O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER) quer conhecer o nível de satisfação dos usuários do transporte intermunicipal de passageiros. Para tanto, está realizando uma pesquisa de opinião que pode ser acessada e respondida através do sítio da autarquia: www.der.mg.gov.br, até o próximo dia 31 de maio. Entre os dias 13 e 15 de maio, funcionários das 40 coordenadorias regionais do DER aplicaram 3.200 questionários, em usuários de linhas de transporte regular de passageiros.

Em Minas Gerais, são 228 empresas, com 4.819 veículos, com idade média de sete anos, fazem o transporte intermunicipal de passageiros. Elas são responsáveis por 1.772 linhas, tendo realizado, no ano passado, 2,9 milhões de viagens e transportado 74 milhões de passageiros.

Realizada com o apoio institucional da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Publicas (Setop), a pesquisa procura avaliar a prestação do serviço sob o ponto de vista do usuário, conhecer o perfil do passageiro e suas prioridades em relação ao serviço de transporte coletivo rodoviário, identificar as restrições e irregularidades existentes para aprimorar a prestação do serviço, avaliação e adequação do recurso “pesquisa de opinião” como instrumento de avaliação permanente.

Está sendo levantado o perfil do usuário (com idade, sexo, escolaridade, renda e atividade) e dados sobre a viagem (freqüência, motivo, linhas e horários utilizados).

“A Setop, através do DER, já disponibiliza um serviço de atendimento ao usuário por meio telefônico e virtual. Neste momento, a expectativa é ampliar este meio de acesso e comunicação adotando uma postura proativa e não apenas reativa, como no caso da apuração de reclamações. Com esta pesquisa queremos buscar informação e conhecer o nível de satisfação dos usuários”, avaliou a chefe do Núcleo de Assessoramento da Diretoria de Fiscalização do DER, Solange Lopes.

Segundo ela, a pesquisa é uma das etapas de um sistema de avaliação permanente a ser implantado pela Diretoria de Fiscalização como está previsto no Acordo de Resultados.  “Em todas as linhas em a pesquisa foi aplicada, tivemos excelente receptividade e boa vontade por parte dos passageiros em realizar o preenchimento dos dois formulários. É bom termos este retorno e ver que as pessoas estão se interessando em participar”, afirmou o agente fiscal Geraldo Lúcio Miranda.

Caso sejam necessárias informações adicionais para o preenchimento dos formulários, o interessado poderá ligar 0800-285-1517 (para residentes no interior do Estado) e 118 (para residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte). Outros esclarecimentos poderão ser enviados para os emails atendimento@der.mg.gov.br/ faleconosco@der.mg.gov.br

Após o preenchimento, os formulários deverão ser enviados para os emails acima ou então serem impressos e encaminhados para o endereço: DER/MG – Diretoria de Fiscalização, Avenida dos Andradas, 1.120 – 7º andar – CEP 30.120.010, Belo Horizonte/MG.

Pesquisa Piloto

No dia 29 de abril foi realizada uma pesquisa piloto presencial nos dois sentidos de atendimento da linha número 1028, de Belo Horizonte para Ouro Preto. O objetivo da Diretoria de Fiscalização do DER foi fazer uma prévia da pesquisa e foram preenchidos 40 formulários.

Dos entrevistados, 65% eram do sexo feminino, 37,5% estavam na faixa etária entre 18 e 25 anos e 35% possuiam o ensino médio. Quanto ao motivo da viagem, verificou-se que 35% dos passageiros estavam a trabalho e 27,5% viajavam por motivo de estudos. Foram 27,5% que responderam utilizar a linha uma ou mais vezes durante a semana.

Na avaliação sobre os serviços prestados referentes a limpeza e conservação, defeitos e acidentes, bagagem, pontualidade, lotação, educação e atuação da fiscalização o resultado foi considerado muito bom. Sobre horários e linhas, informações e reclamações, acompanhamento pela Setop e DER o conceito foi bom.