O Governo de Minas está destinando R$ 7,6 milhões para obras de infra-estrutura dos municípios do Vale do Rio Doce. Entre as obras contempladas na região, destacam-se o término da revitalização do Mercado Municipal de Governador Valadares, a construção da policlínica de Ipatinga e a pavimentação de ruas no município de Guanhães, além da construção de pontes em vários municípios.

O anúncio das obras para o Vale do Rio Doce foi feito pelo governador Aécio Neves, durante solenidade no último dia 25 de setembro, em Belo Horizonte, quando foi assinada a liberação de recursos da ordem de R$ 190 milhões para 187 prefeituras de todo o Estado.

Ao todo são mais de 300 obras de infra-estrutura, como pavimentações de estradas, duplicação de avenidas, construção de ginásios, entre outras. Estes recursos também atenderão o Programa Estadual de Recuperação e Manutenção Rodoviária do Estado (ProMG), recuperando 371 quilômetros.

A construção de pontes atenderá à orientação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), especialmente aqueles atingidos por chuvas durante o último verão. O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, destacou a importância das obras afirmando que o Governo do Estado irá atender a totalidade das cidades que tiveram pontes destruídas e que estejam em situação regular com o Estado.

“A Defesa Civil, depois de um intenso e árduo trabalho, identificou um conjunto de municípios com pontes destruídas. Pela primeira vez, estaremos atendendo 100% dos municípios em situação de calamidade. Serão mais de 100 municípios atendidos com a construção de mais de 200 pontes”, disse.

Após o anúncio do repasse de recursos, técnicos da Secretaria de Transportes e Obras Públicas orientaram os prefeitos beneficiados para a assinatura dos convênios necessários à realização das obras e sobre novas técnicas de construção de pontes. A Setop também ofereceu aos prefeitos informações sobre as simplificações que serão implantadas pelo Governo do Estado na prestação de contas com as prefeituras. “Nosso objetivo é melhor atender aos municípios para que possamos iniciar e concluir com rapidez as obras que a sociedade tanto proclama”, disse.

Estradas

Os recursos anunciados pelo governador Aécio Neves também contemplarão a recuperação de 29 trechos de rodovias, totalizando 317,1 km, dentro do programa ProMG, criado em 2003. O Governo do Estado já investiu R$ 610 milhões na recuperação de 8.500 quilômetros das rodovias estaduais, incluindo obras de restauração da pista, sinalização e serviços de drenagem. Em 2007, serão R$ 228 milhões para recuperar 1.968 quilômetros na malha estadual.

Desde 2003, o Governo de Minas já investiu R$ 2,2 bilhões em infra-estrutura de transporte, sendo R$ 650 milhões em asfaltamento de estradas por meio do Programa Pavimentação de Acessos Rodoviários (Proacesso); R$ 720 milhões na recuperação de rodovias por meio do Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária (ProMG); e mais R$ 841 milhões por meio do programa Minas Avança, realizado em parceria com os municípios, e convênios com prefeituras.