O Governo de Minas vistoriou, nesta quinta-feira (3/10), a execução das obras de pavimentação e melhoramentos da MG-060, que liga os municípios de Papagaios e Pompéu, na região Central do estado. As intervenções no trecho de 45 quilômetros apresentam evolução de 90% dos serviços já executados, com previsão de conclusão ainda neste ano.

O governador Romeu Zema verificou o andamento das intervenções e destacou os benefícios da pavimentação da rodovia para a região.

"Esta é uma obra aguardada há mais de 40 anos pela população. É uma rodovia que vai beneficiar, especialmente, Papagaios, Pompéu e os municípios vizinhos, que não precisarão mais fazer um grande desvio ou enfrentar lama e poeira, dependendo da época do ano", disse Zema

A obra no trecho, que conta com investimentos de R$ 130 milhões, é a maior dentro de um conjunto de seis projetos rodoviários para a região atingida pelo rompimento das barragens em Brumadinho, previstas no Acordo de Reparação, definida na Consulta Popular e com aprovação do Governo de Minas, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), do Ministério Público Federal (MPF) e da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG).

A obra, que está em fase final, também faz parte do Provias, maior conjunto de obras de infraestrutura de rodovias da última década e beneficia, diretamente, cerca de 50 mil pessoas dos dois municípios e outras milhares na região.

“Os usuários já estão utilizando quase todo o trecho asfaltado, restando apenas os últimos três quilômetros ainda em terra”, complementou o governador.

Importância

A economia da região onde está inserida a rodovia é bastante diversificada, baseada principalmente na produção leiteira, de gado de corte, álcool combustível e açúcar, móveis, extração e beneficiamento de ardósia e plantio de eucalipto.

Os municípios de Pompéu e Papagaios estão situados na chamada Província da Ardósia de Minas Gerais, considerada a maior reserva da pedra no mundo, com área de total de 7 mil quilômetros quadrados e que é composta por territórios de outras seis cidades.

Pompéu conta com uma usina de beneficiamento de cana-de-açúcar, que produz, principalmente, biocombustível através do etanol.

Dentre outras atividades econômicas, é possível destacar a produção de móveis e o eucalipto. Já em Papagaios, 80% da extração e beneficiamento da ardósia extraídos na região acontecem na cidade.

Obras na região e reparação econômica

A bacia do Rio Paraopeba conta com seis obras rodoviárias. Estas iniciativas compõem a reparação socioeconômica, uma das frentes do Acordo Judicial, que visa reparar os danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale em Brumadinho, que vitimou 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado.

Veja abaixo quais são seis iniciativas e os respectivos status:

●         Melhoramento e pavimentação do trecho Esmeraldas – São José da Varginha, na Rodovia MG-060: obra em conclusão

●         Melhoramento e pavimentação do trecho Papagaios – Pompéu na Rodovia MG-060: em execução

●         Asfaltamento da MG-415 até a 040 (Morada Nova de Minas): em execução.

●         Trecho Abaeté - Porto São Vicente (LMG-762): Convênio com a Prefeitura serviços de melhoramento e pavimentação da rodovia LMG-762. Em execução

●         Ponte sobre o Rio Paraopeba em Papagaios: projeto executivo em elaboração

●         Entroncamento na BR-040 até Distrito de São José do Buriti, em Felixlândia (AMG-930): ordem de início expedida em 17/9 - Obra em andamento

Na reparação socioeconômica estão previstos projetos em diversas áreas como agricultura, infraestrutura, mobilidade, educação e saúde. O objetivo é fortalecer os serviços públicos nestes municípios, que foram duramente afetados pela tragédia.

Provias

O Provias tem como objetivo reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por gestões anteriores na manutenção das estradas.

O programa já conta cerca de R$ 4,6 bilhões em investimentos, que estão sendo aplicados em 143 intervenções em rodovias de Norte a Sul do estado, o que corresponde a 4,1 mil quilômetros de melhorias.

O Provias se divide em dois eixos: recuperação funcional, com objetivo de promover melhorias no pavimento das estradas em pior estado de conservação; e pavimentação e construção de pontes, com foco em viabilizar novas ligações entre importantes regiões de Minas Gerais.