Foto: Bernadete Amado

Foi assinada na tarde desta terça-feira (25) a 2ª etapa do Acordo de Resultados realizado entre o Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), e Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O documento reafirma o compromisso estabelecido na 1ª etapa e inclui a participação direta dos servidores no alcance de resultados pelas unidades administrativas.

O Acordo estabelece metas e prazos para o cumprimento das prioridades da Administração identificadas, durante a elaboração do Planejamento Estratégico, como essenciais para contribuir com a visão do Governo de “Tornar Minas o melhor Estado para se viver”.

Bruno Alencar, chefe da Assessoria de Gerenciamento de Projetos, fez uma breve apresentação sobre o Acordo de Resultados. “Esta assinatura da 2ª etapa do Acordo propicia, para cada servidor, clareza do seu papel e da sua contribuição para o alcance da estratégia do Governo, fortalecendo o envolvimento e comprometimento de cada área da Secretaria”, afirmou.

Segundo o secretário de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, “é preciso que todos juntos trabalhemos para construir uma Setop cada vez mais forte, mais comprometida e mais definida em favor do povo de Minas Gerais”, comentou.

O secretário completou dizendo, ainda, que cada um dos servidores da Setop é responsável pela assinatura deste Acordo. Salientou sobre a importância de todos assumirem o compromisso de realizar suas metas nos prazos estipulados, da forma combinada. “Se todos cumprirem o que está contratado, as equipes serão premiadas”, lembrou.

Equipes

Durante o mês de abril a Assessoria de Gerenciamento de Projetos da Setop, AGP, irá realizar reuniões específicas com cada uma das 10 equipes para esclarecer a metodologia de acompanhamento do quadro de indicadores e as ações de cada uma delas.

As metas estabelecidas para cada um dos indicadores serão utilizadas como critério de avaliação ao final de cada semestre, determinando se as metas foram atingidas e se a equipe receberá a gratificação de desempenho. As equipes não competem entre si, apenas aquelas que cumprirem suas metas serão beneficiadas.

Além das gratificações financeiras pelo alcance das metas, a Setop poderá usufruir de autonomias gerenciais que facilitarão o cotidiano dos servidores.

Dando continuidade ao processo, ocorrerá ampla divulgação do Acordo celebrado como forma de garantir a transparência da ação governamental e a responsabilização dos administradores públicos sobre seus atos.

Além do monitoramento interno do Acordo de Resultados exercido pela AGP, a Seplag controlará semestralmente a evolução das metas pactuadas por meio das reuniões com a Comissão de Acompanhamento e Avaliação, CAA, composta por representantes da Setop, Seplag, Secretaria de Estado da Fazenda e Vice-Governadoria.

Acordo de 1ª etapa

O relatório de execução do Acordo de Resultados de 1ª etapa foi entregue à Seplag no dia 11 de março deste ano, contendo o histórico do desempenho de todo o Sistema de Transportes e Obras Públicas em relação às metas pactuadas em junho de 2007.

No dia 28 deste mês CAA irá se reunir para avaliar o relatório de execução e divulgar a nota do Sistema de Transportes e Obras Públicas em relação ao Acordo de Resultados de 1ª etapa.