Reunião com prefeitos da zona da mata Foto: Patrícia Rabelo

Prefeitos da região da Zona da Mata Mineira foram recebidos pelo subsecretário de Obras Públicas, Paulo Avelar, da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), na manhã desta terça-feira (08). Durante a audiência, eles falaram de projetos e de obras para os seus municípios e aproveitaram a oportunidade para reivindicar melhorias para a região. A reunião contou com a presença dos deputados estaduais Fábio Avelar e Maria Lúcia Mendonça. O subsecretário assinou convênios que resultaram na liberação de verbas para construção de pontes, além de outras obras de infra-estrutura urbana e rural.

Em seu pronunciamento, subsecretário reafirmou que os recursos e materiais liberados são resultados das políticas públicas de inclusão praticadas pelo Governo Aécio Neves. “Graças à implantação dessas políticas, a população de Minas pode contar com ruas asfaltadas, pontes e todos outros benefícios que estão sendo disponibilizados a todos os municípios sem distinção partidária", destacou.

O prefeito de Guarani, José Xavier comentou a importância da reunião de trabalho. Segundo ele, o ritmo de trabalho adotado pela Setop é um exemplo a ser seguido. “Antes tínhamos que sair dos nossos municípios buscando os recursos. Hoje a Secretaria de Transportes e Obras Públicas vem até nós para conhecer as nossas demandas”, disse.

O prefeito se referia ao trabalho itinerante adotado pela subsecretaria de obras, que no dia 14 de dezembro último,  esteve  em Cataguases para um encontro que reuniu associações da região com o objetivo de esclarecer sobre importância da apresentação da documentação completa para realização de convênios. Isso demonstra o nível de comprometimento deste Governo com os municípios mineiros.”, disse.

“O ritmo de trabalho da Setop facilita o trabalho de todos os funcionários das prefeituras envolvidos na formalização de convênios, já que agora todos nós estamos cientes de como devemos proceder durante a execução dos trabalhos., disse o prefeito de Cataguases, Tarcísio Humberto Parreiras.

Além de Cataguases e Guarani, também foram atendidos com o repasse de recursos os municípios de Lima Duarte, Itamarati de Minas, Laranjal, São Sebastião da Vargem Alegre, Antonio Prado de Minas, Santana de Cataguases, Dona Euzébia, Maripá de Minas e Chácara

Investimentos

O Governo de Minas investiu no período de 2003 a 2006 cerca de R$ 421 milhões em convênios realizados pela Setop. Os convênios levaram às prefeituras mineiras uma perspectiva de crescimento e desenvolvimento, melhorando a qualidade de vida de 17,3 milhões de pessoas, aproximadamente.

Somente em 2007 os investimentos chegaram a R$ 139,2 milhões, ou seja, 33% do total alocado nos últimos quatro anos. As doações de equipamentos como bueiros metálicos, vigas para pontes e mata-burros foram da ordem de R$ 30 milhões. “Somente no período de 24 de setembro a 24 de dezembro de 2007 foram liberadas 300 pontes, beneficiando 150 municípios, com investimentos da ordem de 21 milhões,” disse o subsecretário.