Foto: Therezinho de Jesus

A Zona da Mata, uma das regiões mais estratégicas do Estado, tem sido foco de uma série de investimentos da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), não só em infra-estrutura viária como também em obras sociais.

A partir de 2003, a Zona da Mata começou a se destacar por ser uma das que mais recebe recursos dos cofres estaduais: até agora, foram investidos cerca de R$ 280 milhões em toda a região.

Uma das principais obras na região é o aeroporto Regional da Zona da Mata, nos municípios de Goianá e Rio Novo, onde foram investidos mais de R$ 77 milhões, de 2001 até agora. Destes, R$ 66,6 milhões, são do Governo do Estado e R$ 10,6 milhões do governo federal. Do total do Estado, R$ 17,8 milhões foram investidos durante o governo Aécio Neves, o que corresponde a 27 por cento. Vale ressaltar que tão logo ele seja homologado, o Governo de Minas investirá mais R$ 49,3 milhões no entorno e na construção e melhoria dos acessos ao aeroporto.

Testado pela Infraero no início de agosto, o aeroporto foi considerado dentro dos padrões necessários para homologação. Assim que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) fizer a homologação, o aeroporto já poderá receber vôos diurnos. Os noturnos ainda vão depender da liberação da carta de aproximação (mapa) em elaboração pela Aeronáutica, o que deve demorar cerca de três meses.

Também foi na atual gestão, que foi assinado o convênio com a Infraero. Ele vai possibilitar novos investimentos no aeroporto, pois a Infraero assume a administração após a homologação.

Proacesso e ProMG: rodovias para o desenvolvimento regional

Além do aeroporto, o governo investiu até o momento R$ 87.3 milhões em obras de pavimentação em vários municípios da Zona da Mata, por meio do Proacesso, programa criado em 2004 que visa levar o asfalto a todos os municípios mineiros.

Entre os que já podem contar com o desenvolvimento de suas economias locais estão Belmiro Braga - entroncamento MG353 (18 km); Bocaina de Minas - Liberdade (23km); Rio Preto - Santa Bárbara do Monte Verde (21 km); Santo Antônio do Aventureiro - entroncamento da BR-116 (10 km). Outros que estão com obras de melhoria e pavimentação de ligações e acessos à rede principal em andamentos são os municípios como Chiador - Mar de Espanha (19 km); Passa Vinte entroncamento MG-457 (26 km); Santa Rita da Jacutinga - Bom Jardim de Minas (33 km); Senador Cortes - Mar de Espanha (10 km). Em Santana do Deserto, entroncamento com a BR-040 (10 km), o trecho se encontra em licitação.

Através da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas; a Zona da Mata também recebe investimentos na recuperação e na manutenção das rodovias. Pelo ProMG, Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária do Estado de Minas Gerais foram alocados, até 2006, R$ 11.3 milhões na Região e em 2007 já foram investidos, outros R$ 35.9 milhões. Para 2008 estão previstos mais investimentos de R$ 24 milhões, visando melhorar o acesso e a mobilidade da população na região. Esses investimentos vão impactar positivamente na geração de emprego e renda e contribuir para melhoria do escoamento de produção local, aumentando a competitividade da economia da Zona da Mata.

Setop investe em obras públicas em Juiz Fora

O Programa Minas Avança também beneficiou milhares de mineiros nascidos na Zona da Mata. Em Juiz de Fora. R$ 8,5 milhões estão sendo investidos na avenida Deusdeti Salgado. Em Muriaé, a conclusão das obras do Centro Administrativo Municipal, com investimentos de R$ 3,7 milhões, está prevista para final de setembro deste ano.

Em Juiz de Fora, a Setop investe em outras quatro grandes obras, através do Departamento de Obras Públicas-MG (Deop). Uma é a reforma do prédio da Gerência Regional de Saúde, iniciada em março deste ano e com investimentos de R$ 3,8 milhões. A outra é a construção da Unidade Básica de Saúde/Regional Oeste da Clínica São Pedro, com investimentos de R$ 4 milhões, com data prevista para final de 2007.

Também com investimentos de R$ 4 milhões, está sendo construída a Unidade Básica de Saúde/ Regional Sul da Policlínica Santa Luzia, com previsão de término também para 2007.

A Setop investe também na construção do prédio do Centro de Internação do Adolescente (CIA), com 40 vagas e investimentos de R$ 8,8 milhões, a ser concluído também em 2007. Ainda em Juiz de Fora, estão em andamento as obras de construção da Escola Estadual do Bairro São Pedro e a instalação da rede estruturada/elétrica da Secretaria da Fazenda.

Também na Zona da Mata, o Deop executa a reforma e construção do Núcleo de Carangola; a reforma do prédio da Gerência Regional de Saúde de Ponte Nova; e a recuperação da estrada interna do Parque Estadual do Ibitipoca, em Lima Duarte.

“O objetivo da Setop, ao aplicar este volume de investimentos na Zona da Mata, além de priorizar uma região estratégica no Estado é cumprir com a meta do governo estadual de promover a agenda de desenvolvimento que vai levar Minas a ser o melhor Estado para se viver”, afirma o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman.

Convênios com prefeituras: atuação diversificada da Setop

A área de convênios com as prefeituras municipais é uma das que a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas mais investiu e com a atuação mais diversificada. Foram feitos convênios para obras diversas como melhoramento de vias públicas, construção de pontes, de praças públicas, obras de drenagem, saneamento básico, reformas de ginásios poliesportivos, construção de creches, de parques de exposição, pavimentação de estradas entre outras.

Os números crescem a cada ano. Em 2003, no primeiro ano da atual gestão, a Setop firmou convênios com 26 prefeituras da Zona da Mata, num total de R$ 1 milhão. Já em 2004, o número de municípios conveniados subiu para 57 e os valores investidos pela Setop foram de R$ 3,5 milhões. Em relação aos municípios, o percentual do aumento foi de 119 por cento e dos valores dos convênios de 222 por cento. No ano seguinte, 2005, a instituição fez convênio com 83 municípios e investiu R$ 13,8 milhões com o aumento de 296 por cento dos valores. Em 2006, a Setop superou todas as marcas ao firmar convênio com 127 municípios, num total deR$ 25,8 milhões investidos.

Só para se ter idéia, de 2003 a 2006, a Setop investiu em convênios com as prefeituras da Zona da Mata R$ 44,2 milhões. O comparativo de 2006 com 2003, o primeiro ano da gestão do governador Aécio Neves, mostra que os investimentos da Setop em convênios com as prefeituras aumentaram em 388 por cento em termos de números de municípios e de 2.275 por cento em termos de valores investidos.

Obras realizadas pelo Governo Aécio Neves, através da Setop, na Zona da Mata.

PROGRAMA/OBRA MUNICÍPIOS ANO VALOR SETOP

Aeroporto Regional Goianá/Rio Novo 2006 17,8 milhões

Proacesso Zona da Mata Vários municípios 2004 a 2007 87,3 milhões

ProMG Zona da Mata Vários municípios 2006 11,3 milhões

ProMG Vários municípios 2007 35,9 milhões

Convênios Zona da Mata 26 municípios 2003 1,0 milhão

Convênios 57 municípios 2004 3,5 milhões

Convênios 83 municípios 2005 13,8 milhões

Convênios 127 municípios 2006 25,8 milhões

Obras Públicas Zona da Mata Muriaé 2006/2007 3,7 milhões

Obras Públicas Juiz de Fora 2007 3,8 milhões

Obras Públicas Juiz de Fora 2006/2007 4,0 milhões

Obras Públicas Juiz de Fora 2006/2007 4,0 milhões

Obras Públicas Juiz de Fora 2006/2007 8,8 milhões

Total 220,7 milhões

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas