O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, se reuniu, nesta quinta-feira (19), na sede da Setop, com um grupo de prefeitos de municípios que estão incluídos no programa ProAcesso. O encontro foi para tratar dos projetos de pavimentação dos acessos aos municípios e do cronograma de previsão de obras.Prefeitos dos municípios de Bias Fortes, Chiador, Santana do Garambéu, Ninheira, Passa Vinte, Pedro Teixeira, Santa Maria do Salto, Senador Cortes, Santana do Deserto e São Pedro da União tiveram uma visão geral da projeção da implementação do programa em seus municípios.O Secretário disse que a meta para 2007 é a conclusão de todos os projetos de engenharia dos trechos a serem pavimentados; a conclusão das obras já em andamento e a pavimentação de 1000 km de novas rodovias. Para isso, segundo ele, estão garantidos R$550 milhões de reais. Na sua avaliação, os investimentos em infra-estrutura só estão sendo possíveis em função do equilíbrio das contas públicas, proporcionadas pelo Deficit Zero.O gerente do programa ProAcesso, engenheiro Ramon Victor César, explicou que já foram iniciados 85 trechos do ProAcesso, dos quais 56 estão concluídos e 29 em andamento, situados em diversas regiões do Estado. Outros 34 trechos foram autorizados pelo Governador Aécio Neves, com o início das obras até julho deste ano. “Estamos preparando os projetos de engenharia para novos trechos que deverão ser autorizados no segundo semestre de 2007”, informou.O Secretário Fuad Noman, fez um balanço da atuação do Governo na recuperação das estradas estaduais. “Entre 2003 e 2006 as intervenções do Pró-MG chegaram a 8.500 quilômetros da malha rodoviária de Minas Gerais com investimentos da ordem de R$382 milhões e, recentemente, o Governador Aécio Neves autorizou a liberação de mais 233 milhões de reais para recuperação de outros 2000 quilômetros de estradas de responsabilidade do Estado”, explicou.Fonte: Assessoria de Comunicação Social/SETOP (20/04/07)