A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), vai promover, nos dias 28 e 29 de maio, um curso sobre Pavimentos Intertravados.

O curso, a ser realizado no auditório da Setop, tem como objetivo apresentar aos engenheiros e técnicos das prefeituras que têm convênios com a Setop e a Sedese as diversas aplicações dos pavimentos com peças pré-moldadas de concreto em obras urbanas, portuárias, industriais e aeroportuárias, além de apresentar as características peculiares desse material e as recomendações básicas para a construção dos pavimentos e seu controle.

Para o subsecretário de Transportes e Obras Públicas, Paulo Avelar, os benefícios da aplicação desse recurso são inúmeros. “Os pavimentos intertravados apresentam vantagens técnicas, como durabilidade, resistência e possibilidade de utilização imediata; ambientais já que a água permeia e abastece o lençol freático; sociais, na medida em que gera emprego com a utilização da mão de obra local e, por fim, vantagens econômicas já que não requer manutenção, ao contrário do asfalto”, afirmou. O subsecretário disse que é por todos esses motivos que a Setop está estimulando os prefeitos a usarem o pavimento intertravado em seus municípios.

O engenheiro civil, mestrando em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável e professor do curso de especialização na área de pavimentação e restauração rodoviária e aeroportuária, Dalter Pacheco Godinho, vai proferir o curso em três módulos. O primeiro, Introdução a Pavimentos Intertravados, vai abordar os exemplos de aplicação desse recurso, os tipos de pavimentos, as vantagens da utilização, além das matérias-primas, os tipos de produção, equipamentos e controle de qualidade.

O segundo, Projeto e Dimensionamento dos Pavimentos Intertravados, vai explicar os procedimentos para a produção desses pavimentos, e o terceiro módulo vai retratar as patologias decorrentes do projeto, da fabricação das peças e da construção do pavimento.

A aula do dia 28 vai girar em torno de questões teóricas, enquanto a aula do dia 29 será prática, incluindo uma visita técnica.

Mais informações e inscrições no site abcpmg@terra.com.br ou pelo telefone: (31) 3223-0721. As vagas são limitadas.

Agência Minas, acesse as notícias do Governo de Minas Gerais. Acompanhe também no www.youtube.com/agenciaminasgerais