O governador Aécio Neves autorizou a liberação de R$ 12 milhões para obras de infra-estrutura dos municípios do Norte de Minas. Entre as obras contempladas na região destacam-se a construção de avenida sanitária em Janaúba; implantação e pavimentação da rodovia de acesso ao rio Pacuí, em Brasília de Minas; a pavimentação de vias no município de Salinas e Montes Claros e a construção de diversas pontes, que beneficiam os municípios de Ibiaí, Pintópolis, São Francisco, São João do Pacuí, Urucuia e Vargem Grande do Rio Prado.

O anúncio do conjunto de obras para a região do Norte de Minas foi realizado em solenidade no dia 25 de setembro, em Belo Horizonte, quando o governador assinou a liberação de R$ 190 milhões para 187 prefeituras de todo o Estado.

Com os recursos, que sairão do Tesouro do Estado, o Governo pretende, até o final do ano, concluir as obras. Ao todo, são mais de 300 obras de infra-estrutura em todo o Estado, como pavimentações de estradas, duplicação de avenidas, construção de ginásios, entre outras. Os recursos também contemplarão a recuperação de 29 trechos de rodovias dentro do Programa Estadual de Recuperação e Manutenção Rodoviária (Pro-MG).

O prefeito de Urucuia, Rutílio Eugênio Cavalcanti, comemora a liberação de quatro pontes para o município. “Estamos muito entusiasmados com a iniciativa do Governo Aécio Neves em investir em infra-estrutura, devolvendo às pessoas o direito de ir e vir, o que não ocorria em épocas de chuvas intensas”, disse.

Para o prefeito, a construção de pontes, sobretudo nas zonas rurais, garante maior agilidade no escoamento da produção e dão ao produtor rural a certeza de que o setor do agronegócio é valorizado pelo Governo do Estado. “O escoamento da produção e o transporte de estudantes e de passageiros são também beneficiados com a liberação de recursos para a construção das pontes”, afirmou.

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, destacou a importância das obras para os municípios atingidos pelas chuvas do início deste ano. Segundo ele, o Governo do Estado irá atender a totalidade das cidades que tiveram pontes destruídas e que estejam em situação regular com o Estado.

“A Defesa Civil, depois de um intenso e árduo trabalho, identificou um conjunto de municípios que tinham pontes destruídas. Pela primeira vez, estaremos atendendo 100% dos municípios em situação de calamidade. Serão mais de 100 municípios atendidos com a construção de mais de 200 pontes”, disse.

Após o anúncio do repasse de recursos, a Setop orientou os prefeitos beneficiados para a assinatura dos convênios necessários à realização das obras e sobre novas técnicas de construção de pontes. A Setop também ofereceu aos prefeitos informações sobre as simplificações que serão implantadas pelo Governo do Estado na prestação de contas com as prefeituras. “Nosso objetivo é melhor atender aos municípios para que possamos iniciar e concluir com rapidez as obras que a sociedade tanto proclama”, informou Fuad Noman.