Rodolfo Guimarães realizando a abertura dos trabalhos Foto: Patrícia Rabelo

A Secretaria Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) apresentou na tarde de hoje (27) especificações técnicas para convênios de obras de infra-estrutura em 20 municípios mineiros, que possuem assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Serão destinados cerca de 1,3 milhão para a construção de pontes, bueiros metálicos e passagens molhadas.

Deste total, cerca de 1 milhão serão repassados pelo Incra e os demais recursos são contrapartida do Governo de Minas. Os recursos destinados às obras são oriundos de cooperação técnica e financeira entre o Incra e a Setop com a interveniência da Secretaria Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária (Seara) e o Instituto de Terras de Minas Gerais (Iter).

A reunião técnica aconteceu na sede da regional do Incra em Belo Horizonte e reuniu prefeitos e representantes dos  municípios de Araguari, Bonfinópolis de Minas, Grão-Mogol, Guarda Mor, Gurinhatã, Ibiaí, Itacarambi, Joaquim Felício, Montalvânia, Paracatu, Pedra Azul, Perdizes, Prata, Rio do Prado, Santa Fé de Minas, Santa Vitória, Teófilo Ottoni, Tumiritinga, Varzelândia e Verdelândia - todos eles beneficiados com os recursos.

Na abertura dos trabalhos, o Superintendente de Apoio à Infra-estrutura Municipal da Setop, Rodolfo Guimarães Filho lembrou que o governo Aécio Neves trabalha para que, no menor espaço de tempo possível, todos os municípios mineiros tenham infra-estrutura de qualidade. “Esse trabalho está sendo feito, frisou, em sintonia com os prefeitos, com o Governo de Minas e a União. Estamos unidos para levar benefícios para a sociedade”,disse. O superintendente destacou, ainda, que o que move o governo estadual é o interesse público.

O objeto do convênio prevê a construção de  84 metros de pontes mistas em concreto armado e vigas metálicas, construção de 186 metros de bueiros armcos e três passagens molhadas com média de 15 metros de comprimento cada. De acordo com Rodolfo Guimarães, a distribuição dos recursos será feita de acordo com os levantamentos do Incra e serão formalizados em convênios específicos entre cada município e a Setop.

Este é um convênio de grande alcance¨, disse  o prefeito de Grão Mogol, João Costa de Oliveira, ao falar dos investimentos destinados à cidade. Nós nos sentimos muito honrados em ser um dos 20 cidades a contar com  a ajuda tanto do governo federal quanto estadual.

Durante o encontro, que contou com a presença do superintendente regional do Incra, Marcos Helênio Leoni Pena, prefeitos e representantes das prefeituras foram informados sobre as orientações técnicas para projetos. As informações foram feitas pelas diretoras da Setop, Sheila Cock e Naélia Portugal.