Para celebrar o início do segundo módulo do Curso de Aperfeiçoamento e Especialização em Gestão na Construção Civil Pública, promovido pelo DEOP-MG em parceria com a UFMG, FIEMG/SENAI-FATEC e o grupo ArcelorMital Belgo, os funcionários do DEOP e demais participantes receberam, na tarde dessa sexta-feira (08), a palestra "2ª Geração do Choque de Gestão".

Proferida pela assessora da Superintendência Central de Modernização Institucional da Seplag, Cristina Torres, a palestra abordou a arquitetura da gestão do governo atual. Segundo Cristina, enquanto a primeira etapa do choque de gestão se preocupou em organizar e revigorar as questões políticas e econômicas do estado, a segunda etapa está focada nos resultados para a sociedade. "O servidor público precisa ficar atento nas práticas de gestão, para saber onde deve se inserir e como pode contribuir", disse.

Para o engenheiro do DEOP, Renato Assunção Soares, incluir palestras como essas no cronograma do curso contribuiu para manter o interesse pelas aulas. "Já tivemos, durante o primeiro semestre, palestras de caráter mais técnico e gostei muito. É importante para o aprendizado", contou Renato.

Curso

O objetivo do curso é promover a capacitação dos participantes através do aprimoramento e reciclagem dos conhecimentos em construção civil pública bem como permitir a integração dos profissionais da área.

"Nós reunimos as expectativas dos alunos e adaptamos o cronograma em função das necessidades expostas por eles", relatou a coordenadora do segundo módulo, Iara Aparecida Linhares.

Ao todo são 38 inscritos, dentre funcionários do DEOP, da SETOP, DER, FHEMIG, Secretaria do Meio Ambiente, Polícia Civil, Secretaria da Saúde, Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Educação, COHAB, Hemominas e Arcelor. 

As aulas acontecem às segundas, sextas e sábados, na Faculdade de Tecnologia SENAI. Dentre as matérias estão Conforto do Ambiente Construído, Ética e Responsabilidade Social, Gestão Pública, Gestão de Sistema de Qualidade, Sistemas Construtivos Inovadores, Exigências Ambientais e Sustentabilidade, Acompanhamento e Controle de Obras Públicas, Patologias nas Edificações e Gestão de Processos de Projetos de Obras Públicas.

Ao final de um ano serão emitidos certificados de aperfeiçoamento, pela UFMG, e de especialização pela FATEC.