Foto: Adilson Fagundes

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) firmou nesta quinta-feira (10) um convênio com a prefeitura de  Governador Valadares para a conclusão da reforma do prédio de uma antiga cadeia, que será transformada na biblioteca pública Professor Paulo Zappi. Foram liberados R$ 119.890,86. Deste valor, R$ 100 mil será disponibilizado pelo Estado e R$ 19.890,86 pelo município.

Após a solenidade, o subsecretário de Obras, Paulo Avelar, visitou as duas obras do programa Minas Avança na cidade: a estrada Vila Isa, no Pico do Ibituruna, em que foram pavimentados e alargados 9 km que dá acesso ao Pico e o Mercado Municipal que está sendo reformado e ampliado.

Segundo o subsecretário Paulo Avelar, as obras do Minas Avança são de grande importância para a população de Governador Valadares. “A reforma no Mercado Municipal está resgatando a dignidade dos funcionários e clientes e a pavimentação no Pico do Ibituruna irá aumentar, ainda mais, o turismo”, afirmou.

Foram visitadas, ainda, escolas públicas que estão em obras e o aeroporto da cidade, coronel Altino Machado, onde serão realizadas obras de melhorias, além do espaço onde será construído a RISP – CIAD, Região Integrada de Segurança Pública do Centro Integrado de Atendimento e Despacho, criado para a integração das polícias civil e militar.

O subsecretário atendeu, ainda, a comunidade do distrito de Nova Floresta que reivindica o asfaltamento dos 16 quilômetros do trecho que liga o trevo de acesso à estrada do distrito à BR-381. Segundo o subsecretário, o pedido será atendido após o encaminhamento da solicitação para a Setop, através da prefeitura. “Como a localidade está próxima a uma penitenciária, esta obra com certeza será executada, visto que ela se enquadra dentro do programa de acesso às penitenciárias”, concluiu.

Para o prefeito de Governador Valadares, José Bonifácio Mourão, “a conclusão das obras da biblioteca atende uma antiga necessidade da sociedade e irá proporcionar aos estudantes e a todos que freqüentam o espaço, um local mais humanizado e com maior conforto durante as pesquisas e consultas, além de abrigar o acervo de forma organizada, melhorando o acesso”, comentou o prefeito.

Também estiveram presentes na solenidade de assinatura do convênio, o superintendente Estadual de Obras Públicas, Ailton Alves Moreira, o secretário Municipal de Governo, Marcos Sampaio, o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Edmilson Soares, e o secretário Municipal de Obras e Sistema Viário, Maurício Morais.