Entrou no ar nesta terça-feira (4) a SetopNet, sistema web de acesso restrito (Intranet), que permite o compartilhamento de informações entre todos os funcionários da instituição. Com o intuito de facilitar e agilizar os serviços realizados, esta importante ferramenta de comunicação proporciona maior integração entre todas as Unidades Administrativas da Secretaria.

Seguindo o mesmo padrão de estruturação do Portal, a Intranet também está separada por seções: Serviços, Informes, Biblioteca, Suporte de Informática, Web Mail, Mapa, Ajuda, Painel de Controle e Caixa de Busca Automática. 

Com a implantação deste sistema as solicitações de diárias de viagens e os formulários do setor de Recursos Humanos serão preenchidos virtualmente, sendo necessário, somente, o encaminhamento dos mesmos às Unidades responsáveis após a impressão.

Os funcionários que queiram divulgar alguma notícia, curso, aviso, convite ou realizar qualquer tipo de comunicado deverão encaminhar o material para a Assessoria de Comunicação Social, através do endereço eletrônico: ascom@transportes.mg.gov.br, e ela se responsabilizará por postar o conteúdo dentro da Intranet.

Para facilitar a comunicação entre os funcionários estarão disponíveis, também, uma lista contendo os emails e ramais telefônicos de todos os servidores, juntamente com a lista de aniversariantes de cada mês.

Resoluções internas, instruções normativas, manuais, cartilhas, memorandos, legislações, dentre outros materiais que dizem respeito ao funcionalismo público poderão ser consultados na seção Biblioteca, além das solicitações de serviços reprográficos, pedidos de veículos oficiais e os formulários a serem preenchidos para as diárias de viagens dos servidores. Constará também para consulta a relação de assuntos e siglas, das Unidades Administrativas, utilizados no SIPRO (Sistema Integrado de Protocolo).

Na seção Suporte de Informática estão descritos todos os serviços que o setor oferece, sendo que a partir de agora, todas as solicitações deverão ser efetuadas somente pela Intranet e não mais via telefone. Estará disponível um formulário a ser preenchido pelo requisitante, que deve constar o nome da máquina e a descrição do problema, além de dicas de informática, reserva de equipamentos e formulário para requisição de troca de cartucho para impressora.

Estão disponíveis ainda os links para acesso ao Webmail, para o Mapa com acesso direto a todas as seções e subseções, além da Ajuda que informa as funcionalidades da Intranet. No Painel de Controle estarão disponíveis ferramentas, de gerenciamento e manutenção, de acesso restrito à determinada Unidade ou servidor público.

Na parte superior, à direita, uma caixa de busca rápida permite a localização de informações na Intranet, sendo necessário somente digitar o assunto que se procura e logo após clicar em Busca.

Segundo Berenice Coutinho Malheiros dos Santos, superintendente de Planejamento, Gestão e Finanças, “com a implantação da Intranet, reduziremos os gastos e os erros nos processos da Secretaria. Outro ponto positivo é a agilidade das ações das Unidades Administrativas, já que será possível uma comunicação em tempo real”, comentou.

“Além de termos um canal de divulgação de grande relevância, a Intranet será usada também como uma ferramenta de gestão, permitindo não só a otimização como o controle de serviços”, explicou Berenice.

Como acessar

Para acessar a Intranet clique no menu Servidores do Portal da Setop e à esquerda aparecerá a opção Intranet. No primeiro acesso, o login do usuário que possui Masp será a letra m (minúscula) e o número do Masp sem pontuação e a senha será o mesmo número, porém sem a letra m.

Os servidores que não possuem Masp e sim número de matrícula, irão digitar a letra x com o número da matrícula e a senha será o mesmo número, sem a letra.

Para se ter maior segurança, recomenda-se que todos os servidores alterem sua senha logo após o primeiro login. Para efetuar a troca, clique na seção Painel de Controle e depois em Alterar Senha.