O Governo de Minas vai realizar, de 12 de março a 28 de novembro de 2008, o Programa de Desenvolvimento dos Gestores Públicos (PDG Minas), que tem por objetivo elevar a capacidade gerencial para ampliar a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas instituições públicas estaduais. É uma das ações do Projeto Estruturador "Ampliação da Profissionalização dos Gestores Públicos".

Trata-se de uma ação de valorização dos gestores ao propiciar a ampliação das competências em gestão pública, em processo de aprendizagem consistente, prático e modular, mediante o desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes previstos no "Perfil de Competências dos Gestores Públicos" para a administração direta, fundacional e autárquica do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais. Esse perfil foi traçado por meio do mapeamento das competências básicas dos gestores públicos, realizado de junho a novembro de 2007, quais sejam: liderança de equipes; orientação para resultados; visão sistêmica; compartilhamento de informações e conhecimentos; capacidade inovadora; e gestão de pessoas.

Em 2008, 480 gestores participarão do PDG Minas que é coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e executado pela Fundação Dom Cabral. São superintendentes, diretores, chefes de gabinete e de auditorias setoriais e assessores das secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), de Educação (SEE), de Ciência e Tecnologia (Sectes), de Defesa Social (Seds), de Planejamento e Gestão (Seplag), de Saúde (SES) e de Transportes e Obras Públicas (Setop). O programa terá continuidade até 2010, e a previsão é de que, ao final, 2.400 gestores públicos tenham participado do PDG Minas.

Programação

O evento inaugural do PDG Minas será realizado no dia 12 de março de 2008, de 8h30 às 13h, com abertura pelo presidente da Fundação Dom Cabral, professor Emerson de Almeida, e aula inaugural ministrada pelo vice-governador, professor Antonio Augusto Anastasia, além de palestra e informações sobre o Programa para os 480 gestores e demais convidados.

De 24 de março a 28 de maio de 2008, terão início as atividades do primeiro módulo para as dezesseis turmas previstas. As seis competências básicas dos gestores públicos serão desenvolvidas através de quatro módulos, totalizando uma carga horária de 112 horas presenciais e oito horas à distância, por meio de vídeos. As aulas serão distribuídas entre março e novembro de 2008.

A avaliação das competências desenvolvidas no PDG Minas, parte integrante do "Perfil de Competências dos Gestores Públicos", será realizada no início do programa, através de um questionário com autoavaliação e, ao final, através do mesmo questionário, incluindo também a avaliação da chefia imediata do participante. Essa avaliação vai orientar um plano de desenvolvimento do próprio gestor.