O Governo de Minas vai intensificar a fiscalização dos veículos com excesso de peso nas rodovias estaduais, com a instalação de mais 12 postos de pesagem até o final do ano. Atualmente existem 20 balanças em funcionamento nas estradas mineiras.
As novas balanças estão sendo testadas pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e, a previsão é de que em 10 dias comecem a operar na MG-223 (Cachoeira da Prata), MG-431 (Itaúna), MG-430 (São Gonçalo do Pará), MG-223 (Uberlândia) e na MG-154 (Ituiutaba). Posteriormente, serão instaladas balanças na MG-420 (Pompeu), MG-164 (Bom Despacho), MG-352 (Pitangui), MG-060 (São José da Varginha e Esmeraldas) e MG-223 (Araguari). A medida integra o programa de segurança nas estradas do Governo do Estado.
A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) prevê investimentos de R$ 400 mil em cada unidade, com um custo mensal de R$70 mil no sistema. O objetivo é evitar que caminhões transportando até o dobro do peso permitido estraguem as rodovias recuperadas.
As novas balanças serão móveis, o que permite o seu deslocamento de uma unidade de pesagem para outra. Além disso, os equipamentos, regulamentados pelo Inmetro, são de alta tecnologia e possuem um sistema moderno. Eles evitam que longas filas de caminhões se formem nos postos fiscais.
De acordo com o subsecretário de Transportes, Fabrício Torres Sampaio, o excesso de carga reduz a vida útil de uma rodovia, provocando buracos, afundamentos no asfalto e colocando em risco a vida dos demais motoristas.
“O tráfego de veículos de transporte com peso acima do permitido é um dos principais responsáveis pelos estragos nos pavimentados das vias, por isso o controle de peso é fundamental para garantir a qualidade e a durabilidade do pavimento, especialmente por onde trafega o maior volume de carga”, disse.
O critério para a escolha dos locais das balanças de pesagem foi feito de acordo o volume de cargas que transitam nas rodovias mediante estudos técnicos efetuados por profissionais do DER/MG. Os levantamentos apontaram rotas de fugas em postos de pesagem e o registro de excessos de pesos considerados absurdos. Com base nestes levantamentos foi elaborado o projeto de instalação de postos de pesagem.
Balanças em operação
Rodovia | Localização Balança (km) | Trecho |
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Balanças em Operação | ||
LMG758 | 51,0 | Açucena-Belo Oriente |
MG050 | 301,0 | Capitólio-Ponte Rio Turvo |
MG290 | 27,0 | Borda Mata-Ouro Fino |
MGT120 | 745,0 | Cataguases-Piraúba |
MGT367 | 58,3 | Couto Magalhães-Diamantina |
MG050 | 109,0 | Divinópolis-Itaúna |
MGT120 | 356,0 | Guanhães-Itabira |
MG050 | 400,0 | Itaú Minas-São Sebastião Paraíso |
MGT135 | 198,0 | Januária-Ponte Rio São Francisco |
MGT135 | 299,0 | Mirabela-Montes Claros |
MGT329 | 105,0 | Ponte Nova-Rio Casca |
MG050 | 328,0 | Ponte Rio Turvo-Entr.Alpinópolis |
MGT354 | 171,0 | Presidente Olegário-Entr.BR365 |
MG430 | 26,5 | Entr.MG252(São Gonçalo Pará)-Entr.MG050 |
MG223 | 13,8 | Entr.BR365-Entr.MG190 (Monte Carmelo 2) |
BR120 | 342,0 | Guanhães-Entrº da MG 232 |
BR418 | 16,6 | Nanuque-Divisa MG/BA |
MG190 | 21,5 | Entr.Brejão-Entr.Monte Carmelo(Monte Carmelo 1) |
MG188 | 313,5 | Coromandel-Entr.Chapadão |
MGT452 | 54,6 | Araporã-Tupaciguara |
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| TOTAL: 20 |