Foto: Ana Melo

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (31) a apresentação do Sistema Integrado de Obras Públicas (SIOP), para representantes do Banco Mundial e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG). O objetivo do Sistema, que está com o mapeamento dos processos concluído, é a integração de todas as informações sobre obras públicas – concluídas e em andamento – sob a responsabilidade do Estado de Minas Gerais.

O Sistema disponibilizará, também, informações desde o planejamento plurianual de obras, passando por avaliações de exeqüibilidade financeira, técnica, ambiental e de prazo, além de acompanhar a fase de licitação pública e execução física das obras, permitindo aos gestores uma visão estratégica e operacional de todas as fases inerentes a uma obra pública.

A previsão é de que a licitação para o desenvolvimento do Sistema aconteça ainda em 2008, com previsão de implantação durante o ano de 2009, de forma modular com o patrocínio do Banco Mundial, que liberou recursos financeiros da ordem de US$ 200 mil. O SIOP irá prover os gestores de uma série de informações e análises que facilitarão a tomada de decisões de forma mais apurada.

Em 2007 foi realizada licitação pública em que a empresa Core Synesis, sediada em Belo Horizonte, foi a vencedora e encarregada de mapear todo o fluxo dos processos envolvidos e propor um sistema transacional, baseado na internet e que contemple a totalidade das ações previstas.