Prefeitos em reunião Foto: Ana Melo

A Setop liberou nesta quinta-feira (21), 100 mata-burros, 14 bueiros e quatro vigas, destinadas à construção de duas pontes, para 11 municípios da região do Vale do Aço e Vale do Rio Doce.

A ação está dentro do Programa de doação de vigas, bueiros e mata-burros, desenvolvido pela Setop. O subsecretário de Obras Públicas, Paulo Avelar, destacou o trabalho das Associações Microrregionais. “Tenho ótima repercussão das atividades realizadas nas associações microrregionais. Achamos que esta forma coletiva de concretizar as doações, com a presença dos prefeitos de diversas cidades, agiliza tanto nosso trabalho quanto o deles”, afirmou.

Para Pietro Chaves Filho, prefeito de Belo Oriente e presidente da AMVA, Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Aço, “há um tempo atrás tínhamos dificuldade em encontrar mão-de-obra qualificada para a realização dos projetos e hoje o novo portal eletrônico da Setop já nos dá o modelo e explica a forma que devemos proceder. Por isso, já viemos hoje com a documentação toda pronta para recebermos as doações”, comentou.

“Com esta reunião setorial os prefeitos têm a oportunidade de acompanhar de perto a concretização das demandas locais. Desta forma, há uma agilidade maior na entrega das solicitações, além da conscientização sobre a importância da prestação de contas dos municípios estarem em dia”, disse a deputada estadual Rosângela Reis.

Segundo o deputado estadual Fábio Avelar essa nova sistemática da Secretaria, de ir até às prefeituras, é de grande importância, já que possibilita aos representantes do Governo conhecer a realidade de todas as regiões do Estado, facilitando o planejamento de cada uma.

Estiveram presentes os prefeitos de Inhapim, Ipaba, Pingo D’ Água, Capitão Andrade, Braúnas, Joanésia, São José do Safira, Belo Oriente, Mesquita, Vargem Alegre, São João do Oriente e Bugre,  o superintendente de Infra-Estrutura da Setop, Rodolfo Guimarães,  além da deputada Rosângela Reis e de Shirley Fonseca representando o deputado Fábio Avelar.

O encontro deu continuidade à reunião que aconteceu em Ipatinga no dia 25 de janeiro, onde o subsecretário apresentou as ações desenvolvidas pela Setop e explicou sobre os programas planejados e implantados pela instituição. No mesmo dia o superintendente de Infra-Estrutura falou sobre a importância da apresentação da documentação completa para se realizar um convênio, passando pelas análises técnicas e jurídicas, até a prestação de contas.

Investimentos

O Governo de Minas investiu no período de 2003 a 2007 cerca de R$530 milhões em convênios realizados pela Setop. Os convênios levaram às prefeituras mineiras uma perspectiva de crescimento e desenvolvimento, melhorando a qualidade de vida de 17,3 milhões de pessoas, aproximadamente.

Somente em 2007 os investimentos chegaram a R$139,2 milhões do total alocado nos últimos cinco anos. As doações de bueiros metálicos, vigas para pontes e mata-burros foram da ordem de R$30 milhões.

De setembro a dezembro de 2007 foram investidos R$21 milhões em 270 municípios mineiros para 150 pontes.