Foto: Omar Freire/Imprensa MG

PASSOS (14/05/07) – O governador Aécio Neves inaugurou, nesta segunda-feira (14), em Passos, no Sudoeste de Minas, o novo terminal rodoviário da cidade, uma obra do Governo do Estado, e a destilaria de álcool da Usina Itaiquara. As obras foram entregues durante as comemorações pelos 149 anos de emancipação do município de 100 mil habitantes e pólo de desenvolvimento econômico da sua região. O Governo de Minas investiu R$ 4,4 milhões na construção do Terminal Rodoviário Presidente Tancredo Neves. A obra faz parte do Minas Avança, programa criado em 2005 para executar ações de infra-estrutura nas cidades-pólo do Estado. A Prefeitura de Passos foi parceira na obra, liberando o terreno e investindo R$ 300 mil. As obras foram executadas pelo Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop-MG), órgão vinculado à Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop)“Hoje, o que estamos vendo é um grande e antigo sonho da comunidade de Passos se transformando em realidade. Essa nova rodoviária não é um presente do governador do Estado. Ela é fruto daquilo que estabelecemos como único caminho para que Minas reocupasse o seu lugar de condutora de liderança: gestão pública eficiente e audácia e transparência na administração dos recursos públicos”, disse Aécio Neves, em pronunciamento. A nova rodoviária tem 3 mil metros de área construída e foi projetada para atender a 140 ônibus por dia. A sua localização, no bairro São Francisco, facilita o acesso à MG-050, aliviando o tráfego no centro da cidade. Durante a solenidade, no pátio da rodoviária, o governador foi homenageado com o título de Cidadão Honorário de Passos e também da cidade vizinha de Delfinópolis. Parceria Em seguida, Aécio Neves participou da inauguração da expansão da planta da Usina Itaiquara em Passos. A empresa investiu R$ 46,6 milhões em uma unidade de destilaria de álcool, no aumento da área plantada de cana-de-açúcar e na melhoria da estrutura física das fábricas de açúcar e fermento biológico. A totalidade das obras tem término previsto para dezembro de 2011 e vão gerar 520 empregos diretos. Segundo Aécio Neves, a inauguração da destilaria e do terminal só se tornou realidade devido ao modelo de parceria que o Governo de Minas adotou com o setor privado e com municípios e que hoje é referência para todo o país. “Não há outro caminho na administração moderna que não seja a parceria. A prefeitura colabora. Aqui, no caso de Passos, estamos avançando não apenas na rodoviária que estamos inaugurando, os investimentos privados estão vindo para essa região. Está aí a Usina de Itaiquara, também em uma parceria com o Governo do Estado, que soube superar dificuldades para criar as condições que garantem esses investimentos”, afirmou o governador, em entrevista. Etanol Aécio Neves afirmou que objetivo do Governo do Estado é transformar Minas em um grande centro de inteligência de desenvolvimento do etanol. Segundo ele, a expansão da unidade do Grupo Itaiquara em Passos é o sinal de que o Estado tem potencial para expandir os projetos do setor sucroalcooleiro para todas as suas regiões. “Esse investimento da usina de Itaiquara é um exemplo de que é possível desconcentrarmos esses investimentos, que estavam na sua grande parte focados ou direcionados para o Triângulo Mineiro, para outras regiões como esta”, disse o governador. Saúde e moradia Segundo o prefeito de Passos, Ataíde Vilela, Aécio Neves inaugurou uma nova forma de governar, através da parceria. Ele lembrou outras obras importantes que só tiveram condições de serem executadas em razão da determinação e dos investimentos do Governo de Minas no município. Foram R$ 4,7 milhões para a construção do Pronto Socorro Municipal e outros R$ 2 milhões para a construção de 100 casas populares que deverão ser inauguradas no próximo mês. “Tudo que tem sido levado ao governador tem sido viabilizado. Foi assim com a nova rodoviária, foi assim com o Pronto Socorro da nossa cidade, que na verdade, será o embrião de um hospital municipal. Foi assim também com as casas populares que estamos terminando e que brevemente estaremos inaugurando”, ressaltou o prefeito. O programa de construção de casas populares Lares Geraes atende exclusivamente famílias de baixa renda que ganham de um a três salários mínimos. Cada moradia custa R$ 22 mil, mas sai para o mutuário por R$ 10 mil, graças aos subsídios do Governo de Minas. O financiamento tem prazo máximo de 20 anos e o valor da prestação mensal corresponde, no máximo, a 20% da renda familiar. Ponte do Glória O governador também anunciou outra importante obra para a região: a construção da ponte que liga Passos ao município de São João Batista do Glória. O acesso à cidade, importante produtora de milho para a região, hoje é feito basicamente por balsa, através do Lago de Furnas. “Já determinei à área específica de transporte que dê prioridade absoluta ao levantamento, ao projeto para o imediato início das obras da ponte. É uma ponte de integração regional. Vamos juntos fazer essa obra porque essa região é credora do Estado pela importância do seu papel no desenvolvimento de Minas Gerais”, autorizou o governador. Também acompanharam Aécio Neves durante a visita a Passos, os secretários de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Dilzon Melo; o diretor da Usina Itaiquara em Passos, Marcos Mesquita; o presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Paulo Paiva; o presidente da Cohab, Teodoro Alves Lamounier; o presidente da Câmara Municipal de Passos, vereador Nivaldo Oliveira de Souza e o presidente da Câmara Municipal de Delfinópolis, vereador José Fernandes Salgado. Fonte: Secretaria de Estado de Governo (15/05/07)