Centro de Convenções de Pirapora Foto: Divulgação

Norte de Minas é a segunda região mais beneficiada com obras  pelo governador Aécio Neves, no período de 2003 a 2007, conforme  aponta relatório apresentado pelo subsecretário Paulo Avelar e pelo superintendente de Apoio à infra-estrutura municipal, Rodolfo Guimarães Filho.

A região recebeu 15,20% dos R$ 562.064.906,02 já aplicados pelo Estado de 2003 a 2007, em apenas obras públicas, excluídas a pavimentação de estradas. Isto implica em investimentos de R$ 85,4 milhões.

A região Centro de Minas Gerais liderou os investimentos, ficando com 22,05% do montante – ou seja, R$ 123,6 milhões.

Nos dias 14 e 15 de novembro o subsecretário Paulo Avelar esteve na região, mais uma vez, para assinatura de 4 convênios para construção de pontes e liberação de recursos para revitalização da centenária ponte Marechal Hermes, sobre o Rio São Francisco com a substituição do piso existente. Os convênios foram assinados com o município de Buritizeiro.

Em Pirapora, o subsecretario assinou convênio com o município no valor de R$ 2 milhões para conclusão do Centro de Convenções. A obra está sendo construída às margens do Rio São Francisco com previsão de término para abril de 2008. De acordo com Paulo Avelar, esta intervenção está inserida no programa de conclusão das obras que tem a conotação de inacabadas. Ele ainda visitou as obras do Hospital de Várzea da Palma, que será referência em toda região.

O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Adene (AMAMS), Valmir Morais de Sá, prefeito de Patis, ressaltou que o governador Aécio Neves tem realmente priorizado o Norte de Minas, investindo para ajudar os pequenos municípios. Ressaltou o aspecto técnico para elaborar os projetos, visando obter os recursos, sendo uma exigência do Tribunal de Contas. “A AMAMS se coloca a disposição dos municípios para ajudarem os prefeitos”, disse.

O superintendente Rodolfo Guimarães Filho mostrou aos municípios os procedimentos para serem percorridos visando assinar convênios, desde os 20 itens exigidos, além da necessidade de estar adimplentes.

O subsecretário Paulo Avelar destacou que a Setop está realizando a Administração Itinerante, visando discutir e orientar os municípios sobre os projetos. Neste aspecto, ele salientou que Minas Gerais não contava com tabela de preços de obras, mas agora foi criado o “Preço Setop” com tabelas diferenciadas para cada micro-região. “Isto facilitará na elaboração dos projetos financeiros e técnicos”, disse. Por meio do Minas Avança, o Norte de Minas também será beneficiado com as avenidas do Contorno em Janaúba, Januária e Salinas e mais obras em Montes Claros.