O subsecretário de Obras Públicas durante a apresentação. Foto Divulgação
O subsecretário de Obras Públicas
durante a apresentação.
Foto Divulgação
Através das ferramentas preço, prazo e qualidade, o Departamento de Obras Públicas (Deop) e a subsecretaria de Obras Públicas garantiram números satisfatórios em pesquisa realizada com clientes internos do Governo. Prova disso são os dados apresentados na 2ª Pesquisa de Satisfação dos Clientes do Sistema de Obras Públicas que apontam 78,67% de satisfação, superando a expectativa inicial, que era alcançar 10% acima do valor referencial. A meta para o segundo semestre de 2008 era chegar a 68,32% e o número se mostra muito maior.

A pesquisa é aplicada aos órgãos e entidades clientes da Setop/Deop, através de uma seleção proporcional ao percentual de obras concluídas no período anterior, priorizando as de maior valor. Os critérios de avaliação (nota de 0 a 10) são: qualidade do projeto; do processo licitatório; do processo executivo; da obra; funcionalidade da obra; relacionamento com o Deop; relacionamento com a Setop.

Presente no evento, o diretor-geral do Deop, João Antônio Fleury ressaltou o trabalho em conjunto, onde o papel de cada um é definido, o que reflete diretamente no resultado das pesquisas dentro e fora da instituição. "Podemos mostrar quem somos para os nossos clientes e a forma como os tratamos. Assim, melhoramos a relação do Estado com a sociedade, e ainda, mostrar o cuidado com a aplicação dos recursos públicos", falou.

No item Resultado por Área de Governo, por exemplo, a média de satisfação da Educação alcançou 8,07, atendendo aos critérios citados acima. Em execução da obra, vale lembrar que o nível de satisfação chegou a 8,17, sendo que a média era de aproximadamente 7, demonstrando a qualidade dos serviços prestados.

Para Paulo Avelar, subsecretário de Obras Públicas, o resultado satisfatório na pesquisa se deve a melhoria da qualidade, tendo em vista a utilização das ferramentas preço, prazo e qualidade em todos os momentos. "É fundamental atendermos bem os nossos clientes, objetivando a transparência e o planejamento, que resulta em obras com projetos executivos bem elaborados", avaliou.

Obras

Realizado hoje (02.02), no auditório do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), o evento além de expor a Pesquisa de Satisfação dos Clientes, apresentou a subsecretaria de Obras Públicas e suas abrangências e os projetos e obras executados pelo Deop para técnicos, engenheiros e profissionais da área.

O objetivo foi apresentar as atividades realizadas pela subsecretaria de Obras, os trabalhos desempenhados nos últimos anos pelo Deop e avaliar a satisfação dos clientes - as secretarias do Estado - em relação aos trabalhos executados.

Iniciando as apresentações, o subsecretário de Obras Públicas, Paulo Avelar detalhou o planejamento, controle, formas de atuação, projetos executivos, além dos projetos padrão implantados pela subsecretaria, bem como a pesquisa de satisfação dos clientes.

Ele explanou, ainda, sobre a criação do preço referência para as obras de engenharia e as prefeituras. "O Preço Setop é um modelo para todo o Estado. Até então, as obras eram feitas a preço unitário e não se tinha um projeto bem definido. Sem preço de referência e sem um projeto padrão, estas obras se tornavam muito onerosas e seus prazos eram muito estendidos", afirmou. Ressaltou também, que todos os 853 municípios mineiros executam algum tipo de obra com investimentos do Governo neste momento utilizando o preço Setop.

Durante o encontro, diretores do Deop apresentaram um demonstrativo de desempenho de projetos e obras executadas. De 2003 a 2008 o número de obras concluídas foi de 1.080, saltando de 49 em 2003 para 142 em 2008. Os investimentos das obras concluídas foram de R$ 1,2 bilhão. Os segmentos são as secretarias de Educação, Saúde, Defesa Social, Infra-estrutura, Fazenda, Equipamentos Públicos e Unidade de Gerenciamento do Empreendimentos/Arrudas.