Foto: Divulgação

O Departamento de Obras Públicas de Minas Gerais (Deop) recebeu, na manhã dessa quinta-feira (20), o secretário de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, para o evento Construindo e Transportando Minas para o Futuro. O objetivo do encontro foi apresentar aos funcionários da autarquia o Planejamento Estratégico.

Fuad Noman iniciou a apresentação esclarecendo que o Planejamento Estratégico, elaborado ao longo dos últimos cinco meses, vai ditar as diretrizes a serem seguidas no próximo ano. Para ele, quando uma instituição tem objetivo, ela está norteada para realizar suas atividades de maneira mais adequada. "O Governo do Estado definiu o objetivo de tornar Minas o melhor lugar para se viver. Assim, cada instituição deve trabalhar dentro do Planejamento para atingir este objetivo maior".

Uma das metas a serem atingidas pelo Planejamento é transformar Minas Gerais em referência em soluções integradas de transportes e obras. "Já somos referência em muitas coisas, como em arrecadação pública e educação. Por que não sermos em obras? Só depende de nós e sei que somo capazes de fazer isso", completou o secretário.

O Deop foi apontado como órgão responsável por garantir que as políticas públicas possam ser implantadas. Ao construir uma escola, ele contribuiu com o bom funcionamento da educação, por exemplo. Seu papel institucional é implementar e gerenciar a política de obras públicas definidas pela Setop, bem como fiscalizar sua execução, para atender as necessidades da sociedade. Para tanto, utiliza princípios básicos, como a ética, comprometimento, transparência, efetividade e sustentabilidade.

Etapas

Após a apresentação do secretário, o assessor de Gerenciamento de Projetos da Secretaria de Transportes e Obras Públicas, Bruno Alencar, expôs as etapas seguidas na elaboração do Planejamento Estratégico. A primeira foi o Diagnóstico Institucional, quando a instituição formulou uma visão de si mesma tanto interna, quanto externamente. Em seguida foi feito o Propósito Institucional, que estabeleceu a missão da instituição. Um mapa estratégico detalhado foi criado e depois os resultados propostos. O último passo é o chamado Centro de Resultados, que analisa se as metas estão sendo atingidas.

O Acordo de Resultados, instrumento de desempenho institucional do Governo para a busca de resultados, é constituído a partir do Planejamento Estratégico.

O diretor Geral do DEOP-MG, João Fleury, encerrou o evento dizendo que as mudanças devem ocorrer primeiro dentro da instituição. "Temos que ser também referência para nós mesmos. Cabe a cada um de nós melhorar os processos de trabalho para que tenhamos condição de tornar Minas o melhor lugar para se viver", concluiu.