Entrega da Medalha da Inconfidência. Foto: Alair Vieira
Entrega da Medalha da Inconfidência.
Foto: Alair Vieira

Na última terça-feira (21), o Governo de Minas entregou, em Ouro Preto, a Medalha da Inconfidência a 236 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Estado e do País. Dentre os agraciados estava o subsecretário de Obras Públicas da Setop, Paulo Avelar. "Liberdade, ainda que tardia" foi o tema da solenidade.

"O 21 de abril é, para nós, a mais valiosa celebração da nossa história. É a renovação da nossa identidade, dos nossos ideais e dos nossos compromissos. Nossa mais importante e emblemática data cívica, o 21 de abril, reveste-se, todos os anos, de forte valor simbólico. Representa o momento em que mergulhamos nos meandros da nossa história para revisitar as lições do passado, que nos balizam o presente e nos ajudam a alcançar o futuro. O futuro que sonhamos todos os dias e que construímos juntos, há séculos", afirmou o governador, Aécio Neves, em seu pronunciamento.

"Foi uma honra muito grande ser convidado para receber esta medalha, mas divido o mérito com toda minha equipe da Setop. Ficamos muito felizes em saber que o trabalho feito para os municípios mineiros está sendo reconhecido, tanto pelos deputados, como pelo Governo de uma forma geral", comentou o subsecretário, Paulo Avelar.

A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 pelo então governador Juscelino Kubitscheck e é entregue sempre no dia 21 de abril com quatro designações: Grande Colar (Comenda Extraordinária), Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.

A cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, a maior comenda do Estado, marcou os 220 anos da Revolução Francesa e da Inconfidência Mineira, movimentos revolucionários responsáveis por grandes transformações sociais e políticas na Europa e no Brasil. O orador oficial foi o embaixador da França no Brasil, Antoine Pouillieute.

Entre os agraciados estavam políticos, ministros, empresários, intelectuais, artistas e esportistas. Alguns deles: os ministros da Cultura, Juca Ferreira, da Previdência Social, José Barroso Pimentel; o presidente da Academia Brasileira de Letras, Cícero Sandroni; o presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Carlos Alberto Marques Soares; o embaixador da França no Brasil, Antoine Pouillieute; o embaixador dos Estados Unidos, Cliffod Sobel; a atriz Bibi Ferreira; a cantora Fafá de Belém; o ator Jonas Bloch; os estilistas Ronaldo Fraga, Renato Loureiro e Terezinha Santos. Pelo seu centenário, foi homenageado o compositor Ataulfo Alves. Também receberam a medalha as empresárias Lily Marinho e Betty Lagardère e o padeiro e empresário francês Olivier Anquier.