Ônibus da RMBH terão nova numeração Foto: Bernadete Amado

Com o objetivo de melhorar a identificação para o usuário e o controle da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, Setop, os números dos ônibus que trafegam pela Região Metropolitana de Belo Horizonte, RMBH, sofrerão alteração a partir do dia 02/07.

Para facilitar a assimilação dos passageiros, amanhã, 16, dentro de cada ônibus constará o número que futuramente será utilizado. Do dia 02/05 ao dia 02/07 serão afixados os dois números, o antigo e o novo, do lado de fora do veículo. Após esta data será utilizado somente o novo número.

Toda a frota será numerada com quatro algarismos não existindo mais as letras anteriormente utilizadas no final de cada série. O critério utilizado, para definir a seqüência numérica, foi criado de acordo com o número do consórcio vencedor da licitação em que a linha irá atender.

Esta alteração faz parte do novo modelo do sistema de transporte público e foi dividido em duas etapas. A primeira irá transformar o atendimento das quase 800 linhas aos 34 municípios da região metropolitana em sete redes integradas de transportes, RIT. Cada rede consiste em um sistema formado por linhas expressas, estruturais e alimentadoras, que serão integradas fisicamente através de terminais e estações de transferência, e com o trem metropolitano.

Dentre os itens listados no contrato, o que diz respeito à renovação da frota já foi implementado. Dos 2,6 mil veículos que atendem o sistema, 700 são totalmente novos e estão em circulação desde o dia 27/02, quando foram assinados os contratos com os sete consórcios, formados por 31 empresas, vencedores da licitação.

Segundo o subsecretário de Transportes, Fabrício Torres Sampaio, “as medidas já implantadas de acordo com os novos contratos, ou seja, criação de novas linhas, substituição de ônibus e nova numeração das linhas, fazem parte de uma estratégia que no prazo de 2 anos, com a implementação das demais medidas, principalmente a construção dos terminais de integração e bilhetagem eletrônica, permitirão aos usuários ganhos de tempo e de custo nas viagens”, afirmou.

Relação das licitantes declaradas vencedoras

Rit 1 - Consórcio Via Amazonas
Empresa líder: Turilessa Ltda.

Rit 2: Consórcio Uniminas
Empresa líder: Laguna Auto Ônibus Ltda.

Rit 3 - Consórcio Metropolitano
Empresa líder: Viação Santa Edwiges Ltda.

Rit 4 - Consórcio Estrada Real
Empresa líder: Territorial Transportes e Empreendimentos Ltda.

Rit 5 - Consórcio Linha Verde
Empresa líder: Gávea Transportes e Empreendimentos Ltda.

Rit 6 - Consórcio Esmeraldas Neves
Empresa líder: Transimão Transportes Rodoviários Ltda.

Rit 7 -  Concidi
Empresa Líder: Transvia Ltda.

Benefícios para os usuários após a implementação de todo o Projeto

• Sistema de transporte mais racional com melhoria da operação;
• Renovação da frota em dois anos (idade média da frota hoje é de 6,7 anos);
• Definição de regiões com mais mobilidade para os usuários;
• Opção de escolha de trajetos com menor preço de passagem e com menor quilometragem;
• Modernização da frota com 30% dela equipada com elevadores para usuários com problema de locomoção, até 2010;
• Implementação da bilhetagem eletrônica para reduzir a evasão e desonerar o usuário.

Dentro do Projeto completo para o transporte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, prevê-se, numa segunda etapa, a racionalização e otimização dos serviços de cada rede integrada, num prazo máximo de dois anos, por meio da implantação de tronco alimentador, operando com bilhetagem eletrônica, terminais de integração e estações pontos e interligação entre terminais. A RIT terá uma integração tarifária entre todas as linhas do sistema metropolitano e a frota de ônibus será formada por veículos pequenos, médios e grandes, em função da demanda a ser transportada. O sistema de cobrança de tarifa será por bilhetagem eletrônica. O projeto básico para a exploração das linhas integrantes das RITs vai assegurar a combinação dos serviços à população com a cobrança das tarifas, ou seja, une o melhor atendimento ao usuário com o preço justo das passagens, e para que haja um equilíbrio econômico-financeiro do sistema.

Informações:

Os usuários poderão tirar suas dúvidas referentes ao transporte metropolitano através do telefone 118 do DER.

Relação RIT por Município

RIT 1 : Contagem ( Sandoval Azevedo -  Industrial), Ibirité  ( Montreal – Ouro Negro -  Cascata - Jardim das Rosas – Durval de Barros - Vila Ideal – Marilândia);

. RIT 2:  Contagem ( Água Branca – Morada Nova – Parque São João – Jardim Laguna – Guanabara – Novo Progresso – São Mateus);

.RIT 3: Betim, Ibirité ( Canaã – N.S. de Fátima – Lago Azul – Parque Estrela do Sul), Sarzedo, Mário Campos, Brumadinho, São Joaquim de Bicas, Florestal, Mateus Leme, Juatuba, Igarapé, Rio Manso, Itatiaiuçu, Itaguara, Nova Lima, Raposos e Rio Acima;

.RIT 4: Sabará ( Ana Lúcia – General Carneiro – Sede), Santa Luzia ( Centro – São Benedito), Caeté, Nova União e Taquaraçu de Minas;

.RIT 5: Ribeirão das Neves (Justinópolis), Vespasiano (Sede – Morro Alto), São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Confins, Matozinhos, Capim Branco, Jaboticatubas, Baldim;

.RIT 6: Ribeirão das Neves, Contagem (Nova Contagem), Esmeraldas;

.RIT 7: Betim (São Caetano – Vila Cristina – Imbiruçu – Terezópolis – Alvorada), Contagem (Petrolândia – Tropical – Santa Helena).