Foto: Bernadete Amado

O Governo de Minas vai intensificar a fiscalização dos veículos com excesso de peso nas rodovias estaduais, com a instalação de mais 12 postos de pesagem até o final do ano. Atualmente existem 20 balanças em funcionamento nas estradas mineiras.

As novas balanças estão sendo testadas pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e, a previsão é de que em 10 dias comecem a operar na MG-223 (Cachoeira da Prata), MG-431 (Itaúna), MG-430 (São Gonçalo do Pará), MG-223 (Uberlândia) e na MG-154 (Ituiutaba). Posteriormente, serão instaladas balanças na MG-420 (Pompeu), MG-164 (Bom Despacho), MG-352 (Pitangui), MG-060 (São José da Varginha e Esmeraldas) e MG-223 (Araguari). A medida integra o programa de segurança nas estradas do Governo do Estado.

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) prevê investimentos de R$ 400 mil em cada unidade, com um custo mensal de R$70 mil no sistema. O objetivo é evitar que caminhões transportando até o dobro do peso permitido estraguem as rodovias recuperadas.
As novas balanças serão móveis, o que permite o seu deslocamento de uma unidade de pesagem para outra. Além disso, os equipamentos, regulamentados pelo Inmetro, são de alta tecnologia e possuem um sistema moderno. Eles evitam que longas filas de caminhões se formem nos postos fiscais.

De acordo com o subsecretário de Transportes, Fabrício Torres Sampaio, o excesso de carga reduz a vida útil de uma rodovia, provocando buracos, afundamentos no asfalto e colocando em risco a vida dos demais motoristas.

“O tráfego de veículos de transporte com peso acima do permitido é um dos principais responsáveis pelos estragos nos pavimentados das vias, por isso o controle de peso é fundamental para garantir a qualidade e a durabilidade do pavimento, especialmente por onde trafega o maior volume de carga”, disse.

O critério para a escolha dos locais das balanças de pesagem foi feito de acordo o volume de cargas que transitam nas rodovias mediante estudos técnicos efetuados por profissionais do DER/MG. Os levantamentos apontaram rotas de fugas em postos de pesagem e o registro de excessos de pesos considerados absurdos. Com base nestes levantamentos foi elaborado o projeto de instalação de postos de pesagem.

Balanças em operação

Rodovia

Localização Balança

(km)

Trecho

 

Balanças em Operação

LMG758

51,0

Açucena-Belo Oriente

MG050

301,0

Capitólio-Ponte Rio Turvo

MG290

27,0

Borda Mata-Ouro Fino

MGT120

745,0

Cataguases-Piraúba

MGT367

58,3

Couto Magalhães-Diamantina

MG050

109,0

Divinópolis-Itaúna

MGT120

356,0

Guanhães-Itabira

MG050

400,0

Itaú Minas-São Sebastião Paraíso

MGT135

198,0

Januária-Ponte Rio São Francisco

MGT135

299,0

Mirabela-Montes Claros

MGT329

105,0

Ponte Nova-Rio Casca

MG050

328,0

Ponte Rio Turvo-Entr.Alpinópolis

MGT354

171,0

Presidente Olegário-Entr.BR365

MG430

26,5

Entr.MG252(São Gonçalo Pará)-Entr.MG050

MG223

13,8

Entr.BR365-Entr.MG190 (Monte Carmelo 2)

BR120

342,0

Guanhães-Entrº da MG 232

BR418

16,6

Nanuque-Divisa MG/BA

MG190

21,5

Entr.Brejão-Entr.Monte Carmelo(Monte Carmelo 1)

MG188

313,5

Coromandel-Entr.Chapadão

MGT452

54,6

Araporã-Tupaciguara

 

 

TOTAL: 20