Foto: Bernadete Amado

O programa Proacesso chega à cidade balneário de São Romão, localizada na região norte do estado, às margens do Rio São Francisco. A cidade recebe o asfalto no trecho de 34,6 quilômetros da MG 202 até Ubaí, desde a ordem de início foram gastos 771 dias na realização desta obra que é um sonho da população e a garantia de um futuro melhor para toda a comunidade em geral. A obra representa um investimento do Governo de Minas de R$ 16 milhões de reais.

Além desta obra, inaugurada pelo secretário de Transportes e Obras, Fuad Noman, que representou o governador Aécio Neves, o Governo de Minas já investiu na região norte, somente na área de transportes, em obras do programa Proacesso, cerca de R$ 123,5 milhões, destinados a pavimentação de 263,3 quilômetros de rodovias, beneficiando cidades como: São Romão, Patis, Rio Pardo de Minas, Indaiabira, São João do Paraíso, Ubaí e Santo Antônio do Retiro.

A região também é beneficiada na área de transportes com outro programa, desta vez destinado à recuperação de rodovias - o ProMG -, deverá melhorar as condições de tráfego em 913 quilômetros de rodovias com um investimento de R$ 26,1 milhões.

A Secretaria de Transportes e Obras Públicas (SETOP), vem concluindo uma série de obras. Somente em 2007 foram investidos cerca de R$ 19,9 milhões, em Brasília de Minas (reforma do Colégio Santana), Francisco Sá, Ibiracatu, Montes Claros e Januária (construção de escola), João Pinheiro (construção de presídio), Josenópolis e Padre Carvalho (obra de emergência), Pai Pedro (construção de ponte vicinal), Pirapora (construção de hospital) e Taiobeiras (construção do centro viva vida).

Ainda neste ano, estão em andamento diversas obras públicas em cinco municípios, que somam um investimento de R$ 29,7 milhões. Em 2006, foram investidos na região norte, R$ 23,1 milhões em obras públicas, entre 33 quadras do Projeto Mineirinho, reforma de quadras poliesportivas, escolas, ambulatórios, vias urbanas, entre outras.

Solenidade

Na solenidade de inauguração da rodovia MG 202 (rodovia prefeito Laurentino Pereira Freire) realizada no Centro de Cultura de São Romão, contou com a presença dos moradores, lideranças comunitárias, autoridades locais, deputados estaduais Agostinho Patrús Filho, Gil Pereira e do representante do deputado Arlen Santiago, Fernando Macedo, dos representantes da construtora Vilasa, responsável pela obra, pelo diretor geral do DER, José Elcio Santos Monteze e do diretor de Infra-estrutura Rodoviária do DER, Haroldo Carlos da Costa.

O prefeito Lúcio José Resende dos Santos agradeceu a chegada do asfalto ao governador Aécio Neves, “que sempre acreditou na região” e considerou a obra um grande ato para o município, “esta obra vai mudar a sua história de São Romão, é a nossa ligação com o progresso”. “A simplicidade do povo de São Romão é fácil de ser vista, mas a gratidão pela obra, que se encontra nos seus corações, está permanecerá”, concluiu o prefeito.

O deputado estadual Gil Pereira destacou o empenho de todas as lideranças políticas da região e dos deputados estaduais, que tanto lutaram para a realização e a conclusão desta obra. Além do asfalto outros investimentos estão chegando a São Romão, nas áreas de saúde, esportes e educação. O deputado Agostinho Patrús Filho ressaltou a importância do programa Proacesso para a região e destacou de forma positiva como o governo Aécio Neves tem investido em Minas.

O secretário de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, chamou a atenção para a inauguração da MG 202, “estamos inaugurando de forma simbólica o asfalto que chega a São Romão, mas esta rodovia ligará o município com o desenvolvimento, abrindo as porta para um futuro promissor para a região”. Não se vive mais a preocupação da estrada interditada, o acesso a São Romão vai melhorar a qualidade de vida da comunidade em diversos níveis. E este é o grande compromisso assumido pelo governador Aécio Neves, que tem se tornado realidade: transformar Minas num lugar melhor de se viver.

Cidade histórica

Cidade da época do Brasil Colônia, a cidade de São Romão foi fundada sob o nome de Arraial de Santo Antônio da Manga, funcionando, nos seus dias de glória, como um importante ponto de ligação entre o sertão e o litoral na tarefa de escoamento de ouro, pedras preciosas e também na produção de moedas. Quase um século após a insurreição, em 1831, o arraial se torna vila com o nome peculiar de Vila Risonha de São Romão. Em 1923, é elevado a município.

Próximas inaugurações

Até o final do mês de agosto o programa Proacesso terá mais duas inaugurações: na quinta-feira (30), será a vez da cidade de São Gonçalo do Rio Preto, localizada na região central, distante cerca de 50 quilômetros de Diamantina, e no dia 31, sexta-feira, na última solenidade programada para o mês de agosto, será inaugurado o acesso pavimentado a Munhoz, localizada na região sul de Minas, quase na divisa de Minas com São Paulo.

Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas

3239-0881/3239-0882/3239-0883