Foto: Ana Melo

Dando início ao processo de celebração de convênios entre a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, Setop, e as prefeituras do Estado em 2008, foram assinados nesta segunda-feira (12) quatro convênios que beneficiarão a cidade de Jequitibá, região Central. Os recursos serão destinados à pavimentação de vias urbanas, à construção de um trevo e de uma quadra poliesportiva.

O primeiro convênio de pavimentação visa a pavimentação da rua Maria Isabel Mascarenhas com 9 metros de largura e 300 metros de comprimento, totalizando uma área de 2.700 m². O valor total do convênio é de R$77 mil, sendo que o Governo de Minas investirá R$ 70 mil e a prefeitura R$7 mil.

O segundo, também de pavimentação, visa o asfaltamento das ruas Raimundo Ribeiro da Silva e José Dias dos Anjos, somando 7.470 m² de extensão. Do valor de R$220 mil serão disponibilizados R$200 mil pelo Estado e R$20 mil pela prefeitura.

Para a construção do trevo da cidade, serão pavimentados 1.793 m², com 370 metros de meio-fio de concreto pré-moldado e 427 metros de sarjeta em concreto para escoamento da águas pluviais. O valor total é de R$ 50mil com R$40 mil concedidos pela Setop e R$10mil pelo município.

Para construção da quadra poliesportiva, serão investidos R$ 55 mil. Ela ficará no povoado de Quebra-perna, situado a 10 quilômetros do município. Beneficiando cerca de 300 pessoas, a construção contará com arquibancada e alambrado. Do total R$ 50 mil será disponibilizado pela Setop e R$5 mil será a contrapartida do município.

Segundo o subsecretário de Obras Públicas, Paulo Avelar, as prefeituras devem ter cuidado redobrado ao licitarem e fazerem contratações de obras neste ano. “O prazo é até 30 de junho para que os processos licitatórios estejam concluídos e até o dia cinco de julho para que sejam dadas as ordens de início, já que este é um ano eleitoral”, afirmou.

O subsecretário salientou, também, a importância dos municípios estarem com as prestações de contas em dia, para que não ocorra impedidos para celebração de novos convênios.

“Com esta ajuda da Setop e do Governador Aécio Neves conseguiremos atender reivindicações antigas que são de fundamental importância para melhorarmos a qualidade de vida dos moradores da cidade e do povoado de Quebra-Perna”, comentou o prefeito de Jequitibá, Geraldo Antônio Saturnino.

Estiveram presentes Rodolfo Guimarães, superintendente de Apoio à Infra-Estrutura Municipal da Setop, Humberto Fernando Reis, vice-prefeito de Jequitibá, Múcio Eduardo da Silva, presidente da Câmara Municipal e Júlio Perón representando o Deputado Diniz Pinheiro.

Convênios 2008

A Setop pretende assinar até 5 de julho 1.055 convênios destinados ao atendimento à infra-estrutura dos municípios mineiros, totalizando aproximadamente R$100 milhões.