Cerca de 200 pessoas participaram, nessa quarta-feira (24/1) no auditório JK, na Cidade Administrativa, do primeiro encontro para apresentação e lançamento da consulta pública da Política Estadual de Logística e Transportes e desenvolvimento do Plano Estadual de Logística e Transportes de Minas Gerais (PELT-MG). O evento foi realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

Foto: Acervo Codemge
Lideranças, técnicos e representantes das áreas de transportes, logística, desenvolvimento econômico e da cadeia produtiva do estado marcaram presença para discutir ações de curto, médio e longo prazo. O PELT-MG é uma oportunidade para desenvolver o setor de infraestrutura e transportes, atrair novos investimentos e gerar um portifólio para fortalecimento da economia e da sociedade.

Segundo o subsecretário de Estado de Mobilidade e Transportes da Seinfra, Aaron Duarte Dalla, o evento cumpre um papel essencial para que Minas Gerais avance. “Esse é um planejamento que irá englobar todos os investimentos na área logística e transportes, tanto de cargas como pessoas. O PELT é muito importante para que o Governo de Minas planeje investimentos e defina as melhores propostas para o desenvolvimento socioeconômico do estado”.

Foto: Acervo Codemge
O subsecretário ainda detalha que “muitos programas, que estão sendo realizados atualmente, são decorrentes do último PELT”. Quem também participou do encontro foi o prefeito de Curvelo, Luiz Paulo. Ele explicou a importância do desenvolvimento desse plano para os municípios.

“É fundamental que o Estado pense, junto com os municípios, o plano de logística, porque é por meio dela que conseguimos diminuir distâncias, entregar produtos onde é necessário e, sem dúvida alguma, desenvolver o estado”. O subsecretário de Política e Economia Agropecuária, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), Caio Coimbra, concorda com o prefeito.

Ele detalha a importância do desenvolvimento do PELT. “Minas Gerais possui a maior malha viária do país e nós, do agro, precisamos que ela esteja em perfeito funcionamento para escoar a produção”. Caio ainda detalha que é “necessário o desenvolvimento de outros modais, além do rodoviário, para termos o menor custo de produção e gerar mais emprego e renda”, finaliza Coimbra.

O diretor de Concessões e Parcerias da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Diogo Prosdocimi, explicou que “esse é o momento da definição de norte, rumos, objetivos e indicadores para o PELT-MG. O objetivo desse 1º Workshop é colher da iniciativa privada e sociedade civil elementos que vão nos ajudar a criar esse direcionamento para onde queremos chegar com a infraestrutura de Minas Gerais”.

O PELT prevê a entrega de dois principais produtos: PELT Curto Prazo e PELT Longo Prazo. O primeiro produto será entregue ainda este ano e o último está previsto para o segundo semestre de 2025. A próxima etapa é a realização de encontros no interior do estado.

A consulta pública da Política Estadual de Logística e Transporte está disponível clicando aqui. O formulário de cadastro de ações – obras, empreendimentos e iniciativas está disponível no link http://cadastroacoespelt.codemig.com.br/admin/empreendimentos/lista).

Já o formulário de cadastro e necessidades do setor de transporte intermunicipal de cargas e pessoas pode ser acessado por meio do link https://forms.office.com/r/sQU4MK72Fb.

Fotos: Codemge