dr_paulo_rpu_foto_luis_fernando_assis_280409
Foto Luis Fernando Assis

O subsecretário de Obras Públicas, Paulo Avelar, participou na última terça-feira (28) da 16ª Reunião de Pavimentação Urbana - RPU, promovida pela Associação Brasileira de Pavimentação - ABPv. O evento acontece no Minas Centro e será encerrado amanhã (30).

A 16ª Reunião constitui uma oportunidade de discussão e reflexão sobre a pavimentação urbana no País, justamente no momento em que a sociedade exige mais atenção das atividades para conservação, ampliação e segurança da malha viária.

Durante a palestra, o subsecretário apresentou a estrutura da Setop, falou sobre os investimentos do Estado no Sistema de Transportes e Obras Públicas, além de divulgar os resultados e metas dos principais programas geridos pela Secretaria que estão ligados a pavimentação, como o ProMG, ProAcesso e o Minas Avança.

Sobre os convênios, o subsecretário destacou o atendimento aos municípios em situação de emergência: "Começamos 2009 com muitos desafios, entre eles o atendimento aos municípios em situação de emergência devido às fortes chuvas do início do ano. Repassamos R$ 50 milhões para mais de 100 municípios que foram brutalmente castigados", afirmou Paulo Avelar.

O subsecretário finalizou dizendo que 74% dos convênios celebrados entre a Setop e os municípios tem como objeto o melhoramento de vias públicas, e que atualmente, para os municípios de menor porte, está sendo incentivada a utilização de bloquetes para calçamento, no lugar do asfalto, tendo em vista que aquele é mais favorável para a geração de emprego e renda local e também por fatores ambientais e de segurança.