O Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG) e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), emitiu ordem de início para a conclusão das obras de construção do presídio masculino de Ubá, na Zona da Mata.

A unidade conta com área total de 6 mil metros quadrados, 388 vagas em quatro blocos de vivência, celas coletivas e individuais, com banheiros e beliches de alvenaria, área de encontro íntimo, salas de aulas, de informática e demais dependências necessárias para o funcionamento da unidade.

A obra teve início em junho de 2015 e passou por diversas paralisações, até ser de fato iniciada em maio de 2019. Na primeira etapa, concluída em 2022, 90% das obras foram executadas, com investimentos de R$ 22,3 milhões.

Na etapa final, serão executados serviços de infraestrutura, pavimentação, instalações de beliches e prateleiras em concreto, além da finalização da pintura da unidade.

Para a conclusão, serão investidos R$ 2,3 milhões, provenientes de recursos do Governo de Minas e, também, de repasses do Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal e Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).

A previsão de conclusão é no primeiro trimestre de 2024.