Reunião do CIAMESF em Januária Foto: Divulgação SETOP

Avenida Magalhães Pinto em Montes ClarosFoto: Divulgação SETOP

Na última sexta-feira (7) aconteceu, em Januária, a primeira reunião após a criação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Socioeconômico do Alto-Médio São Francisco, CIAMESF, que tem o objetivo de fortalecer a microrregião para articulação de parcerias que viabilizem o desenvolvimento sustentável dos municípios consorciados.

O Consórcio tem como finalidade executar serviço público de interesse comum ou obra, adquirir bens, produtos e equipamentos, ou ainda, realizar evento no âmbito da competência municipal. Fazem parte as cidades de Bonito de Minas, Chapada Gaúcha, Cônego Marinho, Itacarambi, Juvenilia, Manga, Matias Cardoso, Miravania, Montalvania, Pedras de Maria da Cruz e São João das Missões.

Segundo o subsecretário de Obras Públicas da Setop, Paulo Avelar, “a criação deste Consórcio trará, com certeza, inúmeras melhorias para toda a região, já que, por meio do fortalecimento e parceria entre as esferas federal, estadual e municipal a região do Alto-Médio São Francisco será contemplada com melhorias e conquistas nas mais diversas áreas”, afirmou.

“Nós representantes dos municípios que ficam à margem esquerda do Rio São Francisco resolvemos criar o Consórcio, já que unidos conseguiremos melhorar as condições de nossas cidades”, comentou o prefeito de Montalvania e presidente do CIAMESF, José Florisval de Ornelas.

Dentre as prioridades elencadas pelo CIAMESF estão inclusas a melhoria da malha rodoviária com pavimentação asfáltica, sendo que alguns trechos já estão em obras por meio do ProAcesso e encascalhamento de 5.000 quilômetros  de estradas vicinais que viabilizarão o transporte escolar.

Na área de segurança foi levantada como necessidade a estruturação das comarcas de Montalvania e Manga com a disponibilização de juízes, delegados e promotores, além da implantação da uma Delegacia da Polícia Militar na Reserva Xacriabá.

Para a área da saúde estão previstos o reconhecimento definitivo dos recursos do PSF, Programa Saúde da Família, aquisição de Unidades Móveis de Saúde, construção de hospital regional,  interiorização dos médicos e entrada de médicos de outros países.

A área da educação também tem algumas prioridades, como aquisição de veículos adequados para transporte escolar e de saúde, criação de uma Superintendência de Ensino em Manga, aumento dos recursos para o transporte escolar e a viabilização de recursos para o PRO-JOVEM.

Para o campo do meio ambiente e turismo sustentável prevê-se a intervenção para revisão dos prazos dos termos de ajustamento de conduta dos lixões, acompanhamento para viabilização de ações práticas de revitalização do São Francisco e seus afluentes, viabilização de recursos para estruturação e abertura dos seguintes Parques: Nacional Cavernas do Peruaçu, Nacional Grande Sertão Veredas e Estadual Serra das Araras.

Foi levantada como prioridade para a agricultura familiar, ação política para criação do Território do Alto-Médio São Francisco, diferenciação nas tarifas de energia elétrica nas comunidades rurais e alocação de recursos para aquisição de patrulha mecanizada.

Dentro do plano desenvolvido, prevê-se, também, ações como abertura de frentes de serviço para geração de trabalho e renda para as vítimas das adversidades climáticas e intervenção, junto à Caixa Federal, para agilizar a liberação de recurso dos convênios vigentes, sempre em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais.

Estiveram presentes os prefeitos das cidades envolvidas, juntamente com líderes municipais, além dos deputados Humberto Souto, Carlos Pimenta e Arlen Santiago.

Visitas

O subsecretário, Paulo Avelar, visitou, ainda, duas obras do Programa Minas Avança. Em Montes Claros esteve na Avenida Magalhães Pinto, acesso ao aeroporto, com 4,50 quilômetros de extensão. Dentre os serviços realizados está terraplenagem, pavimentação, drenagem, instalação de dois bueiros e sinalização. Com investimento de R$7.202.371,57, a obra está prevista para ser concluída em junho deste ano.

Em Januária visitou as obras do Contorno da cidade, na MG-135. Dos 10 quilômetros, 7,8 estão sendo executados pelo Programa. A previsão é de que a obra, orçada em R$6.163.916,60, seja concluída neste mês de março.