O superintendente de Apoio à Infra-estrutura Municipal da Setop, Rodolfo Guimarães Filho, foi condecorado pelo governador Aécio Neves com a Medalha Santos Dumont, grau Bronze, hoje (22), em solenidade realizada na Fazenda Cabangu, onde nasceu o aviador, município de Santos Dumont, na Zona da Mata mineira.

A medalha, concedida pelo Governo do Estado, foi criada pela Lei 1.493, de 16 de outubro de 1956, para comemorar a realização do primeiro vôo com uma aeronave mais pesada do que o ar, em 23 de outubro de 1906, pelo brasileiro Alberto Santos Dumont. É uma homenagem a pessoas e entidades que tenham contribuído para o desenvolvimento e o progresso do país.

O orador oficial da cerimônia de entrega da comenda foi o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB). Hartung está no segundo mandato e foi reeleito no ano passado no primeiro turno, com 1.326.175 votos, 77,27% dos votos válidos, a maior votação proporcional do Brasil.

A medalha Santos Dumont é dividida nos graus ouro, prata e bronze.

Santos Dumont

Nascido em 20 de julho de 1873, na Fazenda Cabangu, Alberto Santos Dumont era o sexto filho de Francisca Santos e do engenheiro Henrique Dumont, que pertenciam a uma tradicional família de Minas Gerais.

Em 1892, Santos Dumont foi estudar na França. Em 1932, foi levado pela família para a cidade do Guarujá, no litoral de São Paulo, para uma estação de repouso porque já estava com a saúde debilitada. Faleceu no dia 23 de outubro de 1932.

No ano passado, foi comemorado o centenário do vôo que Santos Dumont realizou em 1906 quando, pela primeira vez, levantou vôo em um pequeno avião feito de alumínio, bambu e seda japonesa, o 14-Bis. O vôo foi registrado pela Federação Aeronáutica Internacional (FIA).

Pela Lei 165, de 5 de dezembro de 1947, Santos Dumont foi eleito patrono da Aeronáutica. O Exército Brasileiro, em 1956, elegeu o mineiro como o patrono da mais tradicional Unidade da Infantaria Pára-quedista, o Regimento Santos Dumont, nos dias atuais, 26º BI.