Secretário-Adjunto assina contrato de obras do Arrudas. Foto: Bernadede Amaro

O contrato para a requalificação urbana e ambiental do trecho do ribeirão Arrudas, entre os municípios de Belo Horizonte e Contagem, foi assinado nesta quinta-feira (27), pelo Governo do Estado, a Caixa Econômica Federal (CEF), a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas e as prefeituras de Belo Horizonte e de Contagem.

Para a realização das obras de saneamento básico e habitação na avenida Tereza Cristina, estão previstos investimentos de R$ 205 milhões, sendo o maior contrato assinado até agora em Minas Gerais. Desse total, R$155 milhões são recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal, repassados pela Caixa, R$ 25 milhões do Governo do Estado e o restante dividido entre os municípios de Belo Horizonte e Contagem (R$12,5 milhões cada).

As obras serão executadas pelo Governo de Minas, por meio do Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop/MG), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas.

Para a realização da obra foi formado um Comitê Gestor com representantes do Estado e das prefeituras de Contagem e de Belo Horizonte para definir as diretrizes, a concepção do projeto e acompanhar o andamento do processo licitatório das obras. "Esta será a primeira experiência em gestão compartilhada numa obra metropolitana e poderá servir de exemplo para todo o País", afirmou a prefeita de Contagem Marília Campos.

Projeto

As obras de requalificação urbana ambiental do trecho Arrudas vão beneficiar, com uma série de ações, um total de 13.893 famílias que vivem no trecho do vale do ribeirão.

De acordo com o projeto apresentado, será feita a manutenção da calha do Arrudas em leito natural e será implantada no local, uma nova avenida de 2,7 quilômetros de extensão, com pistas duplas. Está prevista também a reestruturação do sistema viário regional com a construção de quatro pontes para transposição do ribeirão, além de três viadutos, que vão fazer a interligação com as principais avenidas do entorno. Estas obras viárias são necessárias ao bom funcionamento e à melhoria do tráfego na região.

O projeto prevê também a remoção e o reassentamento de famílias, que vivem hoje em condições insalubres e de risco de inundação e desmoronamento, principalmente na Vila Dom Bosco. As áreas propostas para o reassentamento estão localizadas ao longo do próprio trecho da intervenção.

De acordo com o projeto básico, serão implantados um centro comunitário e um Parque Ecológico do Alto Arrudas, ao longo do ribeirão, oferecendo lazer à população, além da urbanização e do paisagismo.

Para o secretário adjunto de Estado de Transportes e Obras Públicas e diretor-geral do Deop/MG, João Antônio Fleury Teixeira, “o projeto de requalificação do ribeirão Arrudas é um trabalho exemplar, pois ele demonstra a união das esferas de governo para conseguir recursos que serão investidos numa obra tão esperada e desejada pela população”, disse.