Foto: Bernadete Amado

O secretário de Transportes e Obras Públicas, Fuad Nomam, anunciou nesta terça-feira, dia 18, que em 2007 o Estado investiu R$ 1,1 bilhão em obras nas rodovias de Minas e para 2008 estão orçados cerca de R$1,2 bilhão.

Segundo ele, os programas ProMG e Proacesso estarão no auge em 2008, que será  o ano da maturidade da execução de obras nas rodovias mineiras. "Para se ter uma idéia, em 2007 foram investidos R$ 250 milhões no Proacesso e para 2008 estão estimados cerca de R$ 800 milhões em investimentos. No próximo ano, serão realizadas simultaneamente 83 obras viárias em todo o Estado, o que justifica este volume significativo de recursos". Também para 2008, o ProMG Pleno será ampliado e também terá investimentos importantes que vão atingir cerca R$ 220 milhões. Outros R$ 82 milhões serão alocados para recuperação de estradas.

Fuad Noman anunciou também que 2008 será o ano da segurança nas rodovias de Minas. Para o próximo ano, a Secretaria de Transportes e Obras Públicas promete uma série de ações de segurança e de melhoria de serviços nas rodovias mineiras. Segundo ele, o programa visa, em primeiro lugar, aumentar a fiscalização e melhorar os serviços e as condições das estradas. Para o ano, Fuad Nomam afirma que serão colocados radares e será feita uma nova sinalização das estradas, o que permitirá aumentar o nível de segurança nas
rodovias.

O secretário informou ainda que a Setop já está com o processo de licitação para colocação de barreiras eletrônicas e de balanças em 2008.  Ele espera, já no início do ano, a implantação das primeiras barreiras e a implantação de nova sinalização nas rodovias. "Vamos começar colocando 30 balanças e também, através de convênio, vamos entregar mais viaturas à Polícia Militar Rodoviária. Vamos investir fortemente nessas ações e podemos dizer que 2008 será o ano da segurança nas estradas".

Período chuvoso
 
Com relação a 2007, Fuad Nomam disse que a Secretaria de Transportes e Obras Públicas realizou o que foi planejado e que os recursos do Estado, cerca de R$ 1,4 bilhão, foram muito significativos, mas que são sempre insuficientes porque as demandas são muito grandes e crescem cada vez mais.

De acordo com Fuad, a secretaria  priorizou os programas importantes, como o Proacesso e também a recuperação de estradas, principalmente das que tinham maiores riscos de serem interrompidas por causa de problemas com a chuva.

Sobre o período chuvoso, o secretário afirmou que as rodovias em áreas de risco e com grande potencial de problemas já foram recuperadas. Ainda no final deste ano, a Setop realizou um programa de recuperação e construção de cerca de 290 pontes no Estado para evitar a paralisação de tráfego. Segundo ele, "a possibilidade de ter rodovias interrompidas em Minas por causa das chuvas é pequena e que a Setop, junto com o DER, está preparada para enfrentar qualquer emergência".

Parcerias Público-Privadas

Para o secretário Fuad Nomam, a tendência mundial no setor rodoviário é que o Estado passe a transferir as estradas para as empresas privadas gerir e cuidar da manutenção delas. Segundo ele, Minas já deu o primeiro exemplo de parceria público- privada com a PPP da  MG 050, que, para ele, está dando certo, pois está havendo rapidez na implantação dessa parceria. Fuad adiantou que para 2008 existem estudos para outros programas de parcerias com o setor privado e que a Setop vai trabalhar para que elas possam ser implantadas. "Minas está hoje com 16 mil quilômetros de estradas asfaltadas, de responsabilidade do Estado, que cuida de toda a manutenção. Até o final do governo, com o Proacesso e outros programas viários, vamos chegar a 24 mil quilômetros, isto significa uma extensão muito grande de rodovias para dar manutenção".

Conclusão da Linha Verde

O secretário falou também sobre o cronograma das obras da Linha Verde que está com os trechos da MG 010 e do Boulevard Arrudas já concluídos e liberados ao tráfego. Na Cristiano Machado, Fuad lembrou que já foram entregues dois trechos importantes, os viadutos da Jacuí/Silviano Brandão e o viaduto e a trincheira da José Cândido da Silveira. Agora, segundo ele, estão sendo concluídas as intervenções na Bernardo Vasconcelos com Cristiano Machado e Anel Rodoviário. Para Fuad, são obras complexas numa área com muito trânsito, com muita densidade populacional e com muitas interferências no subsolo que atrasaram o cronograma das obras. Fuad anunciou que, dentro da reprogramação feita, a Linha Verde estará concluída em abril/maio de 2008.

Para o secretário Fuad Nomam, a tendência mundial no setor rodoviário é que o Estado passe a transferir as estradas para as empresas privadas gerir e cuidar da manutenção delas. Segundo ele, Minas já deu o primeiro exemplo de parceria público- privada com a PPP da  MG 050, que, para ele, está dando certo, pois está havendo rapidez na implantação dessa parceria. Fuad adiantou que para 2008 existem estudos para outros programas de parcerias com o setor privado e que a Setop vai trabalhar para que elas possam ser implantadas. "Minas está hoje com 16 mil quilômetros de estradas asfaltadas, de responsabilidade do Estado, que cuida de toda a manutenção. Até o final do governo, com o Proacesso e outros programas viários, vamos chegar a 24 mil quilômetros, isto significa uma extensão muito grande de rodovias para dar manutenção".