Setop é modelo para o Estado do Amazonas

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, Setop, recebeu, nesta quinta e sexta-feira, a visita de representantes da Secretaria de Infraestrutura do Estado do Amazonas, SEINF, que vieram até Minas para conhecer, de perto, o sistema de tecnologia da informação implementado para o controle das obras públicas no Estado.

O objetivo dos visitantes foi coletar informações técnicas e ver de que forma elas são organizadas e disponibilizadas, além de verificar o fluxo de informações dos programas estruturadores implantados em Minas na área de transportes e obras públicas.

Durante os dois dias de reunião foi apresentada a forma como a Setop consolida as informações, através de um sistema integrador. Este sistema possui diversas bases corporativas do Estado, onde é possível obter, em tempo hábil, a informação nos diversos níveis de gestão  possibilitando, também, a divulgação das mesmas ao público em geral.

"Uma das maiores preocupações desta gestão governamental é com a transparência das ações. Diversas informações, de relevada importância, encontram-se em nosso site e nos sites das nossas autarquias, DER/MG (Departamento de Estradas de Rodagem) e Deop (Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais)", afirmou o secretário adjunto de Transportes e Obras Públicas, João Fleury.

Carmelita Siqueira dos Reis, assessora da SEINF, afirmou que Minas é o único Estado brasileiro que já tem um sistema de tecnologia da informação, em andamento, voltado para gestão de infraestrutura de obras públicas. "Por isso viemos direto à Setop pedir apoio, ver a possibilidade de fazermos parcerias e trabalhar para fazer a implantação de uma ferramenta de gestão de obras no Estado do Amazonas", disse

O assessor de Estratégia de Transportes e Obras da Setop, Luiz Fernando Telles, explicou de que forma o material apresentado vem sendo utilizado pela equipe técnica da Setop. "Fizemos um comparativo de como estávamos controlando as informações há dois anos, de 2007 a 2009, e o que estamos planejando em ofertar, em termos de tecnologia da informação, até o final de 2010", afirmou.

Sistemas

Os representantes do Governo do Amazonas conheceram o novo Sistema de Obras e o Módulo de Controle de Obras do Deop; o Sistema de Gestão de Convênios Municipais (SGC); o Sistema de Gestão Estratégica (SIGES); e o Projeto SIOP (Sistema Integrado de Obras Públicas).

Estiveram presentes o gerente de desenvolvimento da Empresa de Processamento de Dados do Amazonas, Lelson Lopes Nascimento, o engenheiro da SEINF, José Almeida de Oliveira, e o gerente de negócios e desenvolvimento da Secretaria de Fazenda do Amazonas, Alexandre Siqueira.