O Governo de Minas está destinando cerca de R$ 6,5 milhões para obras de infra-estrutura dos municípios da região da Zona da Mata. São obras de pavimentação de estradas e vias urbanas, construção de 56 pontes em municípios com situação de calamidade declarada pela Defesa Civil do Estado e obras de melhoria do Aeroporto Regional da Zona da Mata.

Vários municípios da região foram beneficiados, entre eles Juiz de Fora,  Além Paraíba, Alto do Rio Doce, Manhumirim, Ponte Nova, Raul Soares Itamarati de Minas e diversas outras cidades.

O anuncio do conjunto de obras para a região da Zona da Mata foi realizado em solenidade no dia 25 de setembro, em Belo Horizonte, quando o governador assinou a liberação de R$ 190 milhões para 187 prefeituras de todo o Estado.

Com os recursos, que sairão do Tesouro do Estado, o Governo pretende, até o final do ano, concluir as obras. Ao todo são mais de 300 obras de infra-estrutura em todo o Estado como pavimentações de estradas, duplicação de avenidas, construção de ginásios, entre outras. Os recursos também contemplarão a recuperação de 29 trechos de rodovias dentro do Programa Estadual de Recuperação e Manutenção Rodoviária (Pro-MG).

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, destaca a importância das obras para os municípios atingidos pelas chuvas do início deste ano. Segundo ele, o Governo do Estado irá atender a totalidade das cidades que tiveram pontes destruídas e que estejam em situação regular com o Estado.

“A Defesa Civil, depois de um intenso e árduo trabalho, identificou um conjunto de municípios que tinham pontes destruídas. Pela primeira vez, estaremos atendendo 100% dos municípios em situação de calamidade. Serão mais de 100 municípios atendidos com a construção de mais de 200 pontes”, disse.

Após o anúncio do repasse de recursos, a Setop orientou os prefeitos beneficiados para a assinatura dos convênios necessários à realização das obras e sobre novas técnicas de construção de pontes. A Setop também ofereceu aos prefeitos informações sobre as simplificações que serão implantadas pelo Governo do Estado na prestação de contas com as prefeituras. “Nosso objetivo é melhor atender aos municípios para que possamos iniciar e concluir com rapidez as obras que a sociedade tanto proclama”, informa Fuad Noman.

Estradas

Os recursos anunciados pelo governador também contemplarão a recuperação de 29 trechos de rodovias, totalizando 317,1 km, dentro do programa Pro-MG, criado em 2003. O Governo do Estado já investiu R$ 610 milhões na recuperação de 8.500 quilômetros das rodovias estaduais, incluindo obras de restauração da pista, sinalização e serviços de drenagem. Em 2007, serão R$ 228 milhões para recuperar 1.968 quilômetros na malha estadual.

Desde 2003, o Governo de Minas já investiu R$ 2,2 bilhões em infra-estrutura de transporte, sendo R$ 650 milhões em asfaltamento de estradas por meio do Programa Pavimentação de Acessos Rodoviários (Proacesso); R$ 720 milhões na recuperação de rodovias por meio do Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária (Pro-MG); e mais R$ 841 milhões por meio do programa Minas Avança, realizado em parceria com os municípios, e convênios com prefeituras.

Investimento na Zona da Mata

Além ParaíbaMataPavimentação rodoviaR$150 mil