Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (25) foi realizada em Ipatinga uma reunião promovida pela AMVA, Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Aço com o objetivo apresentar a estrutura da Secretaria  de Estado de Transportes e Obras Públicas para os prefeitos da região.

Durante sua apresentação o subsecretário de Obras Públicas, Paulo Avelar, falou sobre as ações desenvolvidas pela Setop, além de apresentar os programas planejados e implantados pela instituição. Ele explanou, ainda, sobre a criação de um preço referência para as obras de engenharia e as prefeituras. “O Preço Setop é um modelo para todo o Estado. Até então, as obras eram feitas a preço unitário e não se tinha um projeto bem definido. Sem preço de referência e sem um projeto padrão, estas obras se tornavam muito onerosas e seus prazos eram muito estendidos”, afirmou.

O superintendente de Apoio à Infra-Estrutura Municipal da Setop, Rodolfo Guimarães Filho, falou sobre a importância da apresentação da documentação completa para realização de convênios, passando pelas análises técnicas e jurídicas, até a prestação de contas.

Rodolfo explicou sobre os convênios, que se concretizam com a transferência de recursos técnico/financeiros para execução de obras de infra-estrutura, além das outras ações desenvolvidas pela Secretaria, como doações de vigas metálicas, bueiros e mata-burros e atendimento aos municípios em situação de emergência.

O evento, realizado na sede da AMVA, contou com a presença dos prefeitos de Ântônio Dias, Belo Oriente, Braúnas, Entre Folhas, Inhapim, Joanésia, Marliéria, Mesquita, Vargem Alegre. Estiveram presentes, também, a deputada estadual Rosângela Reis, secretários de vários departamentos das prefeituras associadas, representantes do Sindicato dos Produtores Rurais de Ipatinga e parceiros.

Questionado sobre a pavimentação da MG-760, o subsecretário respondeu que a ligação entre São José do Goiabal e Timóteo, passando pelo Parque do Rio Doce, acontecerá ainda na gestão Aécio Neves.

Investimentos

O Governo de Minas investiu no período de 2003 a 2007 cerca de R$530 milhões em convênios realizados pela Setop. Os convênios levaram às prefeituras mineiras uma perspectiva de crescimento e desenvolvimento, melhorando a qualidade de vida de 17,3 milhões de pessoas, aproximadamente.

Somente em 2007 os investimentos chegaram a R$139,2 milhões do total alocado nos últimos cinco anos. As doações de bueiros metálicos, vigas para pontes e mata-burros foram da ordem de R$30 milhões.

De setembro a dezembro de 2007 foram investidos R$21 milhões em 270 municípios mineiros para 150 pontes.