Durante a solenidade no Palácio da Liberdade, o governador Aécio Neves ressaltou que, mesmo em tempos de crise financeira, dentro de pouco tempo, todos os municípios mineiros terão acesso por asfalto. Desde que foi criado, o Proacesso já pavimentou 102 estradas e outras 117 estão com obras em andamento ou em processo de licitação. Do total de 225 estradas, seis são de responsabilidade do governo federal.

"Dentro de poucos meses poderemos dizer que todas as 219 cidades, cujas estradas são de responsabilidade do Estado, estarão com as obras em andamento e com os recursos necessários à sua conclusão já garantidos pelo Tesouro de Estado, mesmo em tempos de crise como este. Estamos dando ordem de início, já com os recursos garantidos, para início e conclusão das obras. É uma característica do nosso governo iniciar apenas as que podemos concluir", afirmou.

Após concluídos todos os trechos, 5.515 km de estradas pavimentadas serão acrescidos à malha rodoviária estadual, beneficiando diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas.  O Proacesso recebeu, até 2008, investimentos de R$ 1,4 bilhão, incluindo recursos do Tesouro do Estado e de operações de crédito externas. Em 2009, quando serão concluídos mais outros 32 trechos, serão investidos mais R$ 1,4 bilhão, num total de 1.477 km. Para cumprir o programa, serão necessários R$ 3,4 bilhões, entre recursos do Tesouro do Estado e de financiamentos internacionais, obtidos junto a Banco Mundial (Bird), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Japonês de Cooperação Internacional (JBIC).

Desenvolvimento

Aécio Neves destacou que a pavimentação das estradas já mudou a realidade dos municípios que tinham dificuldade com estradas de terra. Além de facilitar o acesso aos municípios, o programa, segundo ele, promoveu o desenvolvimento das economias locais, gerando emprego e renda, e melhorou o acesso da população a serviços de saúde, educação e comércio.

"O asfalto talvez seja um dos mais vigorosos instrumentos de desenvolvimento social, não apenas econômico, de qualquer comunidade. Só quem vive nessas comunidades que não eram ligadas por asfalto sabem da importância do que aqui hoje está sendo feito. Faltava em inúmeras dessas cidades praticamente tudo. No momento em que o acesso é facilitado, o comércio tem condições de vender a um custo melhor, a agricultura se desenvolve com maior facilidade escoando a produção, mesmo em época de chuva. As pessoas têm mais tranqüilidade porque sabem que, seja na saúde, na segurança pública, quando há necessidade de socorro mais emergencial, ele ocorre sem maiores transtornos", disse o governador.

Acesso facilitado a hospitais e universidades

A pavimentação do acesso a esses 12 municípios, que será iniciada ainda esta semana, já trouxe entusiasmo às comunidades. O prefeito de Francisco Badaró (Norte de Minas), José João Teixeira, afirmou, durante a solenidade, que a população comemorou o anúncio do início das obras. Segundo ele, a ligação por asfalto está permitindo que as comunidades tenham acesso fácil e seguro às escolas e hospitais.

"Sem asfalto não há desenvolvimento. Ficaremos livres da lama e da poeira, mas muito mais importante é lembrar que os nossos doentes ficarão mais próximos dos hospitais, as parturientes mais próximas das maternidades e nossos jovens mais próximos das universidades, nossas cestas básicas com preço mais acessível. Produtos que não chegam por estrada de terra, estarão em breve em nossos comércios. Nossas cidades há décadas ficaram à margem do desenvolvimento e hoje recebemos investimentos em todas as áreas como estradas e com elas mais saúde, saneamento, investimentos que vem mudando a realidade mais pobre da nossa região", afirmou o prefeito.

Trechos federais

Durante a solenidade, o governador lembrou que dos 225 municípios que ainda dispunham de acesso por estradas de terra, seis deles não foram incluídos no Proacesso pelo fato de as rodovias serem de responsabilidade do Governo Federal. Ao todo, precisam ser pavimentados 175,1 km de estradas federais que levam aos municípios de Chapada do Norte (BR-367), Dom Bosco, Jacinto e Salto da Divisa (BR-251), Montalvânia e Juvenília (BR-135). A estimativa da Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop) é de que sejam necessários R$ 300 milhões para a pavimentação desses trechos.

Aécio Neves lamentou que os seis trechos de responsabilidade federal ainda não tiveram suas obras iniciadas. "É preciso que o Governo Federal assuma a responsabilidade de concluir esses seis trechos ou faça aquilo que me parecia lá atrás já mais adequado, mas que não foi feito ainda: transfira essa responsabilidade para o Governo do Estado com os recursos necessários que nós faremos essas obras", afirmou.

Novos trechos do ProAcesso com obras autorizadas

Municípios beneficiados

Ibiracatu

Ibiracatu - Varzelândia

16,00

O governador Aécio Neves autorizou, nesta quinta-feira (05/03), início de obras de pavimentação das estradas de acesso a 12 municípios mineiros dentro do Programa Estadual de Pavimentação de Acessos Rodoviários (Proacesso). Ao todo serão 327 km pavimentados de rodovias localizadas nas regiões Norte de Minas, Rio Doce, Vales do Jequitinhonha e Mucuri com investimentos de R$ 230 milhões. Esse grupo de 12 municípios beneficiados faz parte de um conjunto de 225 municípios de todas as regiões do Estado que ainda contavam com acessos por estradas de terra desde o lançamento do programa, em 2004.