Com o objetivo de gerar modelos de projetos para diversas tipologias de edificações institucionais que possam ser utilizados como referência por todas as cidades mineiras, proporcionando maior agilidade e uma sensível redução nos custos finais das obras públicas, a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, Setop desenvolveu o Projeto Padrão.

Por meio do sítio eletrônico www.transportes.mg.gov.br as prefeituras de todo o Estado já podem acessar modelos referenciais de projetos arquitetônicos de Capela Velório, Quadras Poliesportivas, Creches e Pavimentações, com componentes e dimensões mínimas e máximas das camadas para diferentes tipos de pavimento.

Outro ganho importante a ser considerado com o Projeto Padrão é a rapidez para a aprovação dos pedidos e da prestação de contas, já que todo o Projeto foi planejado pela própria Superintendência de Projetos e Custos da Setop.

Segundo o subsecretário de Obras Públicas, Paulo Avelar, “após a implementação da Tabela de Preços da Setop, a adoção do Projeto Padrão é mais um elemento facilitador entre os municípios e a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas”.

“A idéia de apresentar projetos em módulos facilita a implantação da obra de acordo com o terreno e com a necessidade de cada município“, comentou Naélia Portugal Pires, superintendente da Setop.

Para Naélia o Projeto Padrão e o Preço Setop contribuem para melhorar a qualidade das obras em todo o Estado. A superintendente complementou dizendo que os projetos complementares (hidráulicos, elétricos e estruturais) deverão ser solicitados à Setop.

A previsão é de que até o final do 1º semestre sejam incluídos novos projetos como: equipamentos urbanos (banco para praça, lixeira, quiosque e pergolado), banheiros públicos e demais módulos de quadra (vestiário e arquibancada). Tais benefícios além de melhorarem o atendimento à população fazem parte do Acordo de Resultados do Governo.

Desenvolvimento

O Projeto Padrão foi desenvolvido de acordo com o levantamento das demandas mais freqüentes dos convênios de 2006 e 2007, o que determinou os objetos de trabalho.

A Diretoria de Gestão de Projetos coloca-se à disposição para outras informações por meio do telefone: (31) 3239-0887 e do email: dgp@transportes.mg.gov.br

Preço Setop

O “Preço Setop” surgiu a partir de um acordo de resultados firmado entre a Secretaria de Transportes e Obras Públicas e o Governo do Estado determinando a criação de um preço referência para as obras de engenharia.
A nova tabela de referência traz atualmente  2.000 composições de preços que são atualizados a cada três meses. “Além disso, os preços serão regionalizados, refletindo a realidade local”, explica o subsecretário.
Segundo Paulo Avelar, o Preço Setop é um modelo para todo o Estado. “Até então, as obras eram feitas a preço unitário e não tinham um projeto bem definido. Não tinham segurança, não tinham o que a empresa queria. Com a conjugação dos projetos padronizados e o preço justo unidos, teremos assim uma obra a preço global”.