfalto. No final das obras, será refeita toda a sinalização da rodovia, que deverá ser concluída até maio do próximo ano, conforme contrato.  

O prazo de 12 meses para execução de todos os serviços leva em consideração as paradas técnicas das atividades, conforme ocorrência de chuvas. O investimento é da ordem de R$20 milhões. As obras integram o Provias, maior pacote de investimento em infraestrutura viária da última década em Minas Gerais.  

Compromisso
A recuperação da malha rodoviária estadual é um compromisso do Governador Romeu Zema e uma antiga reivindicação da população de todas as regiões de Minas Gerais. “A gente sabe a importância que tem uma rodovia em boas condições e bem sinalizada. Ela traz mais segurança e desenvolvimento social e econômico com a retomada da capacidade de investimento do Estado, estamos conseguindo recuperar as rodovias de Minas e teremos uma nova MG-108 em breve”, destaca o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.

A MG-108, corta importantes propriedades rurais e comunidades que se dedicam à produção leiteira e abriga importantes laticínios. A rodovia é um corredor de veículos de carga pesada que transportam, diariamente, pedras de granito, oriundas do Espírito Santo, madeiras, além de atender vários comércios da região. Pela estrada trafegam, também, os veículos de passeio que se deslocam para destinos turísticos como as praias do litoral do Espírito Santo.

Conjunto de Obras na região
Na Zona da Mata, apenas nos trechos sob a responsabilidade da unidade regional do DER-MG, próximos a Manhumirim, sete empreendimentos contemplam a recuperação de mais de 260 km de rodovias. O conjunto de obras nesta região, que está próxima à divisa com o Espírito Santo, representa um volume de investimento de mais de R$100 milhões. Dos sete trechos, seis já estão concluídos, o que representa cerca de 90% dos serviços executados.   

Um exemplo é a MG-265, do entroncamento da BR-482, próximo a Carangola, até o perímetro urbano de Divino, que já conta com 16 quilômetros recuperados e sinalizados. O mesmo ocorre com as obras nos 29,2 quilômetros da MGC-482, entre Carangola e Fervedouro, concluídas no final de junho.  

O DER-MG também finalizou, em março deste ano, as obras de recuperação funcional em 82,5 quilômetros da MG-111, de Ipanema a Manhuaçu, e da AMG-2905, do entroncamento da MG-111 até Simonésia.  
 
Foram finalizadas as obras na LMG-834, entre Caiana e Espera Feliz, e na MG-111, entre Manhumirim e a MGC-482. O mesmo ocorre com o trecho da MG-441, entre o entroncamento para Lajinha.

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Notícias Thu, 28 Sep 2023 14:12:39 -0300
Metrô da RMBH lança site com notícias, informações e serviços para usuários http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3338-metro-da-rmbh-lanca-site-com-noticias-informacoes-e-servicos-para-usuarios http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3338-metro-da-rmbh-lanca-site-com-noticias-informacoes-e-servicos-para-usuarios

O Metrô BH acaba de lançar o site oficial do sistema de transporte sobre trilhos da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O portal é mais uma etapa do processo de modernização do metrô, implementada após a concessão realizada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra).

No endereço www.metrobh.com.br os passageiros podem acessar as novidades do sistema, acompanhar a previsibilidade dos trens por estação, baixar o mapa de linha e se informar sobre os horários de operação dos trens, tarifas, integrações e contatos de atendimento.

Os usuários também poderão baixar o aplicativo de aquisição de passagens Bipay. O App gera um QR Code que poderá ser lido nos novos validadores, em todas as estações.

Outro conteúdo disponibilizado no site são vídeos produzidos pela Metrô BH, como um voo sobre a existente linha 1 e futura linha 2, a demonstração das novas possibilidades da Bilhetagem Digital do sistema e a divulgação do Wi-fi de última geração e alta velocidade, disponibilizado gratuitamente aos usuários nas estações e trens.

Os usuários ainda terão acesso ao Regulamento do Usuário, informações sobre o transporte de bicicletas no Metrô e atendimento preferencial a Pessoas com Deficiência (PCD's).

O site é responsivo e pode ser acessado de qualquer dispositivo de comunicação, como tablets, computadores e smartphones.

Investimentos
O Governo de Minas, por meio da Seinfra, assinou o contrato com a empresa Comporte Participações para a concessão do metrô da RMBH em março de 2023.

A concessionária Metrô BH será a responsável pela modernização e ampliação da Linha 1 e a conclusão da construção da Linha 2, assim como a gestão, operação e manutenção dos serviços pelo prazo de 30 anos. A expectativa é que o processo de melhoria gere, ao longo do contrato, mais de 28 mil empregos diretos e indiretos e promova mais qualidade ao serviço prestado à população.

O investimento previsto é de R$ 3,7 bilhões para melhorias e ampliações. Desse total, R$ 2,8 bilhões são aportes do governo federal e cerca de R$ 440 milhões são provenientes do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho.
Após os investimentos, o sistema tem potencial para beneficiar aproximadamente 270 mil passageiros diariamente.

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Notícias Wed, 27 Sep 2023 11:12:39 -0300
BR-135 terá interdição temporária para obras de ampliação e duplicação http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3336-br-135-tera-interdicao-temporaria-para-obras-de-ampliacao-e-duplicacao http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3336-br-135-tera-interdicao-temporaria-para-obras-de-ampliacao-e-duplicacao


A partir desta quarta-feira (27/9) a rodovia BR-135, entre os km 371 ao km 373, próximo a Montes Claros, no Norte de Minas, ficará interditada para a execução de serviços de desmonte de rochas. A intervenção faz parte das obras de ampliação e duplicação da rodovia.

Para minimizar os impactos no trânsito, os trabalhos de detonação de rochas serão realizados semanalmente, todas as quartas-feiras. A interdição total da via ocorrerá a partir das 10 horas da manhã, com uma duração prevista de aproximadamente duas horas, incluindo o período de limpeza da pista. Após a conclusão dessa fase, será implementado um sistema de pare/siga, permitindo o fluxo de veículos com pelo menos uma faixa de rolamento até que a rodovia fique completamente liberada.

As detonações de rochas, devido ao volume envolvido, são programadas em etapas para evitar qualquer risco potencial. Em caso de condições climáticas não favoráveis, a operação poderá ser alterada.

Durante o período de obras, os motoristas que utilizam a rodovia devem seguir as instruções de sinalização e reduzirem a velocidade no trecho.

Obras
As obras de ampliação e duplicação da rodovia estão previstas no contrato de concessão com o Governo de Minas, gerenciado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra).

Desde o início da concessão da BR-135, em 2018, mais de R$ 1,5 bilhão já foram investidos em obras e serviços, garantindo maior segurança, conforto e eficiência para os usuários de 364 quilômetros de malha, abrangendo as rodovias BR-135 (Montes Claros, Bocaiúva, Engenheiro Navarro, Joaquim Felício, Buenópolis, Augusto de Lima, Corinto, Curvelo e Paraopeba); LMG-754 (Curvelo, Inimutaba e Cordisburgo); e MG-231 (Cordisburgo e Caetanópolis).

Até o fim do contrato, em 2048, a previsão é que ainda sejam investidos um total de R$ 2,8 bilhões.

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Notícias Wed, 27 Sep 2023 08:25:42 -0300
Recuperação da Avenida Filomena Cartafina, uma das mais importantes do Triângulo Mineiro, vai beneficiar 350 mil pessoas da região http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3337-recuperacao-da-avenida-filomena-cartafina-uma-das-mais-importantes-do-triangulo-mineiro-vai-beneficiar-350-mil-pessoas-da-regiao http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3337-recuperacao-da-avenida-filomena-cartafina-uma-das-mais-importantes-do-triangulo-mineiro-vai-beneficiar-350-mil-pessoas-da-regiao


Sonho antigo dos mineiros que vivem no Triângulo, as obras de recuperação na Avenida Filomena Cartafina já são uma realidade. As intervenções do Governo de Minas em trecho de 28,4 quilômetros entre as estradas AMG-2595 e AMG-2510, junção que forma o importante corredor de acesso rodoviário, vão dar mais tranquilidade e segurança para mais de 350 mil pessoas que vivem e circulam pela região.

“É uma alegria estar novamente em Uberaba para inaugurar as obras da Avenida Filomena Cartafina. Essa rodovia liga Uberaba até o Distrito Industrial III, que é um dos maiores polos de fertilizantes do Brasil e, por aqui, passam mais de 2 mil trabalhadores todos os dias. Por isso, a gente sabia que essa obra era uma necessidade”, disse o vice-governador Professor Mateus, que também vistoriou a área das intervenções.

A recuperação contempla 24 quilômetros de pista duplicada, no trecho que conecta o município ao Distrito Industrial III, e 4,4 quilômetros de pista simples, em parte da rodovia que liga o distrito à BR-050.

“Hoje, estamos aqui entregando uma rodovia que recebeu a recuperação total do pavimento e uma sinalização completamente nova. Agora, é uma via segura que vai permitir um desenvolvimento ainda maior de todo setor de fertilizantes daqui da região”, ressaltou o diretor-geral do Departamento de Estrada de Rodagens de Minas Gerais (DER-MG), Rodrigo Tavares.

Mais segurança e mobilidade

Caminhoneiro há 36 anos, Marcondes Antônio de Oliveira transita há 25 anos pela Avenida Filomena Cartafina. Segundo ele, a estrada tinha muitos buracos que já prejudicaram diversas vezes o seu veículo. Mas, agora, com a recuperação da via, será melhor e mais seguro para o seu trabalho e também de outros colegas de profissão.

“Com essa recuperação, você melhora tudo: os caminhões não vão quebrar, e o fluxo e a entrega vão ser bem mais ágeis. Além dessa estrada, eu consigo ver avanços também em outras. As ações do Governo de Minas têm melhorado muito o nosso cotidiano”, avaliou Marcondes.

Obra histórica

A obra executada no local - de recuperação funcional - representa uma manutenção preventiva, feita antes de ocorrer o desgaste total. O serviço foi realizado em três etapas, começando com o tapa-buraco e remendos profundos, dependendo do caso, além da colocação de uma nova camada de asfalto para nivelar e corrigir o pavimento. Em seguida, foi aplicada uma camada de revestimento asfáltico, que é a camada superior que resiste diretamente às ações do tráfego. Por fim, a obra foi finalizada com a pintura da sinalização, implantação de tachas refletivas no eixo e bordos, além da colocação de novas placas e restabelecimento dos dispositivos de drenagem.

Até o momento, mais de R$ 45 milhões já foram investidos e a previsão é que os recursos do custeio da obra cheguem a R$ 51,7 milhões, conforme dados da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra). Todos esses valores foram viabilizados por meio do Provias, maior pacote de obras rodoviárias da última década em Minas Gerais.

Vale destacar, também, que esses avanços foram positivos devido ao empenho dos profissionais que trabalharam para a recuperação a rodovia. Até o momento, a obra já gerou 481 empregos diretos e 163 indiretos.

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Notícias Wed, 27 Sep 2023 05:39:39 -0300
Seinfra dá ordem de início para obras de reforma em prédios públicos no interior do estado http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3335-seinfra-da-ordem-de-inicio-para-obras-de-reforma-em-predios-publicos-no-interior-do-estado http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3335-seinfra-da-ordem-de-inicio-para-obras-de-reforma-em-predios-publicos-no-interior-do-estado

A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) deu ordem de início para obras de reforma do prédio da Administração Fazendária da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), no município de Ouro Preto, e da unidade regional do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG), em Juiz de Fora.

Em Ouro Preto, a edificação da SEF é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) e possui dois pavimentos. No local, serão executados os serviços de revitalização da fachada principal, reforma do telhado, revisão geral da impermeabilização e do sistema de drenagem pluvial do prédio, reforma de banheiro, troca do piso em madeira do primeiro pavimento e pintura geral. Os investimentos são da ordem de R$ 490 mil.

“O objetivo é tornar o prédio funcional, mas prezando por manter os traços da arquitetura secular. É importante destacar que a reforma será executada sem interrupção do trabalho presencial dos funcionários da SEF”, explica a subsecretária de Edificações da Seinfra, Débora Dias do Carmo.

Em Juiz de Fora, o imóvel do Ipsemg que será reformado possui três pavimentos, com 1.036 metros quadrados. Os serviços incluem adequação da rampa de acesso, pintura geral, troca dos forros, troca de piso, recuperação de esquadrias, recomposição de louças, metais bancadas e divisórias, troca da cobertura com revisão do engradamento, impermeabilizações, revisão hidráulica do edifício com troca de bomba d´água no subsolo. Serão investidos R$ 1,3 milhão.

Durante a reforma, o trabalho presencial dos servidores e o atendimento ao público serão mantidos.

 

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Notícias Tue, 26 Sep 2023 08:39:51 -0300
Estações do Move Metropolitano passam por requalificação na RMBH http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3334-estacoes-do-move-metropolitano-passam-por-requalificacao-na-rmbh http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3334-estacoes-do-move-metropolitano-passam-por-requalificacao-na-rmbh


As estações de transferência do Move Metropolitano Portal Santa Luzia, Ubajara, Atalaia e Alvorada, localizadas em Santa Luzia, acabam de receber investimentos de requalificação, que incluem a recuperação dos pisos, portas, controle de aceso, iluminação, grades, escadas, rampas e elementos de conforto térmico.

As melhorias estão previstas no contrato de concessão da Rodoviária de Belo Horizonte e dos Terminais Metropolitanos e Estações de Transferência, assinado entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), e o consórcio Terminas BH.

Os serviços, realizados nos últimos doze meses, incluem a recomposição dos pisos em áreas afetadas, manutenção das esquadrias e vedações dos vidros, inspeção do sistema de iluminação, com substituição de lâmpadas e reatores, conserto e pintura de corrimãos, barras de apoio, guardas corpos e bancos.

A empresa também realizou a revisão do funcionamento do sistema das portas automáticas com ajustes mecânicos, lubrificação e limpeza interna e substituição de peças. A requalificação incluiu, ainda, a atualização da sinalização e plotagem das estações, de forma a orientar as pessoas, facilitando o deslocamento.

Importante ressaltar que a manutenção das estruturas é um serviço de natureza continuada. Equipes de supervisão da concessionária monitoram o funcionamento e, sempre que necessário, realizam os ajustes nas Estações.

Investimentos

Os investimentos de requalificação nos terminais metropolitanos deverão ser realizados pela concessionária no prazo máximo de 48 meses, contados a partir de julho de 2022 quando foi assinado o contrato. No caso das estações de transferência, a concessionária terá 30 meses para recuperar pisos, portas, controles de aceso, iluminação, grades, escadas, rampas, conforto térmico, entre outros.

Estão contemplados no contrato os terminais metropolitanos de Sarzedo, Ibirité, Justinópolis, Morro Alto (Vespasiano) e São Benedito (Santa Luzia) e, também, as estações Risoleta Neves, Portal Santa Luzia, Ubajara, Atalaia, Alvorada, Bernardo Monteiro, Nossa Senhora de Copacabana, UPA Justinópolis, Aarão Reis, Oiapoque, Parque São Pedro, Canaã, Bosque da Esperança, Trevo Morro Alto, Cidade Administrativa, Serra Verde e Trevo Santa Luzia.

A expectativa é que sejam investidos, ao longo dos 30 anos de contrato, mais de R$ 122 milhões em melhorias estruturais, capacidade e tecnologia, levando mais segurança e agilidade para o usuário.

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Notícias Wed, 20 Sep 2023 10:30:00 -0300
NOTA http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3333-nota http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3333-nota

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), informa que iniciou, nesta terça-feira (19/9), o processo de rescisão unilateral dos contratos com a empresa KPE, referentes às obras de construção da ponte sobre o Rio São Francisco e a pavimentação da MG-402, entre Pintópolis e Urucuia, no Norte de Minas.

A decisão foi tomada após reunião realizada com a presença de representantes da empresa e do Ministério Público Estadual e diante da recorrente incapacidade da construtora de avançar com os serviços conforme obrigação contratual.

Cabe destacar que o Estado firmou acordo com a nova gestão da empresa em março, quando a mesma se comprometeu a acelerar o ritmo dos trabalhos para que o cronograma pactuado fosse retomado, o que não aconteceu.

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) já trabalha na elaboração de um novo edital para publicação ainda este ano. A expectativa é que as obras sejam contratadas e reiniciadas após o fim do período chuvoso, no primeiro semestre de 2024.

A empresa terá 60 dias, contados a partir da rescisão, para concluir serviços que estão em andamento e desmobilizar sua estrutura. Em paralelo ao processo de rescisão, o Estado tomará todas as providências cabíveis no intuito de resguardar o interesse público.

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Notícias Tue, 19 Sep 2023 15:48:55 -0300
Governo de Minas publica edital para obras em pontes na Zona da Mata http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3332-governo-de-minas-publica-edital-para-obras-em-pontes-na-zona-da-mata http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3332-governo-de-minas-publica-edital-para-obras-em-pontes-na-zona-da-mata


O Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), iniciou o processo de licitação para obras em duas pontes localizadas na região da Zona da Mata.   

O edital 083/2023, publicado nesta quarta-feira (13/9) prevê a escolha da empresa que irá construir a travessia sobre o rio São Domingos, na MGC-265, entre o entroncamento de Mercês até Rio Pomba. A mesma empresa fará as obras de reforço na fundação da ponte sobre o Rio Pomba, na rodovia MG-133, entre Rio Pomba e Tabuleiro.

As obras estão orçadas em R$ 3.009.587,59 e abertura das propostas está agendada para o dia 03/10, às 14 horas, na Sede do DER-MG, em Belo Horizonte.

A ponte sobre o ribeirão São Domingos contará com cerca de 43 metros de comprimento por 10 metros de largura e substitui a antiga estrutura que está comprometida desde 2020. Atualmente, a passagem de veículos é feita por desvio próximo ao local e rotas alternativas. O segmento entre Mercês e Rio Pomba, onde está localizada a ponte, é importante conexão entre a BR-040 (Barbacena) com a BR-116 (Leopoldina) e ao Aeroporto Regional da Zona da Mata.

A ponte sobre o Rio Pomba, que vai passar por reforço na fundação, tem 98 metros de comprimento por 10 de largura e favorece o acesso para municípios de reverências na região como Juiz de Fora, Viçosa e Ubá, que abriga o primeiro polo moveleiro de Minas Gerais e o terceiro do Brasil.

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Notícias Tue, 19 Sep 2023 12:50:40 -0300
Governo de Minas publica edital para obras no Morro da Forca, em Ouro Preto http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3331-governo-de-minas-publica-edital-para-obras-no-morro-da-forca-em-ouro-preto http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3331-governo-de-minas-publica-edital-para-obras-no-morro-da-forca-em-ouro-preto

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) publicou, na última quinta-feira (14/9) edital de licitação, para execução das obras de contenção do Morro da Forca, localizado em Ouro Preto. Estão previstos os serviços de drenagem e limpeza da área. Os recursos totalizam R$ 646 mil e são oriundos do Governo de Minas.

A iniciativa tem o objetivo de diminuir os riscos de novos deslizamentos, além de proteger a estrutura histórica da cidade, que possuiu o título de Patrimônio Mundial pela Unesco. As visitas técnicas serão realizadas nesta quarta-feira (20) e quinta-feira (21).

O edital completo com as informações sobre a licitação podem ser acessadas em www.der.mg.gov.br. Já os interessados no processo, devem entregar as propostas até o dia 3/10/2023, na sede do Departamento, na Avenida dos Andradas, nº 1.120, sala 1.009, até as 17h.

Morro da Forca

Imagem cedida Wandrey Cristiano/ arquivo pessoal

O Morro da Forca desmoronou em janeiro de 2022 destruindo o Casarão Baeta Neves, imóvel de grande valor histórico datado do séc. XVII.

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Notícias Mon, 18 Sep 2023 11:27:50 -0300
Metrô da RMBH inaugura bilhetagem digital nesta sexta-feira (15/9) http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3329-metro-da-rmbh-inaugura-bilhetagem-digital-nesta-sexta-feira-15-9 http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3329-metro-da-rmbh-inaugura-bilhetagem-digital-nesta-sexta-feira-15-9

Metrô da RMBH inaugura bilhetagem digital nesta sexta-feira (15/9)

 

O metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte lança, nesta sexta-feira (15/9), novas possibilidades para a compra de passagens. A partir de agora passa a ser aceito pagamento por aproximação, que pode ser realizado diretamente no aparelho validador.

Também é possível pagar a tarifa com cartões de crédito ou débito, ou ainda por carteiras digitais de smartwatches, celulares ou tabletes. Os bloqueios aceitam as bandeiras de cartões Visa, Mastercard e Elo. O usuário poderá utilizar, se preferir, o aplicativo Bipay, por meio do qual é possível fazer recargas por pix ou crédito. O aplicativo gera um QR Code, que poderá ser lido nos novos validadores em todas as estações.

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Além disso, por meio do App, o usuário poderá verificar a localização dos trens e a previsão de chegada das composições nas estações. Os antigos bilhetes terão validade até 15 de novembro deste ano.

O secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parceria (Seinfra), Pedro Bruno, avalia como positiva as novas formas de pagamento. “As concessões têm exatamente esse objetivo: melhorar a qualidade dos serviços para o usuário. Essa melhoria no metrô vai facilitar o procedimento de embarque e trazer mais conforto para quem precisa se locomover”, destaca.

Outra melhoria já em funcionamento em todas as estações e trens é a conexão wi-fi. Os equipamentos instalados utilizam a última geração de tecnologia com capacidade para atender uma alta demanda de usuários simultaneamente.

Obras

As intervenções previstas da Linha 1 do metrô contemplam a reforma de estações, compra de novos trens equipados com ar-condicionado e diversas atualizações tecnológicas, resultando em melhoria da qualidade do serviço, mais conforto, acessibilidade, segurança e regularidade nas viagens. Além de ser revitalizada, a Linha 1 ganhará mais uma estação (Novo Eldorado, em Contagem).

Já a Linha 2, que chegou a ter obras iniciadas em 1998 e paralisadas posteriormente, terá sete novas estações ligando o bairro Calafate à região de Barreiro por 10,5 quilômetros de extensão. Após os investimentos, o sistema deve beneficiar aproximadamente 270 mil passageiros diariamente, dos quais 50 mil devem utilizar a nova Linha 2.

A previsão, segundo a concessionária responsável pelo metrô, é a de que as novas estações sejam concluídas a partir do quarto ano da concessão e que todas estejam em operação a partir de 2027.

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Notícias Fri, 15 Sep 2023 07:54:50 -0300
Audiência Pública vai debater contratação de serviços de engenharia para manutenção das edificações do Estado http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3328-audiencia-publica-vai-debater-contratacao-de-servicos-de-engenharia-para-manutencao-das-edificacoes-do-estado http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3328-audiencia-publica-vai-debater-contratacao-de-servicos-de-engenharia-para-manutencao-das-edificacoes-do-estado

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), realiza, no próximo dia 26 de setembro (terça-feira), audiência pública virtual para colher sugestões referentes processo de contratação de serviços de engenharia para manutenção dos prédios públicos do Estado.

O processo vai permitir o registro de preços para a eventual contratação dos serviços de acordo com a demanda, futura e eventual, dentro do prazo, qualidade e segurança exigidas pela contratante. Desta forma, quando surgir a necessidade da execução de serviços comuns de engenharia o valor a ser gasto já será conhecido.

Consequentemente, a iniciativa contribui com a redução do número de processos de licitações que envolvam manutenção de edificações de diversos órgãos.

O termo de referência e as instruções técnicas foram elaboradas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra).

As manifestações, dúvidas e considerações deverão ser encaminhadas previamente à realização da audiência, até o dia 22 de setembro de 2023, com a identificação do respectivo autor (nome, razão social da empresa e CNPJ, se for o caso, e-mail e telefone), para os endereços eletrônicos: planejamentodecompras@planejamento.mg.gov.br e ana.correa@infraestrutura.mg.gov.br

O acesso ao Termo de Referência, demais documentos e instruções de como acompanhar a Audiência Pública podem ser acessados clicando aqui.

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Notícias Thu, 14 Sep 2023 12:14:54 -0300
Seinfra participa de debate sobre acessibilidade no Ministério Público http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3327-seinfra-participa-de-debate-sobre-acessibilidade-no-ministerio-publico http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3327-seinfra-participa-de-debate-sobre-acessibilidade-no-ministerio-publico

O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, participou, na última quarta-feira (13/9), de um dos encontros da Semana do Ministério Público 2023. Na oportunidade, o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Promoção dos Direitos das Pessoas Idosas e das Pessoas com Deficiência (CAO-IPCD) apresentou o projeto Ampliar: acessibilidade para todos.

 Ministerio Publico 1

A proposta tem como objetivo fomentar a articulação com o Poder Público, a população, as pessoas com deficiência e seus familiares para a elaboração ações efetivas para implementar ações efetivas em relação à acessibilidade.

A coordenadora do projeto e promotora de Justiça, Vânia Samira Doro Pereira Pinto, explicou que o foco principal é ampliar todos os recursos de acessibilidade para que as barreiras, como as de comunicação, sejam diminuídas e até eliminadas.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Parcerias e Mobilidade, Pedro Bruno, destacou a importância do projeto, já que a Seinfra tem a mobilidade como estratégia central de atuação. “Temos o dever de investir e apoiar essa iniciativa para a criação de planos de acessibilidade em várias cidades mineiras”, destacou.

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Notícias Thu, 14 Sep 2023 12:10:26 -0300
DER Pela Vida: Governo de Minas lança programa para redução de acidentes em estradas mineiras http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3326-der-pela-vida-governo-de-minas-lanca-programa-para-reducao-de-acidentes-em-estradas-mineiras http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3326-der-pela-vida-governo-de-minas-lanca-programa-para-reducao-de-acidentes-em-estradas-mineiras


O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), lança, nesta quarta-feira (13/9), o programa “DER Pela Vida”, focado na melhoria da sinalização e implantação de dispositivos de segurança viária em diversas pontos da malha mineira. A ação é voltada para a prevenção e a redução de acidentes de trânsito nas estradas estaduais, sobretudo com a proximidade do período chuvoso.  

A primeira ação do programa é a publicação do edital nº 85/2023, que prevê intervenções nas rodovias MG-010, LMG-800 e MG-424; importantes acessos ao Vetor Norte da capital e ao Aeroporto Internacional, em Confins.

O investimento previsto é de aproximadamente R$ 12 milhões oriundos do Tesouro do Estado. As melhorias serão realizadas na MG-010, no trecho de 18 quilômetros entre a estação Vilarinho e o entroncamento para Lagoa Santa; na LMG-800, próximo ao trevo de Lagoa Santa; nas vias marginais da MG-010 e na MG-424, em um segmento de cerca de 20 quilômetros.  

A abertura de envelopes com propostas de preços será no dia 17/10, na sede do DER-MG, em Belo Horizonte, às 9 horas. A expectativa é que as obras sejam iniciadas ainda em 2023. Os trechos vão receber sinalização horizontal e vertical, telas antiofuscantes, defensas metálicas, entre outras intervenções.  

A rodovia MG-010 recebe, em média, de 25 mil a 45 mil veículos por dia, dependendo do trecho. A via é o principal acesso a Lagoa Santa, ao Parque Nacional da Serra do Cipó e outros destinos turísticos.

Programa

O DER Pela Vida tem o objetivo de reduzir o número de acidentes nas rodovias mineiras, por meio de ferramentas e ações de engenharia padronizadas por normativas técnicas, que proporcionam mais segurança aos usuários da via.   

A necessidade de desenvolvimento do programa DER Pela Vida foi baseada em aspectos econômicos e sociais. Com a pandemia e a desaceleração da economia o número de sinistros rodoviários entre 2019 e 2022 foi reduzido em cerca de 31% em Minas, segundo levantamentos da Polícia Militar Rodoviária (PMRv). Com reaquecimento econômico e a maior circulação de bens e pessoas pelas vias, o programa contribuirá para evitar que o número de acidentes volte a crescer.

O programa é alicerçado em três pontos fundamentais: controle de velocidade eletrônica, intervenções em pontos críticos nas rodovias sob jurisdição do DER-MG e educação para o trânsito.

Cerca de 200 projetos de intervenções em rodovias já estão prontos. Os trechos, conforme estudos técnicos, apontaram os pontos com riscos e/ou histórico de recorrência de acidentes.  

O cronograma de trabalho prevê a execução de 70 intervenções de segurança viária, implantações de dispositivos de controle eletrônico de velocidade e ações de educação para o trânsito em 2024, com o aporte de recursos da ordem de R$ 45 milhões. Em 2025, serão os outros 130 projetos. Paralelamente, o departamento vai elaborar mais 200 projetos para serem executados em 2026.  

A ação está alinhada à diretriz internacional das Nações Unidas (ONU) que definiu o período entre 2021 e 2030 como a "Década de Ação pela Segurança Viária". A meta da ONU é reduzir em 50% o número de mortes e lesões causadas por acidentes de trânsito.  

“A equação pode parecer mórbida, mas é real. Dados estatísticos apontam que cada acidente de trânsito custa, em média, R$ 260 mil à sociedade brasileira. Quando este envolve fatalidade, aumenta seu custo para R$ 664 mil. Como no país morrem, anualmente, cerca de 45 mil pessoas, o custo seria de R$ 50 bilhões, conforme dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)”, explica.    

O escopo do DER–MG é respaldado pela tríade composta pela Constituição Federal, pelas disposições do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pelas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

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Notícias Thu, 14 Sep 2023 07:56:27 -0300
DER-MG acompanha aferição de balanças de pesagem na rodovia MG-439, no Centro-Oeste mineiro http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3325-der-mg-acompanha-afericao-de-balancas-de-pesagem-na-rodovia-mg-439-no-centro-oeste-mineiro http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3325-der-mg-acompanha-afericao-de-balancas-de-pesagem-na-rodovia-mg-439-no-centro-oeste-mineiro
O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), por meio do Instituto de Metrologia e Qualidade (IPEM), órgão credenciado no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), atestou a confiabilidade da balança instalada no posto de pesagem no km 5,8, da rodovia MG-439, no município de Córrego Fundo, na região Centro Oeste.
 
A aferição do equipamento, realizada na manhã desta quarta-feira (13/9), foi acompanhada pelo diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares e equipes técnicas do Departamento e do Ipem. No local, foram realizados 45 ensaios em três veículos de carga com configurações distintas, conforme determina o procedimento de conferência do equipamento.
 
O diretor-geral destacou que a balança rodoviária é um equipamento muito importante para evitar o sobrepeso de cargas. “Com o dispositivo, é possível evitar o desgaste causado nas estradas pelo excesso de peso, assim como nos veículos, além de evitar acidentes e aumentar a segurança das rodovias”.
 
Processo de aferição
 
Durante o procedimento, os veículos entram na praça de pesagem das rodovias. Na sequência, são indicadas as cargas por eixo ou conjunto de eixos, massa do veículo, data, hora, velocidade de operação do veículo, modelo e número de série da balança.
 
BalancaAfericao2
Para garantir que a verificação seja realizada de forma totalmente segura, a passagem dos veículos pela balança é feita, no mínimo, cinco vezes e em velocidades distintas, conforme previsto na Portaria INMETRO nº 19, de 12 de janeiro de 2022.
 
As passagens dos veículos geram medições de peso conforme a configuração de eixos. Sobre esses valores são calculadas as tolerâncias da verificação, sendo 2,5% para a massa do veículo e de 4% por eixo.
 
Todo o processo é identificado, datado e assinado pelo técnico do IPEM-MG/INMETRO, que atesta a verificação por meio do certificado. Após o registro e análise dos dados gerados, são apresentados os resultados parciais por eixo e o resultado final que determina a aprovação ou reprovação do equipamento de pesagem.
 
A validade mínima do certificado é 12 meses. Para garantir que a verificação sempre estará em dia, a renovação do processo é realizada antes que o prazo da última verificação expire, ou antes da colocação da balança em uso após manutenção ou rompimento dos selos.
 
BalancaAfericao3
 
O certificado de verificação fica disponível nas praças de pesagem para consulta dos usuários com informações como marca e modelo da balança, carga máxima por eixo, velocidade da operação, local de instalação, versão do software e parâmetros técnicos.

 

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Notícias Wed, 13 Sep 2023 13:12:35 -0300
Concessão do Parque Estadual do Rio Doce será tema de audiência pública nesta quarta-feira (13/9) http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3323-Parque%20Estadual%20do%20Rio%20Doce%20 http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3323-Parque%20Estadual%20do%20Rio%20Doce%20

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) irá realizar, no dia 13 de setembro, audiência pública para discussão do projeto de concessão dos serviços de visitação no Parque Estadual do Rio Doce (PERD), localizado nos municípios de Dionísio, Marliéria e Timóteo. O evento será às 15h, no auditório da prefeitura de Timóteo, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do Meio Ambiente.

O PERD integra o Programa de Concessão de Parques Estaduais (Parc), do Governo de Minas, e o Programa de Concessão de Unidades de Conservação, lançado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), responsável pela elaboração dos estudos e modelagem desta concessão.

Durante a audiência pública, o público poderá apresentar oralmente ou por escrito suas críticas e contribuições. Na ocasião, representantes do IEF, além de membros do BNDES, apresentarão os principais pontos do edital que definem a concessão e esclarecerão dúvidas do público.

Além disso, os interessados poderão ter mais detalhes do processo de concessão, como as premissas previstas em contrato, o planejamento da visitação às Unidades de Conservação, garantindo a proteção ambiental e a qualidade da experiência do usuário.

As contribuições recebidas serão analisadas pelo IEF. Aquelas que forem acatadas serão incorporadas ao projeto e as que não forem serão devidamente justificadas. Todas as contribuições recebidas serão formalmente respondidas e constarão no relatório da consulta e da audiência pública que será publicado no site do órgão estadual.

Consulta pública

Desde 27 de julho até 25 de setembro, está aberta consulta pública sobre a concessão dos serviços de visitação do PERD. Por meio do formulário disponível no site do IEF, os interessados poderão solicitar esclarecimentos e encaminhar contribuições e sugestões para melhoria do projeto. O processo seguirá, posteriormente, os ritos internos dentro do IEF, com ajuste dos documentos após as contribuições recebidas na fase de consulta pública, para posterior publicação do edital de licitação.

Investimento

 O projeto de concessão do PERD prevê investimento total de R$28,32 milhões por parte da futura concessionária, sendo R$11,24 milhões obrigatórios, além de uma despesa anual de R$4,06 milhões. A estimativa é de geração de 46 empregos diretos e 1.898 indiretos, gerando uma renda anual de R$1,6 milhão.

A concessionária vencedora terá que respeitar as disposições do Plano de Manejo e manter a política de isenções e descontos às comunidades do entorno.

Concessão

O Programa de Concessão de Parques Estaduais (Parc) é uma iniciativa estratégica do Governo de Minas em parceria com órgãos estaduais. Lançado em 2019, tem como objetivo desenvolver novos modelos de gestão do turismo em Unidades de Conservação (UCs) do estado. O programa visa ordenar a visitação, melhorar a experiência dos visitantes, fortalecer o turismo local e valorizar o patrimônio natural e cultural.


Importante destacar que a concessão não envolve a transferência da propriedade do parque, que continua sendo do Estado. Ela se refere aos serviços de visitação, permitindo que o Instituto Estadual de Florestas concentre seus esforços na conservação ambiental, incluindo pesquisas científicas, educação ambiental, prevenção e combate a incêndios florestais e monitoramento ambiental. Além disso, o IEF é responsável pela gestão e fiscalização do contrato, garantindo o bom desempenho do parceiro privado.


Por meio de parcerias público-privadas, já foram concedidas 5 UCs, sendo elas: a Rota das Grutas Peter Lund (que engloba o Parque Estadual do Sumidouro, o Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato e o Monumento Natural Estadual Peter Lund) e os parques estaduais do Ibitipoca e Itacolomi.


Audiência Pública sobre concessão dos serviços de visitação no Parque Estadual do Rio Doce
Horas: 15 horas
Local: - Avenida Acesita, 3230, Bairro São José, Timóteo – MG.

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Notícias Tue, 12 Sep 2023 06:42:40 -0300
Governo de Minas assina contrato de concessão do lote Varginha-Furnas e anuncia sinal 4G para mais de mil quilômetros de rodovias http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3322-governo-de-minas-assina-contrato-de-concessao-do-lote-varginha-furnas-e-anuncia-sinal-4g-para-mais-de-mil-quilometros-de-rodovias http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3322-governo-de-minas-assina-contrato-de-concessao-do-lote-varginha-furnas-e-anuncia-sinal-4g-para-mais-de-mil-quilometros-de-rodovias


O Governo de Minas assinou o contrato de concessão do lote 3, com estradas do trecho Varginha-Furnas, nesta segunda-feira (11/9), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Assinaram o documento o governador em exercício Professor Mateus e o diretor-presidente da concessionária EPR, José Carlos Cassaniga, na presença do secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno, e de de autoridades dos municípios atendidos. Durante o evento, também foi anunciada a disponibilidade do sinal 4G nos 1,1 mil quilômetros de rodovias sob a administração da EPR Triângulo (lote 1) e EPR Sul de Minas (lote 2)

“Anunciamos, hoje, a chegada de sinal 4G em todas as áreas dos trechos 1 e 2, ou seja, Triângulo e Sul de Minas, e essa expectativa de que possamos ter nos próximos dias as chegadas das intervenções físicas no trecho Varginha-Furnas faz com que a gente tenha a certeza de que a infraestrutura está chegando no ritmo que Minas Gerais precisa para a atração de investimento e para a geração de emprego”, ressaltou Professor Mateus.

Com um total de 432,8 quilômetros, os trechos estão localizados entre São Sebastião do Paraíso e Três Corações, e englobam 22 cidades (São Sebastião do Paraíso, Itamogi, Monte de Santo Minas, Arceburgo, Guaranésia, Guaxupé, Muzambinho, Monte Belo, Areado, Alfenas, Fama, Paraguaçu, Elói Mendes, Varginha, Três Corações, Boa Esperança, Campos Gerais, Santana da Vargem, Três Pontas, Coqueiral, Nepomuceno e Lavras). Estão contempladas as rodovias CMG-491, CGM-369, LMG-863, MG-167 e BR-265.

“O sistema de concessão passa a ser uma saída natural para que a gente garanta que as vias de alto fluxo possam ser bem mantidas e, com isso, tenhamos condição de fazer a manutenção das vias de baixo fluxo”, destacou Professor Mateus. “É muito impressionante a diferença da rodovia antes da chegada da concessionária e depois. Minas Gerais está chegando agora a 2,5 mil quilômetros de estrada de trechos concedidos. A concessão é um movimento natural no mundo inteiro”, completou.

Mais segurança e conforto

O lote demandará investimentos estimados em R$ 2,6 bilhões ao longo da vigência do contrato, sendo R$ 1,3 bilhão nos oito primeiros anos, incluindo trechos de duplicação. A expectativa é que os recursos ampliem a segurança e o conforto nas vias, com a inclusão de serviços para os usuários, como socorro mecânico, atendimento médico, combate a incêndios e apreensão de animais.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno, enalteceu os investimentos trazidos para o estado de Minas Gerais com as concessões dos três lotes para a EPR.

“Com esses três lotes, 1, 2 e 3, se a gente considerar todos os investimentos em melhorias e novas intervenções, bem como os serviços de atendimento ao usuário, operação dessas rodovias pelos próximos 30 anos, nós estamos falando de mais de R$ 15 bilhões de investimentos. Isso é muito significativo, é muito transformador”.

A concessionária – que recebe o nome de EPR Vias do Café - ficará responsável pelos serviços de operação, manutenção e conservação dos segmentos ao longo dos 30 anos de contrato. A empresa realizará a duplicação de trecho de aproximadamente 8 quilômetros da MGC-491, entre Varginha e Três Corações, a implantação de cerca de 30 quilômetros de faixas adicionais e de 236 quilômetros de acostamentos, além da execução de diversos dispositivos nas interseções rodoviárias.

“O corredor Varginhas-Furnas é um eixo vital de mobilidade para Minas Gerais. Ele interconecta 22 municípios em uma região proeminente do estado, próspera na produção agropecuária, especialmente café e outros grãos”, ressaltou o presidente da EPR.

Ele também aproveitou o evento para apresentar avanços nas rodovias contempladas pelos lotes 1 e 2, Triângulo e Sul de Minas, respectivamente.

“Nós estamos efetivamente transformando as condições funcionais das rodovias nos dois lotes, já fizemos mais de 1,1 mil km de limpezas das áreas adjacentes, de operações e correções de buracos e defeitos nas rodovias e já fizemos intervenções em 456 km dessa ordem para correções dos pavimentos e correções funcionais que são importantes, com colocação de nova sinalização, colocação de sinalização vertical e outros detalhes”, explicou Cassaniga.

Conectividade

Na ocasião, o Estado também anunciou também a disponibilidade do sinal 4G nos 1,1 mil quilômetros de rodovias sob a administração da EPR Triângulo (lote 1) e EPR Sul de Minas (lote 2) em parceria com a Tim. Ao todo, serão beneficiadas cerca de 2,5 milhões de pessoas, que passam a contar com cobertura digital em todo o percurso, com conectividade de dados e por voz.

“Temos também a felicidade de anunciar essa cobertura 4G, em caráter pioneiro em Minas. Com a concessionária EPR cumprindo o cronograma, nós vamos ter os primeiros lotes de concessões no estado com essa cobertura que também beneficiará muitos mineiros”, ressaltou o secretário da Seinfra.

Além de atender aos usuários das vias, a internet estará disponível para as comunidades próximas das estradas, incluindo escolas e unidades de saúde localizadas nas regiões do Triângulo Mineiro e do Sul de Minas.

“Nós constatamos, quando assumimos os trechos, que as coberturas de sinais de internet eram relativamente baixas nesta região. Desenvolvemos com a Tim um projeto para não só colocar nossa operação funcionando, mas também levar esses benefícios para todos os usuários das rodovias e para as comunidades lindeiras no entorno da rodovia”, destacou Cassaniga.

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Notícias Mon, 11 Sep 2023 11:17:46 -0300
Parecido com a Superstrada Pedemontana Veneta, projeto do Rodoanel Metropolitano de BH vai diminuir tempo de viagem e dar mais segurança aos mineiros http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3324-parecido-com-a-superstrada-pedemontana-veneta-projeto-do-rodoanel-metropolitano-de-bh-vai-diminuir-tempo-de-viagem-e-dar-mais-seguranca-aos-mineiros http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3324-parecido-com-a-superstrada-pedemontana-veneta-projeto-do-rodoanel-metropolitano-de-bh-vai-diminuir-tempo-de-viagem-e-dar-mais-seguranca-aos-mineiros


O governador Romeu Zema vistoriou, nesta sexta-feira (8/9), a Superstrada Pedemontana Veneta, que liga Montecchio Maggiore, na província de Vicenza, a Spresiano, na província de Treviso, na Itália. A importante rodovia da região, executada pela INC S.P.A, tem modelo semelhante ao que será desenvolvido para o projeto do Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte.

O empreendimento em Minas Gerais, que também será feito pela empresa, visa solucionar problemas de tráfego nas redondezas da capital e, principalmente, garantir a segurança da população que passa pela região. A Superstrada é, de certa forma, uma 'inspiração', já que, tecnicamente, foram identificadas características parecidas entre as duas regiões, assim como as soluções esperadas e necessárias para as vias.

A estrada italiana ainda está em construção e será aberta totalmente até o final de 2023. Durante a vistoria, o governador esteve em longo trecho da rodovia e, ainda, conheceu a Central de Comando, onde se encontrou com representantes da empresa. Ele destacou que o povo mineiro aguarda pela rodovia que vai solucionar a questão da mobilidade na RMBH.

“Fiz questão de vir aqui conhecer esta rodovia que é operada e foi construída pela INC. S.P.A, mesma empresa que fará o nosso rodoanel. Percorri mais de 50 quilômetros e posso atestar que é uma rodovia de altíssima qualidade, confortável, segura e com muita tecnologia. E é isso que nós vamos fazer em Minas. Queremos que o rodoanel seja modelo para todo o Brasil, pois é uma obra importantíssima que, além de descongestionar o transporte na Região Metropolitana, vai dar mais segurança e conforto para os mineiros, afirmou o governador.

Rodoanel Metropolitano

O projeto do Rodoanel Metropolitano encontra-se em fase de elaboração dos estudos ambientais para a formalização do licenciamento ambiental. As obras têm previsão de início no segundo semestre de 2024.

A empresa projeta a entrega de 30 quilômetros construídos a cada três anos, terminando todo o anel em dez anos. Para a realização, os aportes da concessionária devem chegar a quase R$ 2 bilhões, com o Governo de Minas investindo mais de R$ 3 bilhões para a conclusão da obra, gerando até 7,5 mil empregos.

Segundo o gerente da INC. S.P.A no Brasil, Nicola Trovato, a empresa está trabalhando para agilizar os processos e iniciar as intervenções.

“Estamos na fase de aprovação do projeto funcional. Depois, vamos apresentar tudo o que precisa para o licenciamento ambiental e começar a construção do Rodoanel. Nós, junto ao Governo de Minas, estamos fazendo o máximo esforço para iniciar a obra no final de 2024”, reforçou.

O Rodoanel Metropolitano é uma rodovia de aproximadamente cem quilômetros de extensão que será construída do zero e cruzará 11 municípios da RMBH. São eles: Sabará, Santa Luzia, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Contagem, Betim, Belo Horizonte, Ibirité e Nova Lima.

O Rodoanel proporcionará benefícios diretos para os mineiros, como a diluição do tráfego da RMBH, redução do tempo de viagem entre 30 e 50 minutos e diminuição do fluxo de aproximadamente 5 mil caminhões na área urbana de BH por dia. Outro impacto positivo está na segurança para motoristas e passageiros, com a estimativa de que cerca de mil acidentes sejam evitados por ano, com a requalificação da vocação do Anel Rodoviário de Belo Horizonte.

Pedemontana Veneta

A rodovia italiana Pedemontana Veneta é uma via arterial que, quando totalmente aberta, liga duas províncias, de Vicenza e Treviso, na Itália. A Superstrada tem uma extensão de 162 quilômetros, dos quais 94 são do eixo principal e 68 de estradas secundárias, e envolve uma grande bacia territorial de 114 municípios. Desses, 37 são diretamente beneficiados pela rota: 22 na Província de Vicenza e 14 na Província de Treviso.

Todo o embasamento técnico do projeto do Rodoanel Metropolitano de BH foi inspirado na rodovia Pedemontana, que tem características físicas e geográficas muito parecidas com a da obra da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Os dois projetos preveem, por exemplo um túnel mais longo com dois tubos de cerca de 6 quilômetros cada, além de outro túnel com dois tubos, cada um com aproximadamente 1,5 quilômetro de comprimento. Outra semelhança com o projeto do Rodoanel Metropolitano de BH é o modelo de construção greenfield, ou seja, em terrenos nunca utilizados, sem necessidade de demolição.

Vale destacar, ainda, que a Pedemontana tem cem quilômetros de extensão e foi construída em uma área bem parecida com a do Rodoanel, com cidades próximas. Mais um ponto em comum é o fato de existirem muitas empresas de logística ao redor das duas estradas, facilitando o transporte de mercadorias para toda região.

INC S.P.A

A empresa italiana foi fundada em 1960 pela família Dogliani. Atualmente, é uma das principais empresas do setor de infraestrutura de grande porte, com um faturamento anual superior a 200 milhões de euros e um portfólio de obras em constante crescimento.

A INC atua na Itália e no exterior em países como Argentina, Estados Unidos, Albânia, Kosovo, etc. O Rodoanel Metropolitano de BH é o primeiro empreendimento da empresa no Brasil, como vencedora da licitação. A concessão foi homologada no final do ano passado.

Missão internacional

Este foi mais um compromisso da série de agendas da comitiva do Governo de Minas para ações de prospecção de investimentos para o estado. Acompanham o governador Romeu Zema os secretários de Estado Marcelo Aro (Casa Civil) e Fernando Passalio (Desenvolvimento Econômico), além do diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga.

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Notícias Fri, 08 Sep 2023 08:09:05 -0300
BR-135 chega aos 50 quilômetros de duplicação na região Central do Estado http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3319-br-135-chega-aos-50-quilometros-de-duplicacao-na-regiao-central-do-estado http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3319-br-135-chega-aos-50-quilometros-de-duplicacao-na-regiao-central-do-estado


Os motoristas que trafegam pela rodovia BR-135, entre os municípios de Curvelo e Corinto, na região Central do Estado, agora contam com 50 quilômetros de vias duplicadas. As obras estão previstas no contrato de concessão com o Governo de Minas, gerenciado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), e foram entregues entre fevereiro e agosto de 2023.

De acordo com cronograma da concessionária Eco135, nos próximos meses devem ser liberados ao tráfego mais 40 quilômetros de pistas duplicadas, totalizando 90 quilômetros até o final deste ano.

A empresa também está realizando obras de reabilitação e recuperação de mais de 200 quilômetros de pavimento ao longo de todo o trecho concessionado, que além da BR-135 abrange as rodovias MG-231 e LMG-754, ligando as regiões Central e Norte de Minas.

Além disso, cerca de 43 quilômetros de faixas adicionais foram implantadas, ampliando a capacidade de tráfego na BR-135.

Passarelas
A segurança dos pedestres que precisam atravessar as rodovias também é prioridade na concessão. Cinco passarelas já foram implantadas e disponibilizadas aos usuários.

Atualmente, as obras de outras três travessias seguem em execução, com previsão de entrega até dezembro de 2023. Este ano serão iniciadas as obras de outras duas passarelas.

Interseções
A fluidez e segurança do trânsito ganharam reforços com a entrega de cinco pontes e o alongamento de um viaduto.

Até o final deste ano está prevista a entrega de outras 4 pontes e mais 2 viadutos, junto às duplicações.

Anel Viário de Montes Claros
A concessionária ainda se concentra na mobilização para a implantação e readequação do trecho Leste do Anel Viário de Montes Claros.

Neste momento, os trabalhos estão localizados no trecho C, na LMG-653, com obras de reconstrução de marginais, com restauração e adequação da rodovia existente.

O trevo do entroncamento da BR-135 com o Anel viário também teve suas obras iniciadas.

O Anel Viário de Montes Claros atenderá um dos maiores entroncamentos rodoviários do país, importante integração logística entre as rodovias BR-135, BR-365 e BR-251. A obra também retirará o tráfego de veículos pesados da área urbana da cidade e melhorar o acesso ao novo distrito industrial.

Os trabalhos no local estão em ritmo contínuo, com atividades realizadas em dois turnos.

Investimentos
Desde o início da concessão da BR-135, mais de R$ 1,5 bilhão já foram investidos em obras e serviços, garantindo maior segurança, conforto e eficiência para os usuários de 364 quilômetros de malha, abrangendo as rodovias BR-135 (Montes Claros, Bocaiúva, Engenheiro Navarro, Joaquim Felício, Buenópolis, Augusto de Lima, Corinto, Curvelo e Paraopeba); LMG-754 (Curvelo, Inimutaba e Cordisburgo); e MG-231 (Cordisburgo e Caetanópolis).

Até o fim do contrato, em 2048, a previsão é que ainda sejam investidos um total de R$ 2,8 bilhões.

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Notícias Thu, 07 Sep 2023 04:00:43 -0300
Ipsemg celebra 111 anos com entrega de reforma da fachada do Hospital Governador Israel Pinheiro http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3321-ipsemg-celebra-111-anos-com-entrega-de-reforma-da-fachada-do-hospital-governador-israel-pinheiro http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3321-ipsemg-celebra-111-anos-com-entrega-de-reforma-da-fachada-do-hospital-governador-israel-pinheiro

Para celebrar os 111 anos do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), comemorado no dia seis de setembro, foi entregue nesta terça-feira (5/9), a obra de reforma e modernização da portaria principal do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), unidade própria da instituição, em Belo Horizonte.

A reforma, que estava paralisada desde 2015, foi retomada em setembro de 2022 pela Subsecretaria de Edificações da Seinfra e garantiu melhorias como piso em concreto na parte interna, piso tátil no passeio, guarda-corpos e corrimãos, finalização das guaritas com pintura e pontos elétricos, instalação de gradis e portões na entrada e saída de veículos, além de revitalização de jardins e limpeza. O investimento é de R$1,4 milhão.

O secretário adjunto de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Calixto, enalteceu a importância da conclusão de mais uma obra que vai beneficiar milhares de usuários. “Estamos à disposição para contribuir com todo o estado e para o Ipsemg com todo o nosso conhecimento e capacidade para melhorar o serviço oferecido a todos os funcionários públicos, aos pensionistas e aos demais usuários do Ipsemg”, concluiu.

Aniversário

A solenidade de aniversário foi realizada no hall do Hospital e contou com a presença o presidente do Ipsemg, André dos Anjos,  do vice-presidente do Instituto, José Carlos da Silva e representantes da Diretoria Executiva do Instituto, do Centro de Especialidades Médicas (CEM), da Gerência Odontológica e muitos colaboradores e convidados.

“São 111 anos de história ao lado dos servidores mineiros e seus familiares. O Ipsemg é grande e todos nós servidores queremos ele mais forte e melhor. A entrega deste projeto tem como objetivo proporcionar um ambiente mais seguro, confiável e acolhedor. Essa realização marca o início de outras que estão por vir e é um sinal de que esse Governo está ouvindo as demandas que o Ipsemg tem em busca de uma reforma para a melhoria de seus serviços” destacou o presidente.

O Hospital

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) é uma instituição centenária, responsável pela gestão da previdência e assistência à saúde dos servidores públicos do estado de Minas Gerais. Atualmente, atende cerca de 870 mil beneficiários, entre servidores estaduais e dependentes, além de 38 mil pensionistas.

O Instituto oferece serviços médicos, hospitalares e odontológicos por meio de sua rede assistencial em várias regiões do estado. Bem como, serviços administrativos em suas 56 unidades regionais.

 

 

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Notícias Wed, 06 Sep 2023 13:22:33 -0300