Subsecretário Paulo Avelar
O subsecretário de Obras Públicas da Setop, Paulo Avelar, recebeu no início da tarde desta quarta-feira (12/11), representantes de empresas construtoras e prefeitos de municípios mineiros beneficiados pelo programa estruturador do Governo do Estado, Minas Avança 2. O objetivo do encontro foi discutir estratégias de co-participação e mobilização de todos os agentes envolvidos nas 14 obras que estão em andamento por meio do programa.

Paulo Avelar explicou que os projetos executados por meio do Minas Avança contemplam as áreas de educação, saúde, transporte, saneamento básico e segurança. Uma característica do programa é a definição das obras em parceria com as prefeituras. Na oportunidade, o subsecretário fez um balanço dos trabalhos. Segundo ele, entre 2006 e 2007 foram 46 obras com investimento da ordem de R$ 180milhões. Em 2008 nove obras já foram concluídas, com investimentos do Estado de aproximadamente R$40 milhões. "Até o final deste ano concluiremos mais sete obras e em 2009 entregaremos outras sete, o que representa o aporte de mais de 51 milhões. São obras que representam anseios das comunidades", define.

Ações planejadas e contínuas

O subsecretário disse que o grande desafio do setor público e dos agentes envolvidos é a realização de obras com qualidade, prazo e, sobretudo, preço, uma vez que as obras do Minas Avança possuem custo determinado, o que inviabiliza aditivos em contratos.

"Encontros como este são importantes para que possamos alinhar as metas a serem atingidas, com ações planejadas e contínuas, objetivando a transparência e o planejamento, resultando em obras com projetos executivos bem elaborados. Isso viabiliza a co-resposnsabilidade de todoas as partes envolvidas", afirmou Paulo Avelar.

A prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, parabenizou o Estado por destinar recursos para importantes obras. "Minas Avançou muito com essa iniciativa. Sem ela não poderíamos realizar obras que demandam um volume de recursos que não comportam orçamento das prefeituras. Lavras e os demais municípios mineiros esperam a continuidade do programa", disse.

Francisco Melo, da Construtora Pavisan, avalia a implantação do programa como um sucesso. Segundo ele, os investimentos proporcionam o aumento da geração de emprego e renda.

Atualmente estão recebendo recursos do Minas Avança os municípios de Campo Belo, Governador Valadares, lavras, Montes Claros, Padre Paraíso, Sete Lagoas, virgem da Lapa, Arcos, Barbacena, Brumadinho, Camanducaia, Janaúba e Juiz de Fora.