Foto: Bernadete Amado

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) apresentou aos servidores nesta terça-feira (18) o Planejamento Estratégico do sistema Transportes e Obras com a definição dos objetivos e estratégias para o setor. Ao todo foram mais de cinco meses de trabalho, com a participação de um grupo de técnicos da instituição e do DER e DEOP, além  de representantes de diversas entidades e associações da cadeia produtiva do segmento. Os resultados foram encaminhados a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG) para análise.

A realização desse plano tem o objetivo de preparar Minas Gerais para ser referência no país como um Estado capaz de abranger soluções de logísticas competitivas das demandas e produtos regionais, promovendo o desenvolvimento sócio-econômico sustentável.

“Consideramos que o trabalho foi muito proveitoso em função dos resultados e do grande número de entidades envolvidas na elaboração do planejamento. As ações começam efetivamente após a aprovação da SEPLAG, com a implementação das propostas apresentadas nas reuniões”, explica o secretário-adjunto de Transportes e Obras Públicas, João Antonio Fleury Teixeira.

O trabalho elaborado resultou na definição da missão institucional, da orientação estratégica e da visão de futuro do sistema Setop. De acordo com o documento , a missão institucional prevê a formulação e implementação de soluções integradas de transportes e obras para garantir a mobilidade e acessibilidade de bens e pessoas e a realização das políticas públicas do Estado de Minas Gerais. Já a orientação estratégica irá buscar soluções de transportes e obras com qualidade, preço justo e prazo acordado.

A grande virtude do planejamento proposto, segundo Bruno Alencar, coordenador dos trabalhos, é integrar em uma só política os plano de restauração, conservação e manutenção rodoviária, ampliação de capacidade, construção de edificações públicas, entre outros. Além disso, é um plano que pensa também na adoção de todos os modais de transportes. “Com esse plano vamos pensar o setor de transportes e obras de uma forma integrada”, destaca.

Outro ponto levantado por Bruno Alencar é a importância de se estimular a motivação e o comprometimento dos servidores. Para isso, o planejamento proposto prevê ações de implementação de gestão de conhecimento, de inovação e o desenvolvimento de competências. “Queremos que todos os envolvidos no segmento transportes e obras possam planejar o futuro da Setop e dos seus órgãos vinculados – DER e DEOP” disse.

Na avaliação do secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas Fuad Noman, o planejamento estratégico da SETOP é uma contribuição ao Governo como um todo, que está vivendo um momento importante de retomada de grandes investimentos no setor de infra-estrutura de transportes e obras. “Nós Construímos e Transportamos Minas para o Futuro. Esta é a nossa responsabilidade e a cada dia nos preparamos para desempenharmos este papel da melhor maneira”,  disse.

Entre as principais metas traçadas destacam-se: assegurar uma rede viária segura, reduzir os custos de transportes, promover a integração regional, assegurar obras públicas de qualidade, prover a infra-estrutura viária e transporte coletivo em boas condições de operação, entre outras.

De acordo com o secretário, Fuad Noman, todo planejamento estratégico proposto pela Setop tem um único objetivo: “tornar Minas o melhor Estado para se viver, com suas ações sempre pautadas pelo ética, comprometimento, transparência, efetividade e sustentabilidade”.

Conceito

De acordo com Bruno Alencar, o Planejamento Estratégico é um processo gerencial que permite estabelecer um direcionamento a ser seguido pelo órgão, com o objetivo de se obter uma otimização na relação do setor público e seu ambiente em busca de resultados. “Nosso objetivo é delinear o norte das ações da instituição, procurando estimular a motivação e o comprometimento dos servidores”, informa.

Bruno Alencar informa, ainda, que os objetivos foram traçados levando em conta as condições internas e externas à Setop e os cenários projetadados para o setor. Também considera as premissas básicas que o sistema deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.

Uma das partes do Planejamento Estratégio foi o levantamento das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da SETOP. “Trata-se da análise daquilo que as vezes está fora do controle, mas que é importante de se conhecer e monitorar para corrigí-lo”, conclui.

Além disso, o planejamento estratégico orientado  busca manter uma flexibilidade viável de seus objetivos, habilidades e recursos enquanto mantem um compromisso com  o crescimento e sua missão organizacional.

Órgão vinculados

Os órgão vinculados à SETOP também foram objeto de análise e estudo. O levantamento feito irá nortear o papel institucional do Departamento de Estrada de Rodagem (DER/MG) e do Departamento de Obras Públicas (DEOP/MG). Conforme documento, o papel institucional do DER é implemantar e gerenciar as políticas de transporte rodoviário definidas pela SETOP, bem como fiscalizar a sua execução. “Nosso objetivo é buscar a excelência na gestão de rodovia”, disse o diretor-geral do DER, José Élcio Santos Monteze.

Implementar e gerenciar as políticas de obras públicas definidas pela SETOP, bem como fiscalizar sua execução será o papel institucional do DEOP, órgão responsável pelas obras civis do governo.

O êxito do Planejamento depende agora da boa condução que ele terá não só na SETOP, mas também nos órgãos vinculados além da absorção por parte dos servidores da importância da implementação do mesmo para o Sistema.