Paulo Avelar apresenta exigências e procedimentos utilizados para celebração de convênios Foto: Bernadete Amado

Após o anuncio da liberação de R$ 190 milhões feito pelo Governador Aécio Neves, o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman e o subsecretário de Obras Públicas, Paulo Avelar, receberam nesta terça-feira (25) aproximadamente 100 prefeitos para a “Apresentação das exigências e Procedimentos utilizados pela Setop na celebração de convênios”.

Realizado no auditório do DER-MG, o encontro teve como objetivo orientar os prefeitos contemplados com a construção e reconstrução de  pontes, que foram danificadas pelas enchentes. Novas técnicas de construção e questões referentes aos projetos e assinaturas dos convênios também foram abordadas.

Paulo Avelar, demonstrou sua satisfação pela realização do evento. “O dia de hoje marca um grande acontecimento. O governador anunciou que vai destinar R$ 190 milhões de reais para obras de emergência e outras inacabadas. Venho aqui para esclarecer aos prefeitos sobre o convênio das pontes”, informa. Segundo o subsecretário, serão construídas cerca de 200 pontes: “Até 28 de setembro receberemos as documentações exigidas aos municípios e até o final do ano entregaremos as pontes concluídas”, completa.

Segundo o prefeito de Açucena, Ademir José Siman, a reunião assinalou um momento estratégico para o município: “Com a chegada do período de chuva, muitas estradas são deterioradas. O governador acertou em cheio. Quero parabenizar todos que aqui estão presentes contribuindo para o benefício da população de tantos municípios”, afirma.

O prefeito de Luz, Agostinho Carlos Oliveira, achou o encontro esclarecedor em vários aspectos.“Fomos orientados em como proceder com agilidade para o benefício da comunidade. Temos que cumprir os prazos não só pelo calendário orçamentário, mas também para que a comunidade não sofra com a chegada das chuvas”.

De acordo com o prefeito de Salinas, arquiteto e urbanista José Prates, a questão vai além do repasse dos recursos. Para ele, Minas são várias, entretanto as desigualdades tem diminuído consideravelmente. “As obras, além do benefício prático, vão gerar empregos”, destaca.

Para o secretário, Fuad Noman, a boa relação entre o Estado e os municípios é fundamental para o desenvolvimento do Estado. “Além dos recursos, procuramos colaborar nos aspectos técnicos para realizarmos um trabalho em parceria que leve resultado para todos os mineiros”, finaliza.