Para o padre, o indivíduo precisa agir eticamente na realidade.  - Foto: Crédito Débora Ozório
Para o padre, o indivíduo precisa agir eticamente na realidade. - Foto: Crédito Débora Ozório
"Ética nos nossos dias" foi o tema da palestra, organizada pela Comissão de Ética da Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop), realizada na última segunda-feira (17). Proferida pelo teólogo, escritor e professor, padre João Batista Libânio a palestra foi dirigida aos servidores da Setop e do Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop) que participam da pós-graduação em Gestão da Construção Civil Pública, na Faculdade de Tecnologia do Senai (Fatec).

Libânio iniciou a palestra abordando a ligação entre a ética e a realidade, fazendo uma distinção entre as realidades sociais, econômicas, pessoais, espirituais, entre outras. "O indivíduo precisa saber agir eticamente na realidade. A raiz da ética é a natureza humana, como ser livre, social para alcançarmos nossa razão antropológica", falou. A palavra Ética é originada do grego ethos, (modo de ser, caráter) através do latim mos (costumes, de onde se derivou a palavra moral). Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo - sociedade.

Cerca de 90 pessoas participaram da palestra.
Cerca de 90 pessoas participaram da palestra.

Cerca de 90 pessoas, entre alunos e convidados estiveram presentesno auditório da Setop para a palestra. Representante do Núcleo Pedagógico da Fatec, Ana Cláudia Oliveira, comentou a importância de temas como moral e ética para o dia a dia dos profissionais e para a sociedade como um todo. "Uma série de palestras com temas diversificados amplia a visão do sujeito. Este tema veio fechar o ano trazendo o objetivo da teoria ética para o indivíduo e para a sociedade diante das possíveis escolhas que afetam terceiros", comentou.

 

Ana Cláudia lembrou ainda, que a maioria das profissões tem o seu próprio código de ética profissional, que é um conjunto de normas de cumprimento obrigatório, derivadas da ética, frequentemente incorporados à lei pública. Desta forma, o objetivo de uma teoria da ética é determinar o que é bom, tanto para o indivíduo como para a sociedade como um todo. Indica através da comparação, mudanças no comportamento humano e nas regras sociais e suas consequencias, podendo a partir de então, detectar problemas e indicar caminhos.

Palestrante

João Batista Libânio nasceu em 1932. Formado em filosofia, línguas neolatinas e doutor em Teologia em Frankfurt, na Alemanha e em Roma, Itália, ele é professor na faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje) de Belo Horizonte e vice-pároco em Vespasiano. Como escritor, publicou em 2008, o livro Em busca de lucidez e Como saborear a celebração eucarística, já em sua 4ª edição.