Foto: Bernadete Amado

O Governo de Minas inaugura neste sábado (28) o Centro Cultural Roberto Drummond, localizado na cidade de Ferros, região Central do Estado. Foram investidos R$ 945 mil na obra, sendo R$ 495 mil da Prefeitura e R$ 450 mil da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop).

O novo espaço possui um auditório com capacidade para 110 pessoas, uma sala de artesanato; onde serão ministrados diversos cursos artesanais, além de uma cafeteria. O Centro Cultural irá oferecer oficinas, debates, cursos, espetáculos de teatro, dança e música.

Para o prefeito da cidade, Raimundo Menezes Filho, “esta é a maior obra já realizada na cidade”. “Agora podemos oferecer grandes eventos para o enriquecimento cultural e intelectual da população”, afirma. Também estamos orgulhosos em resgatar a memória viva de Roberto Drummond”, afirma.

“O Governo de Minas trabalha junto com as prefeituras. Aqui em Ferros, levaremos cultura à população por meio deste Centro. Estamos investindo em todos os municípios garantindo melhor qualidade de vida para os mineiros”, disse o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman.

A cerimônia de inauguração contou com as apresentações das bandas Padre Diniz; de Ferros e da Big Band Palácio das Artes.

Para a secretária de Estado de Cultura, Eleonora Santa Rosa, a criação do Centro Cultural Roberto Drummond efetiva a diretriz de interiorização das políticas culturais no Estado. “A implantação desse novo espaço, dedicado ao escritor mineiro Roberto Drummond, irá incentivar a produção e a fruição cultural na cidade e região”, afirma.

Também estarão presentes o secretário de Governo, Danilo de Castro, os deputados Estaduais Maury Torres e Rodrigo de Castro, os diretores do DER/MG e DEOP/MG, José Elcio Monteze e João Fleury, além dos subsecretários de Transportes e Obras, Fabrício Sampaio e Paulo Avelar.

Outros investimentos

Por meio do ProAcesso o Governo de Minas já pavimentou 197 quilômetros na região Central de Minas, beneficiando 9 municípios que não possuíam acesso por asfalto. Seis trechos estão em andamento. Outros 1.047 quilômetros foram recuperados na região dentro do ProMG.

Desde 2003 foram alocados pelo Governo de Minas R$ 1,6 milhão em Ferros por meio de convênios para melhoria de acesso, obras de saneamento entre outras.