Foto: Patrícia Rabelo

Estão em pleno vapor as obras de reforma interna do prédio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). Os serviços executados incluem reforma da parte hidráulica para retirada de vazamentos e entupimentos, reformas de banheiros e jardineiras e reforma e readequação do auditório.

Segundo Berenice Coutinho Malheiros dos Santos, superintendente de Planejamento e Gestão da Setop, a reforma foi necessária devido ao grande número de vazamentos e entupimentos. “Por se tratar de uma edificação relativamente antiga, com cerca de 30 anos, o sistema hidráulico era todo feito com material galvanizado, daí a necessidade de trocar por PVC. Além disso, as jardineiras, que também apresentavam infiltrações, estão recebendo trabalho de impermeabilização moderno”, disse. Os trabalhos, que tiveram início no segundo semestre do ano passado, devem terminar em 3 meses.

Para a realização das obras de impermeabilização nas jardineiras está sendo necessária a retirada de todo o volume de terra. A Setop prepara, ainda, o projeto paisagístico.

Auditório

A reforma do Auditório da Setop, denominado de Railda de Paula Drummond, já foi concluída e o novo espaço está liberado para a realização de eventos.

A obra teve início no ano passado, tendo sido reestruturadas antigas deficiências do local. “Vários locais do auditório estavam precisando de melhorias, entre eles a iluminação, sonorização e acústica, recuperação de piso e cadeiras”, esclarece Berenice. Segundo ela, as obras contaram com a colaboração técnica de engenheiros e arquitetos da Setop e de profissionais da Secretaria da Cultura e do Ipsemg.

O novo espaço ganhou sistema de refrigeração e iluminação mais modernos, forro nas paredes e teto, novas poltronas e carpetes novos. O sistema de som também recebeu melhorias.

As novas poltronas possuem um designer mais moderno, o que possibilitou melhor aproveitamento do espaço. Em função disso, a capacidade do auditório passou de 100 para 136 acentos.

Acessibilidade

Além disso, a Setop tem se atentado para o compromisso de oferecer facilidades de acesso aos portadores de necessidades especiais. Todas as obras realizadas contemplam adaptações para atender pessoas com limitações.

No caso do auditório, o local ganhou espaço para cadeirantes, elevador de acesso para deficientes e os banheiros foram reformados e adaptados para portadores de necessidades especiais.

Com o objetivo de assegurar a valorização e a inclusão do portador de necessidades especiais no contexto socioeconômico e cultural, a  Setop passou por ampla reforma recentemente, com vistas implantação da acessibilidade arquitetônica e urbanística em seu prédio. Foram feitas reformas nos banheiros masculino e feminino, complementação das extremidades do corrimão da escada exterior ao prédio, instalação de plataforma mecânica para portadores de necessidades especiais, além da modernização de elevadores para fins de acessibilidade: sonorização, identificação em braille e barras laterais.