O subsecretário Paulo Avelar durante a apresentação. Foto Ana Melo
subsecretário Paulo Avelar durante a apresentação.
Foto Ana Melo
Doze prefeitos mineiros conheceram, nesta sexta-feira (20/03) a estrutura da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, sendo orientados sobre como devem fazer para celebrar os convênios, fazer a prestação de contas das obras realizadas, e os Projetos Padrão e o Preço Setop, que podem ser devem como referência.

A ênfase da reunião foi a relação com a Subsecretaria de Obras e suas três superintendências: de Apoio à Infra-estrutura Municipal, de Projetos e Custos e de Obras Públicas.  “Hoje a Subsecretaria de Obras é uma grande parceira de todos os prefeitos mineiros. Atendemos com o máximo de atenção e com isso a nossa expectativa é de que as ações desenvolvidas por eles sejam cada vez melhores, com comprometimento e qualidade”, afirmou o subsecretário Paulo Avelar.
O superintendente de Apoio à Infraestrutura Municipal, Rodolfo Guimarães, falou sobre a obrigatoriedade dos municípios estarem em dia e regulares com o SIAF (Sistema Integrado de Administração Financeira) e com o CAGEC (Cadastro Geral de Convenentes). Somente desta forma poderão continuar celebrando convênios com o Estado e também recebendo vigas, bueiros e mata-burros. Segundo ele, em caso de necessidade das prefeituras pedirem aditivo de prazo nos convênios, as mesmas deverão realizar o pedido um mês antes do tempo previsto para sua conclusão.

“Apesar de já seguirmos todas as determinações da Secretaria para a realização das obras, pedi a alguns engenheiros que viessem juntamente com o secretário de Obras e o de Planejamento da cidade para que as informações fossem absorvidas por todos”, comentou o prefeito de Curvelo, José Maria Penna Silva.

O prefeito de Virgem da Lapa, Averaldo Moreira Martins, disse que a Setop tem melhorado cada vez mais a qualidade de seus serviços, preocupando sempre com o aperfeiçoamento das prefeituras e evitando que aconteçam corrupções e problemas das mesmas com o Tribunal de Contas e Ministério Público.

O deputado Doutor Viana analisou como de extrema importância o encontro realizado. “Mais uma vez a Setop oferece esta oportunidade para que prefeitos eleitos e reeleitos recebam orientações que facilitarão o trabalho diário dos municípios, proporcionando serviços cada vez melhores aos cidadãos”.
Estiveram presentes representantes dos municípios de Buenópolis, Sem Peixe, Cordisburgo, Curvelo, Gouveia, Virgem da Lapa, Felixlândia, Santo Hipólito, Presidente Juscelino, Inimutaba, Corinto, Morro da Garça, Datas e Três Marias.

Visita

Ponte que será duplicada na MG-238. Foto DivulgaçãoO subsecretário de Obras Públicas, Paulo Avelar, e o diretor de Operações do DER, Luiz Alberto Mendes, visitaram na última quinta-feira (19) a MG-238 que liga os municípios de Sete Lagoas, Jequitibá e Santana do Pirapama. Neste trecho três pontes serão duplicadas, em um regime de emergência.

Segundo o subsecretário estas obras são de extrema importância para o deslocamento dos moradores da região e serão iniciadas tão logo o processo licitatório seja concluído pelo DER.