Inauguração do trecho Tocos do Moji a Borda da Mata. Foto Bernadete Amado
Inauguração do trecho Tocos do Moji
a Borda da Mata. Foto Bernadete Amado

Com aportes na ordem de R$ 8,8 milhões, o secretário de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, assinou, nesta sexta-feira (08) ordem de início para as obras de pavimentação do trecho de 14,8 quilômetros, que vai ligar Tocos do Moji a Borda da Mata e a construção da ponte sobre o rio Mogi Guaçu, com 35 metros de cumprimento e 10,8 metros de largura. A pavimentação faz parte do ProAcesso - Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios, da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, Setop. A empresa responsável pela obra é a Ral Engenharia e o prazo para a execução é de 360 dias.

Para Noman, hoje, Minas é um Estado organizado, que atende a 100% dos municípios e o asfalto é o primeiro passo para que, de fato, o município desenvolva. “A maior parte dos investimentos ficou para a estrada, pois ela leva e traz o desenvolvimento, leva a produção, traz a riqueza, gera renda, melhora a saúde e educação. A estrada renova o município. Em todos os municípios mineiros temos obras do governo de Minas”, afirmou. O secretário garantiu ainda, que a parceria com o município vai continuar, pois é assim que o Estado cresce. “Precisamos que os moradores de Tocos do Moji nos ajudem a fiscalizar esta obra, para que no próximo ano inauguremos mais um trecho do ProAcesso”, disse.

Solenidade

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Agostinho Patrús, que também participou da solenidade, afirmou que a a ordem de início “vai trazer proximidade não apenas para os turistas, pelas belezas naturais da região, mas também aproximar o mais importante, que são as condições básicas para a população, além de facilitar o escoamento do morango e de toda a produção do município. Estamos muito felizes com essa conquista e iremos cumprir a promessa”.

Para o deputado federal Bilac Pinto, o Governo de Minas está presente em todo o Estado com obras em diversas áreas como na saúde, educação e infraestrutura. “A pavimentação asfáltica é mais um passo para o município. O nosso objetivo é continuar trazendo o desenvolvimento, para que as diferenças sociais não existam em Tocos do Moji, com o compromisso de trabalhar pela população mineira, e entregar em breve a ligação asfáltica de Tocos do Moji a Borda da Mata”, disse.

Também estiveram presentes no evento prefeitos da região do Sul de Minas, o diretor geral do DER, José Elcio Monteze; o coordenador regional do DER, em Itajubá, Sebastião Elias de Oliveira e o diretor da Ral Engenharia, Jorge Sander.

A cidade

Tocos do Moji, conta com população estimada em cinco mil habitantes. O forte da economia é cultura do morango, com 120 hectares produzindo seis mil toneladas anuais. Com essa produção, o município gera mil empregos que proporcionam um rendimento anual de R$ 12,5 milhões. Além do morango, a população também trabalha na produção de café e pecuária. Em cada feriado recebe cerca de 10 mil turista, oferecendo cachoeiras, algumas com mais de 30 metros de altura.

“Depois da emancipação do município, em 1995, hoje é o dia mais importante para nós, pois a pavimentação asfáltica é o marco para Tocos do Moji. Era o que necessitávamos para alavancar a economia e o turismo do município. O ProAcesso beneficiou Tocos do Moji, onde damos inicio ao progresso”, comemorou o prefeito de Tocos do Moji, Antônio Rosário Pereira.

Balanço

Apenas no Sul de Minas, o ProAcesso contemplou 23 municípios, com investimentos já realiados da ordem de R$ 117,5 milhões. Ao final, serão pavimentados 443 quilômetros. Dados do ProAcesso, na região sul, mostram que as obras já foram concluídas em 13 municípios. Outros quatro trechos estão em andamento; mais quatro com as obras já contratadas; uma em licitação e uma a licitar, de modo que toda a região seja beneficiada.

O ProAcesso tem o objetivo de ligar por asfalto, a uma rede viária principal, 225 municípios que não possuíam esse tipo de benefício. A meta é concluir todos os acessos até 2010, totalizando uma extensão de 5.515 quilômetros de rodovias pavimentadas, beneficiando diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas, e assim, diminuir as diferenças regionais e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios mais carentes.

O programa já pavimentou 2,5 mil quilômetros de estradas e investiu mais de R$ 1,42 bilhão nas diversas regiões do Estado. Já foram concluídos 102 trechos e, até 2010, outros 123 municípios deverão ter o acesso a outro ou a uma rodovia principal concluído ou em fase final de conclusão, fazendo com que 100% das cidades mineiras sejam ligadas a uma rede viária principal.

Agência Minas, acesse as notícias do Governo de Minas Gerais. Acompanhe também no www.youtube.com/agenciaminasgerais