Uma comitiva da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) vistoriou, nesta quinta-feira (23/5), parte da malha rodoviária concedida pelo Governo de Minas, na região do Triângulo Mineiro. A visita teve como objetivo acompanhar a execução do plano de ações de recuperação viária, chancelado pelo Governo de Minas, no mês de abril, com a empresa EPR Rodovias, que inclui obras de fresagem, sinalização e outros reparos.

Durante a visita, os integrantes percorreram trechos da rodovia BR-365, entre Uberlândia e Patrocínio; além das rodovias MG-190 e BR-452.

“Estou podendo constatar in loco as melhorias que vem sendo feitas com o intuito de trazer mais segurança, mais trafegabilidade para os milhares de mineiros que passam por aqui todos os dias. Vamos seguir firmes trabalhando, fiscalizando para que possamos entregar mais benefícios para a população do triângulo”, reforçou o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

No mês de março, chuvas intensas, com índices de precipitações acima dos 210 mm, atingiram o Triângulo Mineiro, resultando em danos ao pavimento em trechos específicos da concessão, especialmente nas regiões de Uberlândia e Patrocínio.

Por determinação da Seinfra a empresa EPR Triângulo mobilizou recursos adicionais e intensificou ações para execução de reparos emergenciais.

“Conseguimos em um prazo de 30 dias mudar aquele cenário e continuamos com esse trabalho, visando sempre o cumprimento do nosso contrato de concessão, mas também levar benefícios imediatos para os usuários e para a sociedade”, explicou o diretor-presidente do Grupo EPR, José Carlos Cassaniga.

Contrato
O contrato de concessão entre o Governo de Minas e a EPR Rodovias foi assinado em novembro de 2022, para gestão de 627 quilômetros de rodovias na região do Triângulo Mineiro. As obras tiveram início em fevereiro de 2023.

Na primeira etapa, que se estende até o 24º mês, os trabalhos iniciais preveem intervenções de caráter corretivo, visando proporcionar trafegabilidade e segurança ao usuário.

Nessa etapa, os usuários já contam com serviços 24 horas, com a disponibilidade de seis ambulâncias, sete guinchos, três veículos de combate a incêndio e um veículo adaptado para remoção e apreensão de animais, além de veículos de inspeção de tráfego e de supervisão de operações. A estrutura de atendimento conta, ainda, com bases de apoio aos usuários e um centro de controle operacional.

Desde o início da operação, a concessionária já realizou mais de 17 mil atendimentos na região.

A previsão é de investimentos totais de R$ 5,8 bilhões, sendo cerca de R$ 3,2 bilhões em duplicações, terceiras faixas, acostamentos, melhorias de acessos e adequações de pontes e viadutos, além de R$ 2,6 bilhões em serviços operacionais aos usuários.