Paulo Avelar, subsecretário de Obras Foto: Fernanda Martins

Durante a manhã dessa sexta-feira (9), engenheiros, arquitetos e profissionais da área de construção civil participaram da Aula Inaugural do Curso de Aperfeiçoamento e Especialização em Gestão na Construção Civil Pública, uma parceria entre o DEOP-MG, UFMG, FIEMG/SENAI-FATEC e o Grupo ArcelorMital / Belgo.

Ocorrida na Faculdade de Engenharia da UFMG, a Aula de abertura do curso foi iniciada com as palavras do Subsecretário de Obras Públicas, Paulo Avelar, que falou sobre o Preço SETOP, referência de preços para as obras de todo o Estado e o Projeto Padrão de engenharia. Segundo Paulo Avelar “sempre existe mercado para profissionais sérios e qualificados, daí o valor de uma iniciativa como essa”.

O Gerente de Vendas do Grupo ArcelorMital, o administrador Rodrigo Archer, salientou a importância em contribuir com a capacitação de profissionais para que eles alcancem padrões de excelência. “A Arcelor participa de inúmeras ações nas áreas de saúde, educação e cultura, porque o seu lema é transformar o amanhã. Isso só é possível através de investimentos em estudo e capacitação, pois é assim que as coisas acontecem”, diz.

Coordenado pelo professor da UFMG, Dalmo Lúcio Mendes Figueiredo, o curso terá a duração de um ano. Como em 2003/04, trará aos inscritos a oportunidade de reciclar os conhecimentos. Dalmo, que também foi professor do curso anterior, afirma que as abordagens serão mais atuais e terão um enfoque diferente. “Além disso, o curso proporciona uma integração entre profissionais do estado, da universidade e ligados à iniciativa privada. Com isso, a universidade cumpre o seu dever de levar à comunidade informações atualizadas”, acrescenta.

O engenheiro do DEOP-MG, Cláudio Monteiro Cunha, que participou do primeiro curso diz que valeu a pena. “Foi uma boa reciclada e isso me estimulou a participar novamente. Espero estreitar as relações constituídas da primeira vez. O curso mudou o relacionamento entre o DEOP e as demais secretarias”.

Para o engenheiro Waldir Tobias, o reconhecimento deve vir também na parte financeira. Já a funcionária da Polícia Civil, Lucinéia Martins Araújo Diniz, espera que o curso seja voltado para a gestão de projetos e que apresente discussões para a melhoria da atuação nos órgãos públicos.

Estiveram presentes o chefe do departamento de engenharia de materiais e construção da E.E UFMG, Antônio Neves de Carvalho Júnior, o engenheiro representante do CREA-MG, Luiz Antônio Lobo, o diretor da E.E da UFMG, Fernando Amorim de Paula, a diretora de Planejamento Gestão e Finanças do DEOP-MG, Sheila Maria Gonçalves e o diretor de fiscalização do DER-MG, Paulo Rubens Diniz.