Pesquisa Anual da Construção, divulgada nesta quarta-feira (18) pelo IBGE aponta para um crescimento da participação do setor público brasileiro no total da receita operacional do setor de construção de 40,3%, em 2005, para 42,6%, em 2006.

O Departamento de Obras Públicas de Minas Gerais (Deop) é um bom exemplo desta evolução.  Em 2007, foram concluídas 144 obras, com investimentos de aproximadamente R$ 400 milhões contra R$ 290 milhões no ano anterior. A área de Defesa Social foi a que mais recebeu investimentos, R$ 92 milhões em 28 obras realizadas. A previsão de investimento em obras pelo Governo de Minas, por meio do Deop, para 2008, é de R$ 600 milhões.

“Desde 2003, o número de obras concluídas pelo Deop vem aumentando. No setor de equipamentos públicos, por exemplo, em 2003, foram 14 obras e investimentos de R$ 2 milhões. Já em 2004, os investimentos foram de R$ 5 milhões, para 25 obras. Ao final de 2006 eram 124 obras”, exemplifica o diretor-geral do Deop, João Fleury.

Esse salto foi contabilizado nos demais segmentos de atuação da Autarquia. A Educação, que em 2003 registrou 11 obras, no ano seguinte contabilizou 43, em 2005 setenta e duas e, em 2006, cinqüenta e quatro. Naquele ano, os investimentos somaram R$ 30 milhões.

Em equipamentos públicos, que incluem a construção, reforma e/ou ampliação de órgãos e entidades estaduais, o Deop encerrou 2007 com 50 obras e  investimentos de cerca de R$ 65 milhões. Na Saúde, foram registradas 18 obras, seis a mais que no ano anterior. O segmento de infra-estrutura recebeu 18 obras, dentre a construção de pontes, viadutos, trincheiras, pavimentações, drenagens e canalizações. Uma obra foi realizada para Acessibilidade.

Atualmente o Deop possui 295 projetos em andamento. São 187 obras em andamento, o que totaliza cerca de R$ 420 milhões.

Convênios

O Governo de Minas investiu, entre 2003 e 2007, mais de R$ 421 milhões em convênios realizados pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop).

As obras contempladas atendem a solicitação das prefeituras, que buscam o apoio no governo estadual. Este conjunto de intervenções do Programa de Apoio Técnico e Financeiro à Infra-estrutura Municipal indica o caminho para atração de novos investimentos nas localidades atendidas, proporcionando uma perspectiva de crescimento e desenvolvimento, melhorando a qualidade de vida de 17,3 milhões de pessoas, aproximadamente.

Segundo Fleury, os reflexos nos setores de comércio e turismo associados ao fortalecimento das áreas de defesa social, apoio às situações de emergência e amparo à juventude, são obtidos com o melhoramento das vias públicas, construção de pontes, passarelas, praças, creches, parques de exposição, postos de saúde, reforma de ginásios, quadras poliesportivas, obras de drenagem, contenção de encostas, saneamento básico, centros administrativos, terminais rodoviários, entre outros.

“Hoje, podemos afirmar com segurança: não existe um único município mineiro que não tenha uma obra do Estado.  Graças aos recursos em caixa, o governo mineiro investe em programas estruturadores importantes, como o ProAcesso e o ProMG. Mas devemos ressaltar que muitas vezes chegamos até as populações mais carentes realizando convênios com as prefeituras”, disse o secretário de Estado  Transportes e Obras Públicas Fuad Noman.